Prefeitura de Campo Limpo Paulista entrega óculos tecnológico para aluno
Conecte-se conosco

Campo Limpo Paulista

Prefeitura de Campo Limpo Paulista entrega óculos tecnológico para aluno

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Campo Limpo Paulista

Essa sexta-feira, 5, será um dia para o aluno da rede municipal Emanuel dos Santos Quintanilha, de seis anos, nunca mais esquecer. Deficiente visual desde o nascimento, recebeu em regime de comodato da Prefeitura de Campo Limpo Paulista um óculos tecnológico (dispositivo de inteligência artificial), que será seu aliado no seu aprendizado e autonomia.

Os óculos entregues possuem uma tecnologia assistiva ‘vestível’ avançada, com uma visão e inteligência artificial. Ele é capaz de transformar texto em áudio, tanto em superfícies impressas quanto digitais, possibilitando a detecção automática de idiomas em português e inglês, além de objetos e cores.

Com os óculos Emanuel será capaz de identificar rostos cadastrados pelo aluno, identificando em tempo real professores e colegas de classe, promovendo um alto nível de inclusão dentro da sala de aula. É importante ressaltar que essa tecnologia não exclui o uso do Braille, mas se une como uma ajuda no desenvolvimento pessoal do aluno.

A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, acompanha alunos que possuem tipos de deficiência que apresentam barreiras no desenvolvimento pessoal, identificando casos como do Emanuel, que estuda na escola E.M.E.F Vereador José Poli de Oliveira Dorta, e utiliza o Braille (sistema que possibilita pessoas com deficiência visual, parcial ou total, ter acesso à leitura) como via de estudo.

Emocionante

Moradora do bairro Vista Alegre há aproximadamente 10 anos, a mãe do Emanuel, Pedra Quintanilha, 29, falou como essa ação irá mudar completamente a vida de seu filho. “As tecnologias assistivas somam ainda mais na vida dos deficientes visuais, visto que hoje em dia não há um avanço da medicina capaz de reverter essa situação. Tenho certeza de que este óculos irá ajudar ele com os estudos e com certeza, o permitirá entender ainda mais das coisas ao seu redor”, diz Pedra.

O prefeito Dr. Luiz Braz e o vice Paulo Fávaro fizeram questão de receber o aluno Emanuel no gabinete para entrega. Segundo eles, essa doação é um passo necessário para um futuro com mais inclusão. “Ajudar pessoas como o Emanuel é fundamental para uma sociedade melhor no futuro, queremos fazer com que todas as pessoas  tenham a liberdade e a condição de fazer o que tiver vontade, seja estudar, trabalhar ou até mesmo brincar, como é o caso do Emanuel que é apenas uma criança”, finaliza.

Campo Limpo Paulista

Primeira usina solar da Região de Jundiaí será em Campo Limpo Paulista

A usina está sendo construída no Distrito de Botujuru, onde serão instaladas mais de 1.900 placas solares.

Publicado

em

Na foto, vemos uma usina fotovoltaica em construção. A imagem mostra uma grande área coberta por inúmeras placas solares organizadas de maneira ordenada. O local onde a usina está situada é uma região verde e aberta, com vegetação ao redor e algumas estradas de terra que circundam o terreno. As placas solares estão dispostas em linhas e colunas, ocupando um espaço considerável, indicando um projeto de grande escala. A usina está localizada em uma área rural, longe de grandes edificações, o que permite um aproveitamento eficiente da luz solar.
Energia Limpa: Campo Limpo Paulista avança com Usina Fotovoltaica (Foto: Prefeitura de Campo Limpo Paulista)

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista será a primeira cidade da região a ter uma usina fotovoltaica, um sistema de energia solar para a produção de energia elétrica. Através dessa usina, a cidade poderá abastecer parte dos prédios públicos com energia limpa. Assim, gerando uma economia aos cofres públicos e também um cuidado maior com o meio ambiente. A usina…

Continuar lendo

Campo Limpo Paulista

2ª Festa Nordestina de Campo Limpo Paulista começa dia 24 de maio

O evento acontecerá no espaço do novo Complexo Cultural e de Lazer, recém-inaugurado. Confira a programação da festa.

Publicado

em

2ª Festa Nordestina começa dia 24 de maio (Foto: Prefeitura de Campo Limpo Paulista)

A através da Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Limpo Paulista promove a segunda edição da Festa Nordestina ainda neste mês. A festa acontece nos dias 24, 25 e 26 de maio, com entrada gratuita, no novo Complexo Cultural e de Lazer. Com bebidas e comidas típicas da culinária nordestina, o público pode aproveitar uma coletânea de bandas como…

Continuar lendo

Campo Limpo Paulista

Campo Limpo Paulista se prepara para receber os Jogos da Melhor Idade

O evento, que promove esporte e bem-estar para pessoas com mais de 60 anos, contará com 38 municípios e várias modalidades esportivas.

Publicado

em

Casal dançando
Foto: Prefeitura de Campo Limpo Paulista

Campo Limpo Paulista está em clima de festa! A cidade se prepara para receber a edição 2024 dos Jogos da Melhor Idade (Jomi), um evento que celebra o esporte e o bem-estar das pessoas com mais de 60 anos. Pela primeira vez na história, Campo Limpo Paulista será sede da competição, recebendo mais de 38 municípios e mais de dois…

Continuar lendo

Campo Limpo Paulista

Campo Limpo Paulista inaugura novo Complexo Cultural e de Lazer

Publicado

em

Inauguração do Complexo Cultural e de Lazer atrai multidão com eventos vibrantes (Foto: Prefeitura de Campo Limpo Paulista)

Um novo espaço para a comunidade se reunir, celebrar e curtir o lazer Campo Limpo Paulista ganhou um presente especial: o Complexo Cultural e de Lazer (CCL) totalmente revitalizado! Localizado na região central, às margens do Rio Jundiaí, o CCL é um lugar feito para reunir a comunidade e sediar diversos eventos, como shows, apresentações artísticas, feiras e muito mais.…

Continuar lendo

Campo Limpo Paulista

Prefeitura de Campo Limpo Paulista faz campanha de arrecadação para vítimas dos temporais no RS

Através de iniciativa liderada pelo Fundo Social de Solidariedade, ação conta com quatro pontos de arrecadação distribuídos pela cidade

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista, através de iniciativa liderada pelo Fundo Social de Solidariedade, começou uma campanha de arrecadação para auxiliar as vítimas das enchentes causadas pelos temporais no Rio Grande do Sul.  A campanha conta com quatro pontos de arrecadação distribuídos pela cidade, com funcionamento das 9h às 17h. “É hora de, mais uma vez, abraçarmos uma causa…

Continuar lendo
Publicidade