Armadilhas atraem capivaras em condomínio após autorização de abate
Connect with us

Itatiba

Armadilhas atraem capivaras em condomínio após autorização de abate

Autorização foi concedida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente após um morador do condomínio morrer ao contrair febre maculosa

Published

on

Atualizado há

Capivaras serão abatidas e condomínio coloca armadilhas
Febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela, que tem a capivara como hospedeira (Foto: Divulgação)

Após a autorização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente para abater as cerca de 40 capivaras que vivem em um condomínio em Itatiba, uma amardilha foi colocada no local, que já atraiu alguns dos roedores nesta terça-feira (18).

Fotos mostram os animais dentro de um cercado onde foram colocados pedaços de cana-de-açúcar.

A autorização foi concedida após um óbito por febre maculosa no condomínio, em janeiro de 2018. Um dos hospedeiros do carrapato estrela, que transmite a doença, são as capivaras.

A decisão virou motivo de polêmica na cidade e órgãos de proteção animal recorreram ao Ministério Público.

No entanto, mesmo com a tentativa dos órgãos de proteção animal para reverter a situação, integrantes da Secretaria de Meio Ambiente estavam no condomínio nesta terça-feira para seguir com o abate.

Para o veterinário Paulo Anselmo Felippe, que estuda manejos de capivaras, a castração e a esterilização são as práticas mais adequadas. Ele explica que a bactéria fica cerca de 15 dias no organismo do animal e, depois disso, ela nunca mais aparece no sangue.

LEIA MAIS

40 capivaras serão abatidas em Itatiba

Crianças devem receber a segunda dose da vacina contra gripe

“Porque o sistema imunológico dela se organiza e ela não vai ter mais essa riquetsemia, essa bactéria circulando. Então, ela não infecta novos carrapatos. Sempre que a riquétsia circulou naquela população, você retira os animais e vêm novos, vai acontecer riquetsemia nesses novos, porque eles não tiveram contato anterior com a bactéria”, afirmou à TV Tem.

A diretora da pasta que autorizou o abate discorda. “Esse é o período de viremia, de amplificação da capivara, depois a capivara fica reagente positiva. Ela fica imune, mas os carrapatos que se alimentaram dela nesse período, eles vão estar lotados da bactéria e vão continuar transferindo, transmitindo pela picada”, disse.

Abates como o de Itatiba, de acordo com a pasta, já foram realizados em condomínios de outras sete cidades.

Itatiba

Emenda de R$ 300 mil de Miguel Haddad é usada para educação ambiental em Itatiba

Recurso foi empregado na reforma do Centro de Educação Ambiental que atende os estudantes da rede municipal de ensino. Saiba mais.

Published

on

Miguel Haddad e prefeito de Itatiba Thomás Capeletto ao lado de placa de inauguração de Centro de Educação Ambiental
Miguel Haddad e prefeito de Itatiba Thomás Capeletto (Foto: Divulgação)

Na última quinta-feira (6) Itatiba entregou à população o novo Centro de Educação Ambiental (CEAI). A ampliação e revitalização da unidade contou com uma emenda de R$ 300 mil encaminhada por Miguel Haddad durante o mandato como deputado federal. O projeto pertence à Secretaria de Educação de Itatiba e promove a educação ambiental para crianças da rede municipal de ensino…

Continue Reading

Itatiba

Mais de 100 pilotos disputam prova de arrancada como se fosse na rua em Itatiba

A competição conta com os melhores pilotos na região e elege o Rei do Asfalto. Confira a programação.

Published

on

Foto: Divulgação/NoPrep

Mais de 100 pilotos de arrancada, de seis estados brasileiros, devem disputar a arrancada NoPrep, em Itatiba. A competição coloca em jogo a habilidade e coragem dos pilotos para controlar os carros de alta potência numa pista de 201 metros. O asfalto não recebe qualquer produto para aumentar a aderência dos pneus, levando os pilotos de volta a arrancada tradicional.…

Continue Reading

Itatiba

Piloto quebra recorde mundial de arrancada na Spid Cup em Itatiba

O início da temporada, em Itatiba, surpreendeu pelos tempos e pelo calor. Saiba mais.

Published

on

A próxima etapa da Temporada Spid Cup acontece de 24 a 26 Maio, em Itatiba (Foto: Divulgação/@spidcup)

O piloto Adriano José Scariot, de 44 anos, de Paranaguá, Paraná, bateu o recorde mundial de arrancada no Spid Cup, em Itatiba. O piloto competiu com pneu radial, andando na categoria dianteira, turbo B, e bateu recorde com 6,118 segundos. O recorde anterior era de outro brasileiro que fez 201 metros em 6,140 segundos. Adriano é piloto de arrancada há…

Continue Reading

Itatiba

Spid Cup: Itatiba recebe maior competição de arrancada do Brasil

A competição começa neste final de semana, na Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, Km 30, Itatiba.

Published

on

Foto: Divulgação/Spid Cup

Os pilotos mais rápidos do Brasil estão de volta a Spid Cup para a maior temporada da arrancada da história no país. O início é neste final de semana, dias 16 e 17. Eles tiveram quase 3 meses de férias. Tempo suficiente para ajustar os motores, melhorar a aerodinâmica e mudar o visual do carro. Michele Cunha é de Campo…

Continue Reading

Itatiba

Grupo JOFEGE completa 55 anos com Caminhada da Solidariedade e muita festa em Itatiba

Marcada para domingo (27), comemoração inclui arrecadação de alimentos, brincadeiras e muitas atrações especiais

Published

on

Foto: Divulgação

O Grupo JOFEGE completa 55 anos em agosto, como uma referência no mercado de construção e obras públicas em todo o país. Para comemorar, a empresa irá promover uma grande festa na manhã do domingo, 27 de agosto, no Parque Luís Latorre, conhecido como Parque da Juventude, em Itatiba. A cidade é considerada o berço do Grupo. Foi ali, na…

Continue Reading