Com muita fé, devoção e emoção, a Romaria de Itupeva com destino ao Santuário de Pirapora do Bom Jesus foi retomada. Em 2022, o evento está em sua 65ª edição.
Os pedestres foram os primeiros a realizar a peregrinação na sexta-feira (22) às 19 horas, na Igreja Santo Antônio. Já neste sábado (23) a Praça de Eventos da Pedreira foi o local escolhido para a partida de cavaleiros, amazonas, charreteiros e ciclistas que ocorreu por volta das 6 horas da manhã, com a bênção do diácono Maurício.
Retomada
Depois de dois anos sem a realização deste ato religioso, em virtude da pandemia do Coronavírus, a retomada da romaria foi muito especial, percorrendo 50 quilômetros de distância entre as duas cidades, sendo recepcionados pelo frei Camilo.
O prefeito Marcão Marchi, acompanhado do vice-prefeito Alexandre Mustafa, comentou sobre a felicidade de estar participando novamente da Romaria. “A retomada da Romaria foi muito importante e graças a Deus a pandemia está controlada e participar deste momento foi muito gratificante, principalmente por poder abraçar, estar novamente com as famílias e fazer com que a tradição se cumpra. São 65 anos de Romaria e essa retomada foi fundamental, considerando que essa iniciativa é uma criação familiar e dos romeiros, que ensina o caminho da fé, através deste percurso até Pirapora do Bom Jesus”, afirmou muito emocionado.
“Foi uma alegria essa ocasião, juntamente com a família de Itupeva e da região estar participando da 65ª Romaria à Pirapora do Bom Jesus, que é tão tradicional e mais antiga que o próprio município de Itupeva, que completou 57 anos de emancipação. Após um período em que fizemos uma gestão exemplar para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus, hoje estamos retomando e participando desta verdadeira confraternização que representa a Romaria, com muita reflexão, recebendo as bênçãos de Deus e de Bom Jesus de Pirapora”, disse o vice-prefeito, Alexandre Mustafa.
O presidente da Associação dos Romeiros de Itupeva, Valdão Falco ressaltou que a retomada da Romaria foi uma alegria imensa. “Promovemos uma Romaria à Pirapora de maneira segura e tranquila, com a presença da família, onde recebemos as bênçãos de Bom Jesus. Eu agradeço o apoio da Prefeitura, em nome do prefeito Marcão Marchi e do vice-prefeito Alexandre Mustafa, bem como a todos os romeiros pela confiança em nossa diretoria, que organizou a 65ª Romaria de Itupeva à Pirapora do Bom Jesus, na comemoração do Jubileu de Safira”, salientou.
Quem também fez o trajeto de Itupeva à Pirapora de Bom Jesus foi o romeiro, Luciano Pinardi, que oficialmente participa deste evento há 30 anos. Ele destacou a importância de manter essa tradição. “Depois de dois anos sem a realização deste evento, devido à pandemia, a importância maior da romaria foi reencontrar os amigos e as famílias, além do que, essa edição serviu como um verdadeiro impulso para ver a vida voltando ao normal, assim como de manter viva essa tradição e os demais movimentos culturais. Portanto, este ano foi muito especial, justamente por tudo o que passamos e este momento foi de agradecimento a Deus”, comentou.
Segurança
Uma ambulância acompanhou os romeiros durante todo o trajeto. Na saída pela manhã, a Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente e a Guarda Civil Municipal controlaram o trânsito.
Programação – No domingo (24), a tradicional missa será realizada no Santuário de Pirapora do Bom Jesus às 5 horas. Após isso, os romeiros voltarão para Itupeva. A concentração da chegada será na Escola José Poli, avenida Guanabara, em frente à Sabesp. Posteriormente, os peregrinos serão recepcionados na Praça de Eventos da Pedreira, pela Banda Progresso Louveirense e receberão a bênção final.
Saiba mais – De acordo com a Lei nº1943 de 19 de março de 2013, a Romaria de Itupeva à Pirapora deve ser considerada no calendário oficial de eventos do município e, também, ficou reconhecida como parte da tradição cultural local do município.