Prefeitura de Itupeva monitora áreas de risco de febre maculosa e intensifica orientações
Connect with us

Itupeva

Prefeitura de Itupeva monitora áreas de risco de febre maculosa e intensifica orientações

Equipe da UVZ distribui panfletos e informativos nas Unidades Básicas de Saúde, hospital e comércios locais

Published

on

Atualizado há

O aumento dos casos suspeitos de Febre Maculosa na Região Metropolitana de Campinas e Jundiaí levou a Prefeitura de Itupeva a intensificar o trabalho de monitoramento de áreas de risco e ampliar a frequência das orientações aos munícipes.

O trabalho é realizado pela Secretaria de Saúde e já é feito durante todo o ano pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). “Temos uma extensa área verde de preservação ambiental em Itupeva e isso acaba atraindo as capivaras, animal que costuma ser hospedeiro do carrapato, vetor da Febre Maculosa. O trabalho de orientação e monitoramento é realizado ao longo de todo o ano, de forma ininterrupta”, explica a Secretária de Saúde, Juliana Mantovani.

De forma intensiva, a equipe da UVZ distribui panfletos e informativos nas Unidades Básicas de Saúde, hospital e comércios locais, com orientações sobre cuidados, sintomas e tratamento aos munícipes. Além disso, faz vistorias em áreas de lagoa, lagos e rios, onde são coletados dados para pesquisas acarológicas, como forma de dispor dados sobre alguma doença ou parasitas, que podem trazer riscos à saúde.

Número de casos

O boletim da Unidade de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Itupeva informa que até o momento foram constatados 6 casos suspeitos de febre maculosa em análise em Itupeva, dos quais 4 são mulheres e 2 são homens.

Dos casos suspeitos, dois (um casal) estiveram na Fazenda Santa Margarida, em Campinas, foco da contaminação principal até o momento. Todos os casos estão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

Sobre a doença

Entre os principais sintomas de Febre Maculosa estão febre, dor de cabeça, dor no corpo, vômito, diarreia, mal-estar e manchas avermelhadas pelo corpo. Os sintomas surgem de 2 a 14 dias após a picada do carrapato-estrela infectado.

É uma doença com grande potencial de evolução para formas graves e no Estado de São Paulo apresenta, em média, letalidade de 60%. Na Região Metropolitana de São Paulo casos da doença ocorrem durante todo o ano, enquanto nos municípios do interior o período de maior incidência se dá entre os meses de maio a setembro, período em que o estágio do carrapato se mostra mais eficiente na transmissão.

Como acontece a infecção?

A capivara serve como amplificador da riquétsia e o carrapato vetor costuma parasitar animais de grande porte, incluindo capivaras e equinos. O homem se infecta ao ser picado, mais frequentemente, por estágio jovens de carrapato que infestam áreas com vegetação. 
A bactéria que causa a doença é transmitida pelo carrapato-estrela, encontrado naturalmente em gramados e matas, especialmente nas áreas próximas a rios, lagos e lagoas

Recomendações para proteção individual

  • Evitar caminhar, sentar e deitas em áreas com avisos de infestação por carrapatos 
  • Cobrir o corpo com roupas longas e claras, mantendo a calça dento das meias 
  • Vistoriar o corpo minuciosamente a cada 2 ou 3 horas em busca de sinais de picada 
  • Verificar a possível presença da forma imatura do carrapato (micuim)

Itupeva

Prefeitura de Itupeva realiza vacinação contra raiva neste sábado (13)

A Prefeitura de Itupeva abriu o agendamento para a vacinação contra raiva de animais do município, que acontecerá na Vila Independência. Confira.

Published

on

Prefeitura de Itupeva realiza vacinação contra raiva
A vacinação é gratuita, rápida e indolor e a melhor forma de prevenir a raiva (Foto: Canva)

A Prefeitura de Itupeva, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses, realizará neste sábado (13) uma ação de vacinação contra raiva na Vila Independência. A iniciativa tem como objetivo proteger cães e gatos da doença, que é grave e pode ser fatal para animais e humanos. A vacinação contra raiva será realizada no CEMEB Mário Covas, das 9h às…

Continue Reading

Itupeva

Prefeitura de Itupeva anuncia “Férias no Parque” com atividades gratuitas

Objetivo é criar um ambiente alegre e descontraído, onde as crianças e os adolescentes possam se divertir

Published

on

Parque da Cidade de Itupeva
Atração acontece no Parque da Cidade de Itupeva. Foto: Prefeitura de Itupeva

As férias escolares chegaram e com elas a oportunidade perfeita para a diversão da garotada. Pensando nisso, a Prefeitura de Itupeva está organizando o "Férias no Parque", voltado para crianças e adolescentes. O evento acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de julho, no Parque da Cidade, prometendo muitas brincadeiras e atrações. Programação das atividades em Itupeva Entre as atividades…

Continue Reading

Itupeva

Mutirão de castração animal em Itupeva está com inscrições abertas

O mutirão de castração de cães e gatos do município acontecerá nos dias 20 e 21 de julho. Veja como inscrever seu pet.

Published

on

Cães e gatos podem participar do mutirão de castração de Itupeva
Podem participar da castração cães e gatos sem raça definida, com idades entre 5 meses e 7 anos (Foto: Reprodução/Prefeitura de Itupeva)

O Departamento de Fauna e Bem-Estar Animal (DEFBEA) de Itupeva realizará mais um mutirão de castração animal nos dias 20 e 21 de julho, destinado para cães e gatos do município. As inscrições para o mutirão em Itupeva serão abertas às 8h do dia 10 de julho e vão até o dia 12 de julho, ou até que todas as…

Continue Reading

Itupeva

Arrastapé de Itupeva acontece neste sábado, dia 29

Festa será na Praça de Eventos de Pedreira, das 10h às 22h, com entrada gratuita

Published

on

Arrastapé de Itupeva acontece no dia 29
Foto: Reprodução

No próximo dia 29 de junho, sábado, o Arrastapé de Itupeva, na Praça de Eventos de Pedreira, vai receber apresentações de quadrilhas, shows com nomes do forró tradicional, vila junina e muita diversão para toda a família. A Vila Junina A vila junina vai temperar o calendário temático com alguns ingredientes exclusivos: comidas típicas juninas, apresentações musicais e muita diversão.…

Continue Reading

Itupeva

‘A Menina Que Queria Ser Bruxa’: narração de histórias homenageia Tatiana Belinky em Itupeva

O espetáculo apresenta passagens da vida e da obra de Tatiana Belinky. Nascida em 1919, a escritora desde cedo nutria uma paixão pela leitura e pelo teatro.

Published

on

Elenco de narração de história da autora Tatiana Belinky em Itupeva
Foto: Giovana Del Masso

O núcleo Catarsis, dedicado à arte para a infância e juventude, criou o espetáculo de narração de histórias "A Menina Que Queria Ser Bruxa", da escritora Tatiana Belinky. No dia 28 de junho (sexta-feira), o grupo apresenta o espetáculo em Itupeva: às 10h30 no Instituto ConheSer (Av. Antonio Almeida, 135, Parque Amarylis) e às 15h no CCI - Centro de…

Continue Reading