7 construções para admirar em Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

7 construções para admirar em Jundiaí

Por aqui em Jundiaí não faltam opções de construções que encantam, das antigas até as mais modernas

Publicado

em

Atualizado há

7 construções para admirar em Jundiaí
Mesquita da Vila Arens e Catedral Nossa Senhora do Desterro (Fotos: Instagram / @renato.bonicontro / @sendoapenaseu__)

Aqui em Jundiaí muitos prédios chamam a atenção pela beleza, com intervenções paisagísticas de clássicas a modernas.

Algumas construções que difundem esses conceitos e que merecem ser admiradas: desde as mais antigas, como a Catedral Nossa Senhora do Desterro, até as mais novas, como o Sesc Jundiaí. Confira:

Paço Municipal

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em um dos pontos mais altos da cidade, ali está o Paço Municipal, se destacando. O prédio teve sua construção finalizada em 1988, com projeto feito pelo arquiteto Araken Martinho.

As linhas são geométricas e o prédio conta com ‘meio-andares’, dando a impressão de que não é necessário subir muitos lances para o andar seguinte. Tudo fica ao redor de um pátio central, iluminado por um teto transparente, o que dá a sensação de que o corredor dos andares estão todos integrados.

Bolão

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Complexo Esportivo Nicolino de Lucca, o Bolão, foi inaugurado dia 4 de outubro em 1953 pelo prefeito Luiz Latorre para ser utilizado na disputa dos 18º Jogos Abertos do Interior.

O projeto é do arquiteto Vasco Antônio Venchiarutti, que por dois mandatos (1948-1951; 1956-1959) governou a cidade. Tratava-se, para a época, de uma proposta bastante inovadora: um dos maiores vãos livres sob cúpula de concreto até então construídos. Graças a este projeto, ele recebeu o 2º prêmio arquitetura ‘Governo de São Paulo’ no salão paulista de Belas Artes.

Hoje, o conjunto Poliesportivo Dr. Nicolino de Lucca é composto pelo ginásio de esportes, quadras poliesportivas, quadras de tênis, pista de atletismo, piscinas descoberta e coberta aquecida, além de abrigar o edifício da Escola de Educação Física (Esef) de Jundiaí.

Sesc Jundiaí

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Ao lado do Jardim Botânico e abaixo do Paço Municipal, o Sesc Jundiaí é outra construção que se destaca, ainda mais por seus traços modernos. O projeto foi feito pela Teuba Arquitetura e Urbanismo, que projetou um espaço que aproveita a beleza do que há ao redor por meio de grandes janelas e varandas.

Um dos intuitos do projeto foi integrar espaços internos e externos, desmanchando a noção da “caixas” construídas e também a incorporação de elementos da arquitetura tradicional brasileira com suas varandas, chão de cacos de cerâmica e tetos de ripados de madeira. A parte principal do Sesc foi contruída em um formato arredondado, que chama atenção visto por fora.

Catedral Nossa Senhora do Desterro

Foto: Instagram / @Riaquel

A construção da atual Catedral Nossa Senhora do Desterro foi iniciada em 1651, para substituir a primeira capela construída na cidade. Em 1655, a nova igreja seria dedicada à Sagrada Família, tendo como padroeira Nossa Senhora do Desterro. Na época, a igreja foi construída em taipa de pilão e possuía tendências arquitetônicas barroco português.

Mais tarde, em 1886, seguindo projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, a então Igreja de Nossa Senhora do Desterro passa por grande reforma e tem alterado seu estilo para Neogótico. Carregado de simbolismo teológico, tal estilo busca expressar a grandiosidade: tudo se volta para o alto, em direção aos céus e a Deus. Lindas pinturas e vitrais coloridos complementam o cenário.

Mesquita Omar Ben Abed Al Aziz

Foto: Tribuna de Jundiaí

Quem passa pelo Viaduto da Duratex e seus arredores certamente já se impressionou com a Mesquita, uma construção imponente que destoa de tudo que há nos arredores, desde 1989. Com sua cúpula arredondada e duas torres ao lado, sendo uma delas maior, a construção segue as características de outras mesquitas ao redor do mundo.

Ao adentrar as grandes portas do salão principal, cores e desenhos coloridos tomam conta do cenário. No meio do grande espaço, um lustre bem grande se torna protagonista. As pinturas que tomam conta de toda a mesquita foram feitas por um egípcio e no chão, os tapetes estão por todos os lugares – afinal, não é permitido entrar com sapatos no salão principal.

Teatro Polytheama

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Inaugurado em 1911, é um dos mais antigos e tradicionais teatros brasileiros. Trata-se de um dos melhores exemplos remanescentes dos teatros populares no fim do éculo XIX e início do século XX, com arquitetura típica para a época. O seu auge foi no século XX, quando era considerado o maior teatro do Estado de São Paulo, com 2920 lugares. No entanto, o espaço passou por uma época de degradação e decadência após a década de 50.

O espaço praticamente ficou em ruínas em 1970, mas por conta da pressão popular, o espaço foi restaurado em 1996, com orientação de Lina Bo Bardi. Hoje, é um patrimônio Estadual tombado pelo Condephaat e conta com paredes originais nuas, em tijolo, e estruturas metálicas aparentes, caracterizando-se em um exemplo de restauro moderno.

Museu Solar do Barão

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Com pé direito alto, dez janelas e uma porta principal simetricamente no meio da fachada, o que hoje abriga o Museu Solar do Barão era a residência do então Barão de Jundiahy, Antônio Queiroz Teles, a partir de 1862. Na época, era no imóvel que eram tomadas as principais decisões políticas de Jundiaí e onde ilustres visitantes se hospedavam.

O prédio, tombado pelo Condephaat, é uma construção tipicamente urbana de meados do século passado, em ambiente térreo, constrúido em taipa de pilão e implantada em lote voltado para uma praça. No local, ainda encontram-se preservados elementos originais como esquadrias, vidros decorados e muros divisórios em taipa de pilão.

O jardim do Museu Solar do Barão, em estilo neorrococó, tem aproximadamente 1600 m2 e é um atrativo à parte. Reformado recentemente, o jardim oferece beleza e tranquilidade em pleno centro da cidade, além de ser comumente usado por pessoas que trabalham na região central como ponto de sociabilidade no horário de almoço.

Jundiaí

Parque da Cidade: caminhada de encerramento das comemorações de aniversário reúne mais de 1000 pessoas

Publicado

em

Por

Caminhada Parque da Cidade em Jundiaí
Dia ensolarado contribuiu pra deixar a caminhada ainda mais animada (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Manhã ensolarada foi palco de evento que celebrou duas décadas do espaço verde Em um domingo radiante, o Parque da Cidade recebeu mais de 1000 pessoas para uma caminhada especial, marcando o encerramento das comemorações dos seus 20 anos de existência. Idealizada pela DAE Jundiaí e realizada pela Davelo Corridas, a iniciativa contou com o apoio dos patrocinadores Mila Moto,…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí, Cidade Inteligente, inicia implantação de novo sistema de otimização de projetos

Publicado

em

Por

Building Information Modeling (BIM) está em fase de implantação e otimizará os processos da gestão (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí abraça a era da construção inteligente com a implantação do BIM A cidade de Jundiaí, em São Paulo, se destaca como pioneira na região ao implementar o Building Information Modeling (BIM), também conhecido como Modelagem da Informação da Construção. Essa tecnologia inovadora representa um marco na gestão de projetos, otimizando recursos e garantindo mais assertividade e economia nas obras.…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí brilha como hub logístico com crescimento do transporte ferroviário

Publicado

em

Por

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Em 2023, a movimentação em importações e exportações na cidade somou R$ 21 bilhões (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Crescimento do transporte sobre trilhos Jundiaí, conhecida pelas suas rodovias, destaca-se também pela sua eficiente logística ferroviária. Os trens têm sido um pilar fundamental para o município desde a movimentação de café em meados de 1860, até os atuais TEUs – contêineres de 20 pés. Desde a inauguração do Terminal Intermodal de Jundiaí (TIJU) em 2018, houve um crescimento significativo…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí pode ter máxima de 32°C neste final de semana

De acordo com a A MetSul, o calor projetado para o fim de abril será histórico e muito fora do normal. O instituto classificou a previsão como uma “bizarrice climática”.

Publicado

em

Por

Confira a previsão do tempo para este final de semana em Jundiaí (Foto: Canva)

Preparados para o calorão? O mês de abril terminará com uma onda de calor que deve deixar Jundiaí com temperatura máxima de 32°C. De acordo com a A MetSul, o calor projetado para os próximos dias será histórico e muito fora do normal para esta época do ano.O instituto de meteorologia classificou ainda a previsão como uma "bizarrice climática". O…

Continuar lendo

Jundiaí

DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves

Publicado

em

Por

DEBEA Jundiaí
DEBEA promove campanha de adoção de pets, neste sábado (27), no Eloy Chaves (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão ligado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), promove neste sábado (27) mais uma campanha de adoção de cães e gatos. A ação será realizada na Unidade da Kuka Freska, localizada na Av. Benedicto Castilho de Andrade, 1350 – Pq. Eloy Chaves – Jundiaí/SP, das 9h às 13h. O DEBEA e…

Continuar lendo
Publicidade