A vida é bela: em depressão, ela tentou suicídio duas vezes. Hoje é mãe, empresária e feliz
Conecte-se conosco

Jundiaí

A vida é bela: em depressão, ela tentou suicídio duas vezes. Hoje é mãe, empresária e feliz

“Talvez se eu não estivesse passado por tudo isso, eu não estaria onde eu estou hoje”

Publicado

em

Atualizado há

Hoje, Yasmin (23) é mãe da pequena Alice e empresária. (Foto: Arquivo pessoal)

Aos 17 anos, Yasmin Fleming se viu com uma filha recém-nascida e com responsabilidades que nunca havia experimentado antes. Enquanto os amigosingressavam na faculdade e investiam nos estudos, ela precisou trabalhar para oferecer o melhor à filha.

“Eu via que todo mundo me olhava com muita pena, como se eu realmente não fosse ter nenhum tipo de futuro”, comenta Yasmin, hoje com 23 anos. O fato de frustrar expectativas de outras pessoas e receber comentários negativos somado a problemas diários, levou a jovem mãe a desenvolver um quadro depressivo grave.

Naquele momento, Yasmin chegou ao extremo e encontrou o suicídio como oportunidade para amenizar a dor.

Na primeira tentativa de tirar a própria vida, o pai a encontrou caída dentro de casa e a levou para um hospital particular da região. “Eu me lembro de que quando eu estava começando a acordar, todo mundo no hospital me tratava com muito desdém, como se falando ‘nossa, menina, você poderia estar fazendo algo melhor com a sua vida!’”, relembra.

Maria Cristina, voluntária do Centro de Valorização da Vida, o CVV, diz que a discriminação, os estigmas e os preconceitos são extremamente graves para as pessoas com doenças mentais e são como um fator que contrário aos tratamentos adequados e necessários. Ela reforça a importância de entender a tentativa de suicídio como consequência de uma doença. “Doenças graves levam à morte e isto também ocorre com as doenças mentais graves”, explica.

O tratamento que Yasmin recebeu devolveu seus batimentos cardíacos, mas não a trouxe de volta à vida.

“Se eu já me sentia mal, naquele dia no hospital eu me senti muito pior”.

Depois de um tempo, mesmo já medicada com antidepressivos, Yasmin tentou por mais uma vez tirar a própria vida. Internada em outro hospital, dessa vez em Campinas, ela recebeu apoio de um psicólogo. “Eu me senti mais acolhida”, conta a jovem.

A mudança de vida aconteceu quando ela se sentiu desafiada a provar para todos que ela não merecia os comentários de pena e dó.

“Eu não tenho vergonha de dizer que eu tirei forças para provar que não era aquela pessoa. A minha motivação foi mostrar para todo mundo que eu poderia sair daquilo e poderia ser melhor do que qualquer pessoa já imaginou”, confessa.

Hoje, Yasmin é empresária e mãe da pequena Alice. Como qualquer outro ser humano, ela continua tendo suas dificuldades. Mas, depois de ver o pior lado da vida, ela não tem mais medo algum. “Talvez se eu não estivesse passado por tudo isso, eu não estaria onde eu estou hoje”, conta.

“A força fica dentro da gente o tempo todo. É muito difícil de encontrar, principalmente quando ninguém mais acredita em você, mas saiba: eu acredito”.

Prevenção

Yasmin defende que tão importante quanto abordar o tema de maneira franca, que é o que ela faz em suas redes sociais, investir em tratamento de qualidade e acessível é fundamental.

Em Jundiaí, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o cidadão pode procurar por ajuda nas Unidades de Pronto Atendimento do município, no Hospital Universitário, no Consultório na Rua (99825-8372), na Enfermaria de Retaguarda de Saúde Mental ou em algum dos CAPS (4521-1132 / Infância e Juventude: 4522-0672/ Álcool e outras Drogas: 4522-6898).

Pessoas de todo o Brasil que estejam passando por sofrimento emocional podem entrar em contato com CVV em qualquer hora do dia, por telefone, e-mail ou chat. Ligue 188 ou acesse o site.

 

Jundiaí

Funss de Jundiaí divulga 200 vagas para os cursos da 2ª quinzena de maio

Descubra habilidades em tecnologia, gestão e mais. Participe e avance sua carreira com cursos de qualidade totalmente gratuitos

Publicado

em

Por

Cursos de Panificação no FUNSS Jundiaí
Serão disponibilizadas 200 vagas para cursos; workshop de pães caseiros recheados é um dos mais procurados (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) abrirá pré-inscrições para oito cursos gratuitos de qualificação profissional, realizados em parceria com o Senai, Sebrae e Espro. Ao todo, 200 vagas serão disponibilizadas para a população. A pré-inscrição será na quinta-feira (02), a partir das 12h, pelo site do Fundo Social de Solidariedade. Os cursos disponibilizado são: Implantação de serviços em nuvem –…

Continuar lendo

Jundiaí

Oficina gratuita no Jundiaí Empreendedora impulsiona vendas de pequenos negócios

Descubra técnicas valiosas para aumentar suas vendas em evento colaborativo com o Sebrae

Publicado

em

Por

Espaço Jundiaí Empreendedora no Maxi Shopping Jundiaí
O Espaço Jundiaí Empreendedora fica no Maxi Shopping – piso G3 – ala oeste (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em busca de impulsionar as vendas dos micro e pequenos negócios da cidade, o Jundiaí Empreendedora, em parceria com o Sebrae, promoveu a oficina gratuita "Faça suas vendas decolarem". O evento, realizado na tarde desta segunda-feira (29), no Maxi Shopping – Piso G3 – Ala Oeste, reuniu dezenas de empreendedores ávidos por aprimorar suas estratégias de venda. Dicas para o…

Continuar lendo

Jundiaí

Premiada em torneio mundial, equipe de robótica do Sesi de Jundiaí visita Prefeito

Nos Estados Unidos, a equipe conquistou o 2º lugar em Projeto de Inovação e o 3º em Aliança Campeã, além da maior pontuação na competição de robôs. 

Publicado

em

Por

Alunos do Sesi contaram as experiências do torneio mundial, em Houston, ao Prefeito de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (29), o Prefeito Luiz Fernando Machado recebeu alunos do Sesi Jundiaí que compõem a Heroes, tradicional equipe de robótica da escola. Recentemente, o time recebeu prêmios em três categorias na etapa mundial do First Lego League Challenge, maior torneio de robótica do mundo. Em Houston, nos Estados Unidos, o Heroes faturou o 2º lugar em Projeto de Inovação…

Continuar lendo

Jundiaí

Plano de Bairro do Centro terá participação de alunos da FATEC de Jundiaí

No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões e aprimoramentos

Publicado

em

Por

Mapa do Centro foi mostrado aos estudantes. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (29), técnicos da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e Cultura (UGC), apresentaram a alunos da FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) as futuras ações do Plano de Bairro do Centro da cidade. No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões…

Continuar lendo

Jundiaí

Dengue: Jundiaí terá duas UBSs abertas para atendimento no feriado

Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Pessoas de todas as regiões da cidade podem buscar os dois serviços dia 1º de maio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Durante o feriado do dia 1º de maio, a Saúde de Jundiaí manterá duas UBSs abertas para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. Pacientes com sintomas leves e moderados podem se dirigir à Nova UBS Jardim do Lago e à UBS Tamoio, das 8h às 17h. As unidades fecharão os portões às 16h. Pessoas com mais de 60…

Continuar lendo
Publicidade