A volta por cima do terreiro de Candomblé incendiado em Jundiaí, em 2017: 'Somos igual à Fênix'
Conecte-se conosco

Jundiaí

A volta por cima do terreiro de Candomblé incendiado em Jundiaí, em 2017: ‘Somos igual à Fênix’

A mãe de santo, Rosana de Iansã, relata como a violência que destruiu seu solo sagrado a deu forças para ressurgir – literalmente – das cinzas.

Publicado

em

Atualizado há

Integrantes de Terreiro de Candomblé de Jundiaí
Em 2017, o terreiro sofreu um ataque movido por intolerância religiosa, e virou destaque nacional (Foto: Arquivo Pessoal)

Era outubro de 2017, quando a mãe de santo, Rosana de Iansã, precisou enfrentar uma das maiores violências de intolerância religiosa: seu solo sagrado, Ilê Asè Oya Sàngó Osoosì, em Jundiaí, foi completamente incendiado.

Hoje, Dia Nacional do Combate à Intolerância Religiosa, trouxemos novamente a história. Mas agora com a boa notícia do ressurgimento do templo, que serve de exemplo.

Na época do crime, o terreiro da mãe Rosana de Iansã já estava na região do bairro da Água Doce, há cerca de 10 anos. O terreiro recebeu o nome de três orixás (divindades africanas): Oyá, Xangô e Oxóssi. Pessoas que moram no entorno disseram terem visto dois homens pulando o muro, assim que as chamas tomaram conta do lugar. Tristemente, o fogo destruiu todos os pertences e imagens religiosas do terreiro de Rosana dos Santos, a yalorixá Rosana de Iansã.

“Não existe nada pior do que saber que o seu solo sagrado está sendo incendiado. Os bombeiros chegaram rapidamente, mas eu perdi tudo. Todos os ícones sagrados, todos os eletrodomésticos”, contou Rosana em entrevista, na ocasião.

Rosana se dedica ao Candomblé desde apenas 16 anos de idade, e sempre atuou em Jundiaí. Antes do crime, contou nunca ter sofrido ameaças. No entanto, apesar da tristeza, nem ela nem seus filhos, integrantes do terreiro, deixaram as coisas como estavam.

‘Igual à Fênix que ressurgiu, literalmente, das cinzas’

“Após o fogo ter consumido 80% do solo sagrado, no dia seguinte às ajudas começaram a chegar, foi muito mágico, foi muito Axé, foi muito a mão de Deus e dos Orixás. Em um prazo de 12 meses construímos um templo maior e melhor com doações de pessoas de bom coração, muitos que nem me conheciam”, relatou mãe Rosana ao Tribuna de Jundiaí.

Para ela, a fé intocável e seu desejo de fazer o bem ao próximo à ajudou com “a recompensa divina” que chegou.

“Hoje eu e meus filhos honramos ainda mais da melhor maneira possível os Orixás e nossos ancestrais. Sem eles não estaríamos aqui hoje para contar nossa história de resistência. Somos igual a Fênix, que ressurgiu literalmente das cinzas.”

Além disso, depois do caso de intolerância, o templo criou a página “Tambores de Oya” no Facebook, para registrar a violação do templo sagrado, e continuar a história de resistência com outras pessoas.

Jundiaí

Funss de Jundiaí divulga 200 vagas para os cursos da 2ª quinzena de maio

Descubra habilidades em tecnologia, gestão e mais. Participe e avance sua carreira com cursos de qualidade totalmente gratuitos

Publicado

em

Por

Cursos de Panificação no FUNSS Jundiaí
Serão disponibilizadas 200 vagas para cursos; workshop de pães caseiros recheados é um dos mais procurados (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) abrirá pré-inscrições para oito cursos gratuitos de qualificação profissional, realizados em parceria com o Senai, Sebrae e Espro. Ao todo, 200 vagas serão disponibilizadas para a população. A pré-inscrição será na quinta-feira (02), a partir das 12h, pelo site do Fundo Social de Solidariedade. Os cursos disponibilizado são: Implantação de serviços em nuvem –…

Continuar lendo

Jundiaí

Oficina gratuita no Jundiaí Empreendedora impulsiona vendas de pequenos negócios

Descubra técnicas valiosas para aumentar suas vendas em evento colaborativo com o Sebrae

Publicado

em

Por

Espaço Jundiaí Empreendedora no Maxi Shopping Jundiaí
O Espaço Jundiaí Empreendedora fica no Maxi Shopping – piso G3 – ala oeste (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em busca de impulsionar as vendas dos micro e pequenos negócios da cidade, o Jundiaí Empreendedora, em parceria com o Sebrae, promoveu a oficina gratuita "Faça suas vendas decolarem". O evento, realizado na tarde desta segunda-feira (29), no Maxi Shopping – Piso G3 – Ala Oeste, reuniu dezenas de empreendedores ávidos por aprimorar suas estratégias de venda. Dicas para o…

Continuar lendo

Jundiaí

Premiada em torneio mundial, equipe de robótica do Sesi de Jundiaí visita Prefeito

Nos Estados Unidos, a equipe conquistou o 2º lugar em Projeto de Inovação e o 3º em Aliança Campeã, além da maior pontuação na competição de robôs. 

Publicado

em

Por

Alunos do Sesi contaram as experiências do torneio mundial, em Houston, ao Prefeito de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (29), o Prefeito Luiz Fernando Machado recebeu alunos do Sesi Jundiaí que compõem a Heroes, tradicional equipe de robótica da escola. Recentemente, o time recebeu prêmios em três categorias na etapa mundial do First Lego League Challenge, maior torneio de robótica do mundo. Em Houston, nos Estados Unidos, o Heroes faturou o 2º lugar em Projeto de Inovação…

Continuar lendo

Jundiaí

Plano de Bairro do Centro terá participação de alunos da FATEC de Jundiaí

No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões e aprimoramentos

Publicado

em

Por

Mapa do Centro foi mostrado aos estudantes. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (29), técnicos da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e Cultura (UGC), apresentaram a alunos da FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) as futuras ações do Plano de Bairro do Centro da cidade. No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões…

Continuar lendo

Jundiaí

Dengue: Jundiaí terá duas UBSs abertas para atendimento no feriado

Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Pessoas de todas as regiões da cidade podem buscar os dois serviços dia 1º de maio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Durante o feriado do dia 1º de maio, a Saúde de Jundiaí manterá duas UBSs abertas para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. Pacientes com sintomas leves e moderados podem se dirigir à Nova UBS Jardim do Lago e à UBS Tamoio, das 8h às 17h. As unidades fecharão os portões às 16h. Pessoas com mais de 60…

Continuar lendo
Publicidade