Alunos da EMEB Pref. Vasco Venchiarutti fizeram o primeiro RG por meio do Projeto Identidade
Conecte-se conosco

Jundiaí

Alunos da EMEB Pref. Vasco Venchiarutti fizeram o primeiro RG por meio do Projeto Identidade

A iniciativa do projeto surgiu na reunião de professores, com o objetivo de possibilitar para os alunos a construção da sua autonomia

Publicado

em

Atualizado há

Aluno colhendo as digitais, um dos passos para a retirada do RG.

Os alunos do grupo 4 da EMEB Pref. Vasco Antônio Venchiarutti passaram pela experiência de retirar o primeiro RG por meio do Projeto Identidade, desenvolvido pelas professoras, coordenadoras e diretora da escola. A ida até a sede do Poupatempo foi acompanhada de muita alegria e animação dos pequenos.

A iniciativa do projeto surgiu na reunião de professores, com o objetivo de possibilitar para os alunos a construção da sua autonomia, por meio de brincadeiras, interações socioculturais, da vivência de diferentes situações. A independência e autoconfiança também são bastante trabalhadas, ensinando a inclusão dentro de diferentes grupos sociais. 

Maicon Torres fazendo a leitura da sua digital
Maicon Torres fazendo a leitura da sua digital (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A ida até o poupatempo entra no viés da cidadania que o projeto traz. Ao construir a sua identidade, a criança compreende que é única, porém faz parte de um grupo, onde é necessário ter respeito, compreensão, solidariedade entre outras questões.

Ao todo foram 10 alunos que participaram do mutirão e tiraram o seu primeiro RG, todos já sabem assinar o primeiro nome e terão o seu primeiro documento assinado. “Eu vim fazer o meu documento. Achei muito legal e assinei meu nome várias vezes na telinha que a moça pediu” explicou Maicon Torres, aluno do G4. 

Ao todo foram 10 alunos que participaram do mutirão e tiraram o seu primeiro RG, todos já sabem assinar o primeiro nome e terão o seu primeiro documento assinado. “Eu vim fazer o meu documento. Achei muito legal e assinei meu nome várias vezes na telinha que a moça pediu” explicou Maicon Torres, aluno do G4. 

 Os responsáveis dos pequenos também estiveram presentes, apoiaram e elogiaram a iniciativa da escola. “Acho muito importante este projeto que mostra desde cedo a importância de ter um documento de identidade e se incluir na sociedade, uma coisa nova que eles adoraram. Um conjunto de fatores que faz muito bem para o crescimento deles”, comenta Lilian Torres, mãe do Maicon. 

Maicon Torres, de 5 anos com sua mãe Lilian Torres.
Maicon Torres, de 5 anos com sua mãe Lilian Torres. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

“A ideia era levar o poupatempo móvel até a escola, mas a ida até ele seria mais divertida para as crianças, e assim realizamos essa visita, com a finalidade de mostrar uma nova experiência social e incluir as nossas crianças na sociedade por meio da retirada do RG”, explica a diretora da escola, Selma de Oliveira.

A atividade vai muito além da ida até o poupatempo, diariamente os pequenos participam de atividades na escola sobre cidadania, tema abordado no Projeto Identidade.

Jundiaí

Saiba como ajudar: entidades de Jundiaí recebem doações para famílias no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Por

ajuda para RS
Foto: Prefeitura de Jundiaí

No cenário atual, em que o Rio Grande do Sul enfrenta as devastadoras consequências de alagamentos, entidades e grupos de Jundiaí têm se empenhado em arrecadar doações para auxiliar as vítimas dessa tragédia. As instituições, públicas e privadas, estão recebendo doações de alimentos, água potável, roupas, itens de higiene pessoal, ração para cães e gatos, além de contribuições em dinheiro.…

Continuar lendo

Jundiaí

Bispo da Diocese de Jundiaí recebe equipe da Assistência Social para alinhamento de trabalhos

Dom Arnaldo e o Vigário-Geral, Padre Carlos Virillo, receberam a gestora da UGADS, Maria Brant, e a analista do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças, Raquel Bellodi

Publicado

em

Por

Bispo Diocesano recebe equipe da Assistência Social para alinhamento dos trabalhos. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta terça-feira (7), o Bispo da Diocese de Jundiaí, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto e o Vigário-Geral da Diocese, Padre Carlos Virillo, receberam a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant, e a analista do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças, Raquel Bellodi, para apresentação dos projetos e ações que envolvem a Diocese e a…

Continuar lendo

Jundiaí

6ª Conferência Municipal da Cidade de Jundiaí está em fase preparatória da Comissão Organizadora

Com o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, evento acontece em junho

Publicado

em

Por

Tema será “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Marcada para o dia 22 de junho de 2024, sábado, no Espaço Expressa, a 6ª Conferência Municipal da Cidade está na fase de convite aos setores públicos e sociedade civil organizada para composição da Comissão Organizadora, buscando a representatividade preconizada na Portaria MCID n° 175/2024. A sociedade civil está sendo convidada pelo Conselho Municipal de Política Territorial (CMPT), desde segunda-feira (6), e por meio de entidades representativas.…

Continuar lendo

Jundiaí

Jumpbarbecue solidário: casa faz campanha de arrecadação de alimentos para as vítimas do RS

Campanha acontece entre os dias 9 e 12 de maio; com a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, o cliente ganha uma cerveja long neck

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Entre os dias 9 e 12 de maio, o Jumpbarbecue promove uma campanha solidária com o objetivo de arrecadar alimentos para auxiliar as vítimas dos temporais que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. Durante os quatro dias de campanha, os participantes terão a oportunidade de contribuir com a causa doando 2 kg de alimentos não perecíveis. Em troca…

Continuar lendo

Jundiaí

Contribuintes de Jundiaí podem doar parte do Imposto de Renda a Conselhos Municipais

Pessoas Físicas podem doar até 3% do valor do imposto para cada fundo, já para as Pessoas Jurídicas (PJ) o limite é de 1%

Publicado

em

Por

Destinação de parte do Imposto de Renda visa melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os jundiaienses que desejam ajudar no desenvolvimento do trabalho dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), podem destinar parte do Imposto de Renda (IR) aos Fundos Municipais dessas instituições. Pessoas Físicas podem doar até 3% do valor do imposto para cada fundo, já para as Pessoas Jurídicas (PJ) o…

Continuar lendo
Publicidade