O aniversário de 64 anos da Apae Jundiaí, comemorado neste 7 de setembro, também será marcado pelo retorno das atividades presenciais – suspensas com o início da pandemia do novo coronavírus. As aulas e os atendimentos terapêuticos serão retomados, segundo a entidade, que as poucos terá corredores, salas de aula e de atendimento novamente tomados por bebês, crianças, jovens e adultos, ávidos por aprender e se desenvolver, com muita alegria e amor.
Fundada em 1957, a Apae jundiaiense é a primeira do Estado e a terceira em todo o país voltada ao propósito de atender pessoas de todas as idades com deficiência intelectual e transtorno do espectro do autismo. Um trabalho que sempre priorizou a inclusão desses indivíduos na sociedade.
Com a missão de promover e articular ações de defesa de direitos e contribuir para a diminuição da incidência de pessoas com deficiência, a organização oferece apoio às famílias dos usuários, à rede escolar, às instituições, empresas e órgãos governamentais para facilitar e estimular a inclusão das pessoas com deficiência.
Atualmente, a APAE de Jundiaí conta com mais de 100 profissionais atuando nas áreas da saúde, educação, assistência social e apoio. Esses profissionais são responsáveis por atender cerca de 1,7 mil pessoas por mês, em nove diferentes programas de atendimento que oferecem qualidade de vida tanto para os assistidos, quanto para os familiares.
Saúde e Educação
Na área de Saúde, são desenvolvidas atividades de assistência integral à pessoa com deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro do Autismo. A partir de uma avaliação diagnóstica, a Apae promove diversos atendimentos que contemplam os assistidos em todas as necessidades: Intervenção Preventiva, Estimulação Essencial, Atendimento Terapêutico da Escola de Educação Especial, Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado, Centro de Convivência, Educação Profissional.
Já na Educação são realizados exercícios, visando à escolarização na modalidade da Educação Especial, apoio ao processo de inclusão escolar e estimulação do desenvolvimento infantil. São ofertados os seguintes serviços: Avaliação Diagnóstica, Núcleo de Estimulação Precoce; Núcleo de Estimulação Global e Específica, Atendimento Complementar e Suplementar e Escola de Educação Especial.
Além do serviço de Assistência Social, que visa o atendimento em defesa e garantia de direitos sociais das pessoas com deficiência e das famílias delas. Nesta área de atuação, a Apae desenvolve os seguintes programas e projetos: Programa de Apoio à Família, Programa de Atenção ao Envelhecimento, Programa Emprego Apoiado e Projeto de Artes.
O trabalho desenvolvido visa também a conscientização da sociedade sobre as potencialidades dos assistidos, já que também são capacitados para o mercado de trabalho. Um programa de consultoria oferece, exclusivamente para empresas, assessoria no processo de contratação de Pessoas com Deficiência para atender a Lei de Cotas.
Assistidos da APAE realizam trabalho em grupo (Fotos: APAE Jundiaí)
Com a pandemia, a Apae também teve que se reinventar, com grandes mudanças: mudou os métodos, criou novas ferramentas de trabalho para atender usuários e familiares.
Vínculo
O teleatendimento, pelo Whatsapp, facilitou a comunicação e trouxe muito aprendizado para todos. A participação e o interesse de cada família foram fundamentais para que o estímulo aos usuários não fosse suspenso durante a pandemia. Essa situação fortaleceu ainda mais o vínculo entre pais e filhos. E essa convivência também ajudou aos pais para que compreendessem melhor a necessidade da estimulação adequada e pudessem presenciar o quanto essa contribuição pode influenciar positivamente no desenvolvimento do filho.
Na Unidade Escolar, a dedicação de professores e toda a equipe pedagógica foi fundamental para que desenvolvessem estratégias para enviar as atividades a todos os alunos, com objetivo de manter a qualidade dos serviços oferecidos, de forma diferenciada, devido à necessidade do momento de isolamento social.
Auxiliar também na organização da rotina diária, reforçar os conteúdos já trabalhados e manter o vínculo entre alunos, famílias e escola. As atividades propostas são distribuídas aos pais ou responsáveis a cada 15 dias e um canal de comunicação direta, via WhatsApp, informa, tira dúvidas e orienta com videoaulas.
Pessoas que trabalham com pessoas. Este é o dia a dia da Apae de Jundiaí. E é isso que a organização vem apresentando ao longo do ano, reconhecendo o comprometimento e a força das pessoas que trabalham, atendem, orientam, ouvem, conversam, brincam, riem, choram com os assistidos e as famílias. O tema “Ser resiliente é a nossa cara” vem norteando todas as divulgações da entidade.
Durante a pandemia, a entidade descobriu que a resiliência, mais do que um modismo, expressa um sentimento que sempre fez parte do dia a dia. “Estamos mostrando para a cidade e para os apoiadores, para as famílias dos usuários o quão importante são as pessoas que fazem o dia a dia da instituição: profissionais engajados, comprometidos e empenhados em atingir os objetivos propostos, apesar de todas as dificuldades enfrentadas”, destacou, em nota.
A cada semana, um profissional é apresentado na rede social para mostrar quem são as pessoas fortes e resilientes que estão por trás de cada atendimento, dos progressos de cada usuário e do sorriso estampado no rosto dos pais e responsáveis orgulhosos.
APAE realiza atividades inclusivas desde crianças até a maioridade (Fotos: APAE Jundiaí)
Sensibilizando a comunidade
A Apae de Jundiaí, a partir dos programas de atendimento, muda e transforma a história de vida de muita gente com deficiência intelectual e transtorno do espectro do autismo. E com o intuito de atrair doadores e sensibilizar as pessoas com a causa, a instituição desenvolveu diversas formas para as pessoas colaborarem.
Além da captação de doadores por meio de campanhas, a entidade mantém um bazar permanente de roupas, calçados e utensílios domésticos.
Campanha de Natal
A campanha de Natal é a grande novidade do aniversário. A instituição vai sortear um Renault Kwid 0 km, modelo Zen 1.0, branco. Toda a renda arrecadada com a venda dos cupons será revertida para a manutenção dos programas e atendimentos oferecidos pela organização.
A campanha só foi possível graças ao apoio especial do Tauste Supermercados, cuja doação de R$ 45 mil proporcionou a compra do carro que será sorteado.
Os cupons já estão à venda ao preço de R$ 25 e podem ser adquiridos na Apae com os colaboradores e diretores, ou até mesmo pelo departamento de Captação de Recursos – telefone (11) 4588-2908, WhatsApp: (11) 98420-5409 ou e-mail [email protected]
Todos os assistidos recebem atendimento de saúde, educação e inclusão na sociedade. (Fotos: APAE Jundiaí)
O sorteio acontecerá dia 22 de dezembro pela Loteria Federal, sob o Certificado de Autorização SECAP/ME, nº 01.013894/2021. Os empresários da cidade também podem colaborar adquirindo talões fechados e promovendo uma ação paralela junto aos colaboradores.
Para ter mais informações, basta entrar em contato pelo telefone (11) 4588-2900, no horário comercial.
Selo DOAR de Gestão e Transparência
A Apae de Jundiaí conquistou o Selo Doar, conferido pelo Instituto Doar de Gestão e Transparência, que certificou a organização com o Conceito A+ em padrões de Gestão e Transparência. Esta nota é válida por um ano e coloca a associação entre as 100 melhores organizações não-governamentais brasileiras.
O Selo Doar é mais uma conquista que fortalece o compromisso com doadores, parceiros, diretoria e conselheiros na realização de nossas atividades de forma responsável, confiável e transparente.
A avaliação é composta por 52 critérios organizados em 8 grandes temas: Causa e Estratégia, Governança, Contabilidade e Finanças, Gestão, Recursos Humanos, Estratégia de Financiamento, Comunicação, Prestação de Contas e Transparência. Os temas foram construídos para a realidade das organizações brasileiras.
Em parceria com McDonald’s, Jundiaí beneficia mais de 2.800 crianças com o projeto ‘Mc Tour’
Promovido pela Prefeitura de Jundiaí, através do Funss, e com apoio da DAE Jundiaí, da FUMAS e McDonald’s, o Mc Tour visa proporcionar momentos inesquecíveis.
Desde seu início em 2017, o Mc Tour tem sido uma iniciativa que combina solidariedade, inclusão e educação. Realizado quinzenalmente em Jundiaí, o projeto já atendeu mais de 2.800 crianças em situação de vulnerabilidade social. Promovido pela Prefeitura de Jundiaí, através do Fundo Social de Solidariedade (Funss), e com apoio da DAE Jundiaí, da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS)…
Festival anual da Casa da Fonte reúne 200 alunos em espetáculo gratuito em Jundiaí
O evento, que ocorre às 19h30 na EMEB Ivo de Bona, reúne apresentações artísticas e esportiva para comemorar o projeto na vida de crianças e adolescentes.
A Casa da Fonte, projeto socioeducacional mantido pela Companhia Saneamento de Jundiaí (CSJ), realiza nesta quinta-feira (12) seu tradicional festival anual com o tema "Casa da Fonte: Nossa História". O evento, marcado para às 19h30 na EMEB Ivo de Bona, terá apresentações de dança, arte, esporte e muita alegria. Gratuito e aberto ao público, o festival conta com a participação…
O trabalho foi apresentado pela Dra. Tatiane, médica do serviço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)
O município de Jundiaí (SP) foi reconhecido com o terceiro lugar no Prêmio Atenção Primária Forte: Caminho para a Saúde Universal, promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). A entrega do prêmio está marcada para o próximo dia 17. O projeto premiado, intitulado “O Sucesso da Transdisciplinaridade e na Redução…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade