Centro Dia da Pessoa com Deficiência é entregue à população jundiaiense
Conecte-se conosco

Jundiaí

Centro Dia da Pessoa com Deficiência é entregue à população jundiaiense

Local oferece suporte a pessoas com deficiência durante o dia em ambiente seguro e acolhedor, com atividades adequadas às necessidades individuais

Publicado

em

Atualizado há

Centro Dia da Pessoa com Deficiência é entregue à população. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (31), o prefeito Luiz Fernando Machado e demais gestores municipais entregaram um importante equipamento para os cuidados da pessoa com deficiência em Jundiaí: o Centro Dia da Pessoa com Deficiência, localizado na Vila Hortolândia, no CCVH (Centro Comunitário da Vila Hortolândia). O investimento foi de aproximadamente R$ 1 milhão.

O Centro Dia da Pessoa com Deficiência é um serviço promovido pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e desenvolvido em parceria junto à OSC CCVH (Centro Comunitário da Vila Hortolândia). O local oferece suporte e proteção para pessoas com deficiência durante o dia em ambiente seguro e acolhedor, com atividades adequadas às necessidades individuais, visando promover a autonomia, a independência, convivência e qualidade de vida das pessoas.

“Hoje é um dia muito feliz para todos nós, pois consolida a entrega de um serviço que chega para agregar e empoderar tanto a família quanto a pessoa com deficiência. É o fortalecimento da nossa rede de proteção social para dar autonomia e convívio seguro para quem precisa”, disse o prefeito Luiz Fernando Machado.

O Centro Dia é uma alternativa para as pessoas com deficiência que não possuem uma rede de suporte adequada em casa, ou que necessitam de cuidados especiais durante o dia, permitindo que elas permaneçam na comunidade e tenham uma vida social mais ativa. “Esse serviço também proporciona um período de descanso para os cuidadores das pessoas com deficiência, permitindo que eles possam realizar outras atividades, como trabalho ou estudos, sabendo que seus familiares estão em boas mãos”, destacou a gestora de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant.

No espaço, as pessoas com deficiência podem participar de atividades de convivência em grupo, cuidados pessoais, fortalecimento das relações sociais, apoio e orientação aos cuidadores e familiares; além de acesso a outros serviços que proporcionem autonomia. O serviço funciona das 8h às 17h.

“Nós investimos cerca de um milhão de reais aqui no Centro Dia PcD, aqui na Vila Hortolândia, que é um espaço de inclusão e valorização das pessoas com deficiência. Aqui, temos muitos serviços de apoio e que auxiliam no cuidado e no desenvolvimento das habilidades dessas pessoas. Essa parceria com o CCVH é importante, pois contribui diretamente com as pessoas com deficiência da nossa cidade e também de seus cuidadores”, reforçou o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi.

A senadora Mara Gabrilli também cumprimentou a iniciativa da cidade. “Jundiaí é uma cidade que vem se destacando muito no cuidado com a pessoa com deficiência. São várias ações que tenho acompanhado e que vão melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência. E se melhora para a pessoa com deficiência, melhora para toda o cidadão”, completou a senadora.

Também estiveram presentes na entrega o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes; o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera; o presidente da Câmara Municipal de Jundiaí, Antônio Carlos Albino; e os vereadores Dika Xique Xique, Cícero da Saúde, Quézia de Lucca, além de servidores da UGADS e da Prefeitura de Jundiaí.

Jundiaí

Saúde de Jundiaí reforça a importância da vacina contra Febre Amarela

Em Jundiaí, a dose da vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família.

Publicado

em

Por

Vacinação em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça a importância da vacinação contra a Febre Amarela. O reforço acontece especialmente após o registro do primeiro óbito pela doença em São Paulo em 2024. O caso, de um morador de Águas de Lindóia que também esteve em Monte Sião (MG), ocorreu no dia 29 de abril. Nos…

Continuar lendo

Jundiaí

Castelo Alimentos envia 2,5 toneladas de Vinagre de Álcool Concentrado para higienização no RS

Empresa também enviou doações de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, fraldas, água potável, roupas, calçados e brinquedos. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação/Castelo Alimentos

Diante da tragédia ambiental que assolou o Rio Grande do Sul, a Castelo Alimentos, maior empresa de vinagres da América Latina, se solidarizou com as vítimas e rapidamente se mobilizou para realizar uma campanha de doações. A ação visa auxiliar na higienização das áreas afetadas e oferecer suporte às famílias desabrigadas. Assim, a empresa enviou 2,5 toneladas de Vinagre de…

Continuar lendo

Jundiaí

Empresário de Jundiaí arrecada mais de 4,5 toneladas de ração para animais do Rio Grande do Sul

A iniciativa arrecadou 3 toneladas de comida para cavalos e 1,5 tonelada para gatos e cachorros para ajudar os animais afetados pelas enchentes no estado sulista.

Publicado

em

Por

Para participar da campanha, basta se dirigir à sede da Casa da Fazenda, localizada na Avenida Humberto Cereser, 2850, no Caxambu (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o empresário Glauco Cesar Cosin, proprietário da Casa da Fazenda, no bairro do Caxambu, em Jundiaí, decidiu tomar uma iniciativa solidária para ajudar os animais atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Após contatar clientes e fornecedores, o empresário criou um grupo solidário para arrecadar ração para animais de pequeno e grande porte. A resposta da comunidade…

Continuar lendo

Jundiaí

Aeroporto de Jundiaí suspende recebimento de doações para o Rio Grande do Sul

Até o momento, o município de Jundiaí já encaminhou mais de 120 toneladas de doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Publicado

em

Por

ajuda para RS
A população ainda pode colaborar, entregando doações diretamente no Fundo Social de Solidariedade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí informou que o Aeroporto de Jundiaí não receberá mais doações para o Rio Grande do Sul até sexta-feira (10). Contando com a colaboração de empresas, a Prefeitura de Jundiaí garantiu o transporte terrestre dos donativos até o Rio Grande do Sul nos próximos dias. Essa medida visa agilizar o processo de entrega e garantir que a…

Continuar lendo

Jundiaí

Café de Negócios da ACE Jundiaí discute a era da IA

Publicado

em

Por

Elton Monteiro ACE Jundiaí
Foto: Divulgação/ACE Jundiaí

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí realizará no dia 17 de maio, às 8h, mais uma edição do Café de Negócios. O tema será “Um novo tempo nos negócios. Você está preparado?", com o especialista Elton Monteiro. Além de se conectar a outros empreendedores, será uma oportunidade de os participantes refletirem sobre os impactos positivos e negativos da Inteligência…

Continuar lendo
Publicidade