Clínica da Família Hortolândia conta com Grupo de Neuroatividade
Connect with us

Jundiaí

Clínica da Família Hortolândia conta com Grupo de Neuroatividade

O grupo foca em pacientes em processos pós-operatório, acometidos por acidente cerebral vascular (AVC) e processos ortopédicos crônicos de maior debilidade.

Published

on

Atualizado há

inauguracao-clinica-da-familia-pa-hortolandia_fm_-2-compressed
Clínica da Família Hortolândia (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Há três meses, Ana Maria Martins Gerioli, de 70 anos, realiza no Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO), vinculado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), atividades que estimulam sua coordenação, seu equilíbrio, fortalecem sua musculatura e ampliam suas habilidades cognitivas. A dona de casa integra o Grupo de Neuroatividade, uma das ações desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Clínica da Família Hortolândia.

“Eu tenho uma lesão no joelho e estava só a base de medicamentos. Fui encaminhada para participar e a melhora foi de 70%. Estou gostando muito e também está fazendo bem para a minha cabeça”, ressalta.

Grupo de Neuroatividade

14 pessoas com capacidade funcional mais baixa participam do grupo (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Voltado para pessoas com capacidade funcional mais baixa, o Grupo de Neuroatividade foca em pacientes em processos pós-operatório, acometidos por acidente cerebral vascular (AVC) e processos ortopédicos crônicos de maior debilidade. O encaminhamento é feito pela equipe de reabilitação, formada por fisioterapeuta, educador físico e terapeuta ocupacional. Além disso, pelos médicos e enfermeiros da Clínica da Família, após avalição do paciente. Atualmente, 14 pessoas participam às sextas-feiras.

“É um grupo de transição com usuários do equipamento que, muitas vezes, já passaram pelo Centro de Reabilitação Jundiaí (CRJ) e pelo Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência (NAPD). Objetivamos a melhoria da condição em que estão ou que não evoluam negativamente, além de reintegrá-los ao convívio por meio das práticas corporais e cognitivas, visando o bem-estar físico e psíquico. Queremos que eles migrem para as demais práticas ofertadas, como o de caminhada, ginástica, Lian Gong, com o decorrer do tempo”, explica o fisioterapeuta Daniel Abade.

A aposentada por invalidez Nilza Conceição Clorado, de 61 anos, é uma das novatas no grupo. O encaminharam faz menos de um mês e ele já sente os benefícios. “Fiz cirurgia na coluna, no ombro, nos joelhos. Foram quatro, ao todo, porque meus ossos são muito fracos. Fui bem acolhida e estou me sentindo bem com os exercícios e com a interação com outras pessoas. Eu moro pertinho e é fácil participar”, conta.

“Vemos evolução constante dos pacientes, que nos trazem os relatos dos reflexos no dia a dia, como a maior facilidade para vestir roupas, escovar os dentes e subir escadas, por exemplo. Isso é muito gratificante”, comenta a terapeuta ocupacional Ariadne Lima.

Ana Maria destaca que sente o quanto as atividades são benéficas para sua saúde (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Mais grupos

Inaugurada em setembro, com investimento de R$ 6 milhões para construção e mais R$ 500 mil com mobiliário, a Clínica da Família Hortolândia também conta com outras Práticas Integrativas e Complementares (PICs) desenvolvidas pelo NASF. A partir das equipes compostas por:

  • Fisioterapeuta;
  • Educador físico;
  • Nutricionista;
  • Assistente social;
  • Terapeuta ocupacional;
  • Psicólogo;
  • Psiquiatra.

Além de médicos, enfermeiros e técnicos do equipamento de saúde. Os encontros ocorrem tanto no equipamento, como na Unidade de Apoio, no Centro Esportivo Aramis Polli e no CECCO.

“A atenção primária é voltada tanto ao cuidado com a doença, como a qualidade de vida e a prevenção. Estamos com grupos de ginástica, caminhada, Lian Gong, entre outros. Diariamente é feita a oferta para nossos usuários”, informa o gerente da Clínica da Família, Leonard Sardinha Cabral.

Rede

O gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, lembra que todas as UBSs e Clínicas da Famílias de Jundiaí ofertam serviços que vão além do consultório médico.

“Em toda a rede de atenção primária são ofertados grupos de artesanato e de gestantes, meditação, auriculoterapia, fisioterapia, dança circular, Lian Gong, alongamento, entre outras atividades complementares, que promovem a promoção da saúde da população. O cardápio de serviços passa por ampliação e adequação de maneira constante para atender a população dos bairros. Para participar, basta o usuário procurar a unidade de referência para se informar sobre a programação”, enfatiza.

Jundiaí

Jundiaí concede selo ‘Empresa Amiga dos Direitos Humanos’ para 40 empresas

As empresas passaram por trilhas de conhecimento com temas como governança corporativa, direitos humanos, sustentabilidade e mais.

Published

on

Ana Oliva ao lado de Dr. Gustavo Maryssael e Antônio Carlos Albino, na entrega do Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em uma cerimônia realizada no auditório do Ciesp nesta sexta-feira (14), a Prefeitura de Jundiaí concedeu o Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos para 40 empresas participantes do processo. A iniciativa, idealizada pelas Unidades de Gestão da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, visa integrar a iniciativa privada com práticas sustentáveis e um olhar voltado aos direitos humanos…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí: Jardim Fepasa ganhará biblioteca comunitária ainda em junho

O acervo da biblioteca chega a quase 500 obras, incluindo gibis, histórias em quadrinhos, livros de literatura infantojuvenil e brasileira.

Published

on

Grupo de pessoas, homens e mulheres, posando em uma sala, uma nova biblioteca comunitária
A biblioteca estará no Centro Comunitário Casa Verde (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A biblioteca comunitária do Jardim Fepasa, em Jundiaí, está a poucos passos de se tornar realidade. O espaço de leitura, que está na reta final para sua inauguração, conta com o trabalho em equipe da comunidade local, Prefeitura de Jundiaí, Sesc Jundiaí e a iniciativa privada. Um dos pontos que faltavam para a concretização do sonho era a ampliação do…

Continue Reading

Jundiaí

Viagem musical leva crianças do ensino municipal de Jundiaí a diferentes culturas

Através do projeto MusicAR-TE, os alunos do Ensino Infantil embarcaram em uma aventura imaginária pelas Américas e África

Published

on

Crianças do Ensino Infantil de Jundiaí participando de atividades na quadra da escola

Na última terça-feira (11), a Emeb Vereador Pedro Raymundo, na Vila Rio Branco, se transformou em um portal para um mundo de música e brincadeiras. Através do projeto MusicAR-TE, os alunos do Ensino Infantil embarcaram em uma viagem imaginária pelas Américas e África, conhecendo as tradições musicais e brincadeiras de diversos povos. Uma aventura musical pelos continentes O pequeno Lorenzo,…

Continue Reading

Jundiaí

Castrações gratuitas em Jundiaí: emenda parlamentar beneficiará 1 mil animais

A iniciativa do deputado federal Bruno Ganem, com o apoio do Projeto Dando Voz aos Animais, trará para a cidade um castra-móvel. Saiba mais.

Published

on

Cachorro
As castrações acontecerão em quatro finais de semana em escolas da cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Através de uma emenda parlamentar do deputado federal Bruno Ganem, Jundiaí receberá um castra-móvel para realizar 1 mil castrações gratuitas em animais. A iniciativa, que conta com o apoio do Projeto Dando Voz aos Animais, visa controlar a população animal, prevenir doenças e promover o bem-estar dos bichinhos. O Projeto Dando Voz aos Animais, idealizado por Dani Fogaça em 2019,…

Continue Reading

Jundiaí

População pode monitorar obras de Jundiaí em tempo real

Em parceria com a CIJUN, Prefeitura instalou novas câmeras nas obras de prolongamento da avenida Ozanan e no novo viaduto do Corrupira

Published

on

Munícipe pode acompanhar o andamento do viaduto do Corrupira. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN), está ampliando o monitoramento das obras públicas da cidade com a instalação de novas câmeras de videomonitoramento em tempo real. As primeiras câmeras já foram instaladas no prolongamento da avenida Antonio Frederico Ozanan e no novo viaduto do Corrupira, e podem ser acessadas pela população através…

Continue Reading
Advertisement