Comitê das Crianças conhece Rota Afro de Jundiaí
Connect with us

Jundiaí

Comitê das Crianças conhece Rota Afro de Jundiaí

A proposta cultural apresenta às crianças pontos marcantes da presença da população negra na cidade.

Published

on

Atualizado há

Crianças visitaram o Espaço Expressa e vários outros pontos da cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A manhã deste sábado (29) foi de resgate da história do povo preto em Jundiaí. O Comitê das Crianças conheceu a Rota Afro – Circuito da Memória da População Negra em Jundiaí. A proposta cultural faz parte das ações de educação patrimonial da Unidade de Gestão de Cultura (UGC). Assim, apresenta às crianças pontos marcantes da presença da população negra na cidade.

“A Rota Afro tem como objetivo resgatar a história do povo preto em Jundiaí. E essa história tem que passar pelas crianças, porque todo o conhecimento que elas tiverem, elas vão trocar com outras pessoas”, reforçou uma das responsáveis pela Rota Afro em Jundiaí, Valéria de Paula Ignacio, que fez a apresentação às crianças.

Conheça a Rota Afro

A Rota é dividida em duas etapas. Ela começa no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa) e segue para o Espaço África do Jardim Botânico e o Clube 28 de Setembro. Na segunda etapa, os visitantes param nas praças Ruy Barbosa e Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto). Ali, conhecem a história da igreja Nossa Senhora do Rosário e a sua demolição e transferência de seu acervo para a igreja na rua Petronilha Antunes. A Rota termina em frente ao Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, onde há o relato das vivências de Nhá Lau e Tia Custódia, mulheres escravizadas que viveram até o início do século 20.

“É muito importante a gente ter o conhecimento da história pelo ponto de vista da comunidade negra. Várias curiosidades que não tínhamos ideia”, disseram as crianças Júlia dos Santos Gatto, de 11 anos; e Mariáh Maria de Lima, de 9.

Comitê das Crianças

O Comitê das Crianças é um órgão que visa escutar as demandas e as sugestões das crianças para diversos segmentos do planejamento urbano de Jundiaí. Instituído desde 2019, após a adesão do Município à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças, o grupo chega em 2023 à sua quinta composição. Hoje, conta com 25 crianças, escolhidas por sorteio – 24 delas divididas entre meninos e meninas. Os participantes do Comitê representam as seis regiões do Município, e um integrante para representar as crianças com deficiência.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

“Nós queremos mostrar para as crianças do Comitê as várias realidades e todos os pontos de vista da história de Jundiaí. Nesse caso, com a visita à Rota Afro, mostrando a invisibilidade do povo preto, que ajudou a construir a cidade e não ganhou protagonismo nos livros de história. Dentro do processo de interação, são esses elementos que queremos mostrar às crianças”, disse o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Jundiaí

Jundiaí concede selo ‘Empresa Amiga dos Direitos Humanos’ para 40 empresas

As empresas passaram por trilhas de conhecimento com temas como governança corporativa, direitos humanos, sustentabilidade e mais.

Published

on

Ana Oliva ao lado de Dr. Gustavo Maryssael e Antônio Carlos Albino, na entrega do Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em uma cerimônia realizada no auditório do Ciesp nesta sexta-feira (14), a Prefeitura de Jundiaí concedeu o Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos para 40 empresas participantes do processo. A iniciativa, idealizada pelas Unidades de Gestão da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, visa integrar a iniciativa privada com práticas sustentáveis e um olhar voltado aos direitos humanos…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí: Jardim Fepasa ganhará biblioteca comunitária ainda em junho

O acervo da biblioteca chega a quase 500 obras, incluindo gibis, histórias em quadrinhos, livros de literatura infantojuvenil e brasileira.

Published

on

Grupo de pessoas, homens e mulheres, posando em uma sala, uma nova biblioteca comunitária
A biblioteca estará no Centro Comunitário Casa Verde (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A biblioteca comunitária do Jardim Fepasa, em Jundiaí, está a poucos passos de se tornar realidade. O espaço de leitura, que está na reta final para sua inauguração, conta com o trabalho em equipe da comunidade local, Prefeitura de Jundiaí, Sesc Jundiaí e a iniciativa privada. Um dos pontos que faltavam para a concretização do sonho era a ampliação do…

Continue Reading

Jundiaí

Viagem musical leva crianças do ensino municipal de Jundiaí a diferentes culturas

Através do projeto MusicAR-TE, os alunos do Ensino Infantil embarcaram em uma aventura imaginária pelas Américas e África

Published

on

Crianças do Ensino Infantil de Jundiaí participando de atividades na quadra da escola

Na última terça-feira (11), a Emeb Vereador Pedro Raymundo, na Vila Rio Branco, se transformou em um portal para um mundo de música e brincadeiras. Através do projeto MusicAR-TE, os alunos do Ensino Infantil embarcaram em uma viagem imaginária pelas Américas e África, conhecendo as tradições musicais e brincadeiras de diversos povos. Uma aventura musical pelos continentes O pequeno Lorenzo,…

Continue Reading

Jundiaí

Castrações gratuitas em Jundiaí: emenda parlamentar beneficiará 1 mil animais

A iniciativa do deputado federal Bruno Ganem, com o apoio do Projeto Dando Voz aos Animais, trará para a cidade um castra-móvel. Saiba mais.

Published

on

Cachorro
As castrações acontecerão em quatro finais de semana em escolas da cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Através de uma emenda parlamentar do deputado federal Bruno Ganem, Jundiaí receberá um castra-móvel para realizar 1 mil castrações gratuitas em animais. A iniciativa, que conta com o apoio do Projeto Dando Voz aos Animais, visa controlar a população animal, prevenir doenças e promover o bem-estar dos bichinhos. O Projeto Dando Voz aos Animais, idealizado por Dani Fogaça em 2019,…

Continue Reading

Jundiaí

População pode monitorar obras de Jundiaí em tempo real

Em parceria com a CIJUN, Prefeitura instalou novas câmeras nas obras de prolongamento da avenida Ozanan e no novo viaduto do Corrupira

Published

on

Munícipe pode acompanhar o andamento do viaduto do Corrupira. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN), está ampliando o monitoramento das obras públicas da cidade com a instalação de novas câmeras de videomonitoramento em tempo real. As primeiras câmeras já foram instaladas no prolongamento da avenida Antonio Frederico Ozanan e no novo viaduto do Corrupira, e podem ser acessadas pela população através…

Continue Reading
Advertisement