Corpus Christi: tapete confeccionado no Eloy Chaves completa 35 anos
Connect with us

Jundiaí

Corpus Christi: tapete confeccionado no Eloy Chaves completa 35 anos

O tradicional tapete será confeccionado para a solenidade de Corpus Christi no próximo dia 8 (quinta-feira), na Paróquia São João Bosco. Confira.

Published

on

Atualizado há

Em média, 3 mil pessoas participam no Corpus Christi, entre paroquianos, moradores da região e voluntários (Foto: Divulgação/Paróquia São João Bosco)

Quando os fiéis da Paróquia São João Bosco, no Eloy Chaves, em Jundiaí, passarem por cima do tapete confeccionado para a solenidade de Corpus Christi, no próximo dia 8 (quinta-feira), serão comemorados também 35 anos de história, fé e devoção. Desde 1988 ele é preparado pelos frequentadores da igreja numa das ruas do bairro e faz parte do Calendário Municipal de Eventos.

Preparado por um batalhão de voluntários, o tapete de 400 metros é construído na avenida Carlos Veiga. São utilizados meia tonelada de serragem, tinta e pó de café, entre outros materiais. A criação com temas religiosos é feita por 11 equipes, totalizando aproximadamente 100 pessoas.

Logo às 6h30 estão todos na avenida, ansiosos para colocar as mãos na massa. Após a realização da festa, todas as equipes retornam ao tapete para a limpeza do local. “Nós vemos a união das famílias, desde as crianças, os jovens, adultos e idosos, neste trabalho voluntário. Poder celebrar o Corpus Christi e acreditar a nossa fé na Santíssima Eucaristia é um momento de muita alegria e festa para nós”, destacou o pároco, padre Michael Henrique dos Santos.

Júlia Freitas da Silva faz parte do grupo de jovens da paróquia e participa da montagem do tapete. “O coração fica imenso de alegria por poder fazer parte deste momento, que é totalmente dedicado a Jesus Cristo. Ele é o centro de tudo”, destacou.

Foto: Divulgação

Celebração

A solenidade de Corpus Christi na Paróquia São João Bosco terá início às 15h30, com uma celebração eucarística na igreja, seguida de procissão pelas ruas do bairro. O encerramento acontece na sede da AMO (Associação de Moradores do Eloy Chaves).

Em média, pelo menos 3 mil pessoas participam no Corpus Christi, entre paroquianos, moradores da região e voluntários que trabalham no evento (confecção dos tapetes, celebração e procissão).

O momento também tem caráter social, uma vez que a paróquia faz questão de pedir aos fiéis que colaborem com a Campanha do Agasalho, do Fundo Social de Solidariedade. As caixas de doação ficam na igreja durante todo o período da campanha e o pedido é intensificado com a chegada da solenidade.

Foto: Divulgação

História

Em 1988, o padre à época fez um desafio aos paroquianos para que o tapete – que até então era feito na igreja – fosse levado para as ruas do Eloy Chaves. Em abril de 2012, a celebração passou a fazer parte do Calendário Municipal de Eventos por meio da lei 7.852, proposta pela ex-vereadora Ana Tonelli.

Para a Igreja Católica, a prática do tapete remete à acolhida de Jesus na chegada a Jerusalém, quando as pessoas cobriram as ruas com ramos e mantos. Já o Corpus Christi celebra o Corpo de Cristo, simbolizado na missa católica pela hóstia consagrada.

Jundiaí

Jundiaí concede selo ‘Empresa Amiga dos Direitos Humanos’ para 40 empresas

As empresas passaram por trilhas de conhecimento com temas como governança corporativa, direitos humanos, sustentabilidade e mais.

Published

on

Ana Oliva ao lado de Dr. Gustavo Maryssael e Antônio Carlos Albino, na entrega do Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em uma cerimônia realizada no auditório do Ciesp nesta sexta-feira (14), a Prefeitura de Jundiaí concedeu o Selo Empresa Amiga dos Direitos Humanos para 40 empresas participantes do processo. A iniciativa, idealizada pelas Unidades de Gestão da Casa Civil e Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, visa integrar a iniciativa privada com práticas sustentáveis e um olhar voltado aos direitos humanos…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí: Jardim Fepasa ganhará biblioteca comunitária ainda em junho

O acervo da biblioteca chega a quase 500 obras, incluindo gibis, histórias em quadrinhos, livros de literatura infantojuvenil e brasileira.

Published

on

Grupo de pessoas, homens e mulheres, posando em uma sala, uma nova biblioteca comunitária
A biblioteca estará no Centro Comunitário Casa Verde (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A biblioteca comunitária do Jardim Fepasa, em Jundiaí, está a poucos passos de se tornar realidade. O espaço de leitura, que está na reta final para sua inauguração, conta com o trabalho em equipe da comunidade local, Prefeitura de Jundiaí, Sesc Jundiaí e a iniciativa privada. Um dos pontos que faltavam para a concretização do sonho era a ampliação do…

Continue Reading

Jundiaí

Viagem musical leva crianças do ensino municipal de Jundiaí a diferentes culturas

Através do projeto MusicAR-TE, os alunos do Ensino Infantil embarcaram em uma aventura imaginária pelas Américas e África

Published

on

Crianças do Ensino Infantil de Jundiaí participando de atividades na quadra da escola

Na última terça-feira (11), a Emeb Vereador Pedro Raymundo, na Vila Rio Branco, se transformou em um portal para um mundo de música e brincadeiras. Através do projeto MusicAR-TE, os alunos do Ensino Infantil embarcaram em uma viagem imaginária pelas Américas e África, conhecendo as tradições musicais e brincadeiras de diversos povos. Uma aventura musical pelos continentes O pequeno Lorenzo,…

Continue Reading

Jundiaí

Castrações gratuitas em Jundiaí: emenda parlamentar beneficiará 1 mil animais

A iniciativa do deputado federal Bruno Ganem, com o apoio do Projeto Dando Voz aos Animais, trará para a cidade um castra-móvel. Saiba mais.

Published

on

Cachorro
As castrações acontecerão em quatro finais de semana em escolas da cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Através de uma emenda parlamentar do deputado federal Bruno Ganem, Jundiaí receberá um castra-móvel para realizar 1 mil castrações gratuitas em animais. A iniciativa, que conta com o apoio do Projeto Dando Voz aos Animais, visa controlar a população animal, prevenir doenças e promover o bem-estar dos bichinhos. O Projeto Dando Voz aos Animais, idealizado por Dani Fogaça em 2019,…

Continue Reading

Jundiaí

População pode monitorar obras de Jundiaí em tempo real

Em parceria com a CIJUN, Prefeitura instalou novas câmeras nas obras de prolongamento da avenida Ozanan e no novo viaduto do Corrupira

Published

on

Munícipe pode acompanhar o andamento do viaduto do Corrupira. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, em parceria com a Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN), está ampliando o monitoramento das obras públicas da cidade com a instalação de novas câmeras de videomonitoramento em tempo real. As primeiras câmeras já foram instaladas no prolongamento da avenida Antonio Frederico Ozanan e no novo viaduto do Corrupira, e podem ser acessadas pela população através…

Continue Reading
Advertisement