Costura de aventais para profissionais da saúde gera renda para moradores do Novo Horizonte
Conecte-se conosco

Jundiaí

Costura de aventais para profissionais da saúde gera renda para moradores do Novo Horizonte

Ação é articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação, da Prefeitura de Jundiaí, com costureiras da região do Novo Horizonte que trabalharam na estrutura da Casa da Fonte

Publicado

em

Profissionais da saúde. (Foto: Divulgação)
Aventais são usados por profissionais dos equipamentos de Saúde de Jundiaí. (Foto; Divulgação/PMJ)

Se não fosse a pandemia, a costureira Antonina Verônica Therezinha, 61 anos, estaria com sua máquina a todo vapor. Porém, o trabalho que acrescentava à sua aposentadoria foi decisivo para produção de aventais em TNT para os profissionais da Saúde de Jundiaí. Em ação articulada pela Rede Jundiaí de Cooperação, da Prefeitura de Jundiaí, costureiras da região do Novo Horizonte trabalharam na estrutura da Casa da Fonte e tiveram a remuneração feita por empresa parceira no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

“É muito gratificante saber que o meu trabalho está ajudando os profissionais da Saúde, que estão diariamente lidando com esse vírus. É uma sensação muito boa. Os aventais eram muito fáceis de costurar. Eu já tinha ajudado voluntariamente na confecção de máscaras que a Casa da Fonte doou para a nossa população do Novo Horizonte”, conta a mulher que chegava a costurar cerca de 130 aventais por dia, e recebeu mensalmente pelo serviço, de acordo com a produção realizada.

Os aventais estão em uso nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Sentinelas (USs). “Os equipamentos de proteção individual são essenciais para a proteção aos servidores da saúde e aos pacientes. A qualidade do material recebido é excelente. Saber que a população, cada um com o seu talento, se mobiliza para ajudar a enfrentar o vírus, é um incentivo a mais para todos os profissionais que estão na linha de frente”, comenta a gestora adjunta da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Dayane Martins.

A Casa da Fonte cedeu, entre agosto e dezembro, o espaço de sua oficina de costura e ajudou a viabilizar a remuneração dos cinco moradores, que fizeram cadastro como MEI (Microempreendedora Individual), a partir da contribuição da empresa Santa Angela Urbanização e Construções Ltda., que doou o serviço de costura dos 15 mil aventais à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). O TNT, que foi doado pela mesma empresa ao município, recebeu, anteriormente, o serviço de corte da empresa Liz.

Costureira do Jardim Novo Horizonte. (Foto; Divulgação/PMJ)

Antonina Verônica Therezinha, costureira, se sente feliz por ajudar no combate à pandemia. (Foto: Divulgação/PMJ)

Ao todo, o grupo de costureiras moradoras do Jardim Novo Horizonte, produziu 15 mil aventais, que já estão em uso pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde e Unidades Sentinela para o suporte nos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) da equipe da linha de frente do atendimento aos casos suspeitos ou confirmados de COVID-19.

De acordo com o professor de corte e costura e operação de máquinas industriais da Casa da Fonte Antonio da Silva Lima, esta ação uniu o útil e o agradável. “A pandemia veio e deixou muita gente desempregada. A proposta da Casa da Fonte, com o projeto dos aventais pode ajudar as costureira e ganhar sua renda, além do prazer de poder ajudar nessa empreitada contra o Coronavírus”, avalia.

Costura de avental. (Foto: Divulgação/PMJ)

Professor Antonio destaca a importância da parceria para a geração de renda da população. (Foto: Divulgação/PMJ)

Parceiros

A articulação de todos os setores para viabilizar a costura dos 15 mil aventais foi realizada pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Governo e Finanças da Prefeitura de Jundiaí. Segundo o gestor da UGGF, José Antonio Parimoschi, a união de esforços, desde o início da pandemia, faz a diferença para a cidade. “A partir da participação da iniciativa privada e da sociedade civil, Jundiaí superou a escassez de insumos no mercado, garantiu a oferta de cestas básicas para as famílias em vulnerabilidade e afetadas pela pandemia, bem como distribuiu mais de 140 mil máscaras de tecido para a população. A construção positiva alcançada é exemplo para muitos projetos”, salienta.

A Santa Angela, construtora jundiaiense, foi a empresa que viabilizou a confecção dos aventais. De acordo com nota encaminhada pela assessoria de imprensa, a doação (TNT) foi feita por várias empresas do grupo e “a Construtora Santa Angela assumiu também os custos do trabalho para a costura que a Casa da Fonte conseguiu produzir e beneficiando, também, uma entidade importante para a cidade de Jundiaí”.

Com informações da assessoria de imprensa.

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade