Cultivo Protegido: Jundiaí dobra valor do benefício pago aos produtores rurais
Conecte-se conosco

Jundiaí

Cultivo Protegido: Jundiaí dobra valor do benefício pago aos produtores rurais

O recurso foi lançado no ano passado, sendo pioneiro em território nacional como proteção e prevenção aos extremos climáticos.

Publicado

em

Atualizado há

O objetivo do Programa é reduzir os riscos de perdas na produção (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo de Jundiaí dobrará o valor oferecido aos agricultores pelo “Programa Municipal de Apoio ao Cultivo Protegido”. O recurso passa para R$ 6 mil por propriedade, o dobro do valor repassado no ano passado (R$ 3 mil). As inscrições já estão abertas e se estendem até 21 de julho.

O objetivo é estimular os produtores rurais para o uso de tecnologias que ampliem a proteção às lavouras. Assim, consequentemente, reduzir o gasto com seguro, possibilitando novos investimentos na propriedade.

A Prefeitura de Jundiaí lançou o recurso no ano passado, pioneiro em território nacional como proteção e prevenção aos extremos climáticos. “Ao lançar o programa pioneiro, no ano passado, Jundiaí reforça a importância do fortalecimento da agricultura para a qualidade de vida na cidade. Não somente com a proteção aos mananciais, como para a oferta de alimentos de qualidade e frescos. O programa é amplo e atende a todas as culturas”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

O objetivo do Programa é reduzir os riscos de perdas na produção. “O subsídio atende telas antigranizo, antipássaro e filme agrícola, materiais usados na proteção das culturas”, comenta o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez. De acordo com o gestor, para utilizar o valor, agricultores devem ter propriedade comprovadamente produtora de frutas e hortaliças. Além disso, precisam ter área produtiva estabelecida em Jundiaí, desde que apresentada a nota fiscal da compra do revestimento.

Benefícios para as produções

O cultivo em ambiente protegido minimiza o impacto de estresses climáticos decorrentes do excesso de chuva, granizo, geadas e baixas temperaturas. Também impede que os frutos sofram ataques de pássaros no período da colheita e minimiza a incidência de ataque de pragas, insetos e doenças. Assim, essa ação promove e melhora a qualidade final do produto.

O produtor de uva, Anderson Alex Tomasetto, do bairro Traviú, ressalta a importância do Programa e dos equipamentos para a segurança do agricultor: “Depois de instalada a cobertura antigranizo, que nós compramos com a ajuda do Programa de Cultivo Protegido, nós não temos necessidade de pagar seguro para a produção, além do equipamento também proteger a uva, quando está madura, do ataque de pássaros. E a durabilidade às vezes passa de 10 anos, dependendo da marca ou empresa, então é um grande benefício para a fruticultura”.

A Lei Municipal nº 9.966/2023 alterou a Lei 9.650/2021 e definiu o novo valor de subsídio do Programa Municipal de Apoio ao Cultivo Protegido. “Esse incremento no valor do Programa Municipal de Apoio ao Cultivo Protegido é mais uma medida de apoio à produção sustentável no município de Jundiaí”, ressalta a diretora do Departamento de Agronegócios de Jundiaí, Isabel Harder.

Como se inscrever no programa

Os produtores rurais deverão apresentar os seguinte documentos: cópias do RG e CPF (pessoa física); cópia do CNPJ, RG e CPF dos responsáveis (pessoa jurídica); cópia simples do documento que comprove a posse da propriedade; cópia simples do comprovante de residência; cópia simples da nota fiscal em nome do produtor rural, referente à compra dos revestimentos para a cobertura das estruturas; certidões negativas de débito dos tributos municipais; cópia do comprovante de conta bancária em nome do produtor.

Os produtores devem apresentar os documentos para a inscrição diretamente na Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, que fica no Paço Municipal – 5º andar – Ala Norte, das 9h às 17h. Também é possível retirar o formulário e preenche-lo no órgão no momento da inscrição. Em caso de dúvidas os produtores podem entrar em contato pelos telefones: 11 4589-8581/8872/8692.

Jundiaí

Médico do São Vicente traz procedimento inédito de recuperação dos movimentos da mão para o Estado de São Paulo

Técnica utilizada pelo Dr. Helton Hirata foi aprendida, estudada e explorada na Índia

Publicado

em

Concluído o procedimento, o Dr. Helton Hirata parabenizou todos os profissionais envolvidos. Foto: Hospital São Vicente

O Dr. Helton Hirata, especialista em Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia de Mão no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), liderou no último sábado (11) uma cirurgia pioneira no Estado de São Paulo. Realizada no HSV, um centro de excelência em ortopedia, a intervenção teve como objetivo restaurar o movimento e a sensibilidade do membro superior esquerdo de um…

Continuar lendo

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí alerta que informação de oferta de cursos gratuitos é falsa

A informação foi publicada em uma página no Instagram e compartilhada por aplicativos de mensagem. Todo curso da prefeitura é oferecido pelo Funss, Fundação TVTEC e Jundiaí Empreendedora.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Prefeitura de Jundiaí emitiu uma nota, nesta quarta-feira (15), informando que é falsa a informação que circula pelas redes sociais, sobre a oferta gratuita de cursos profissionalizantes a moradores da cidade. De acordo com a prefeitura, uma página no Instagram publicou a informação, que acabou compartilhada por aplicativos de mensagem. A Prefeitura de Jundiaí esclarece que todo e qualquer…

Continuar lendo

Jundiaí

População de Jundiaí arrecadou 500 toneladas de doações ao Rio Grande do Sul

“Essa corrente de solidariedade tem sido fundamental. Cada jundiaiense ajuda como pode, com doações, trabalho voluntário e ou transporte”, elogia o prefeito Luiz Fernando Machado.

Publicado

em

Por

Doações ainda são necessárias, veja como ajudar (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A comunidade de Jundiaí tem se mostrado um verdadeiro exemplo de solidariedade e cidadania ao se mobilizar para ajudar as vítimas das chuvas que assolam o Rio Grande do Sul há mais de duas semanas. Desde o dia 5 de maio, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), já totalizou cerca de 500 toneladas de…

Continuar lendo

Jundiaí

Esporte de Jundiaí participa do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi

Em Jundiaí, a parceria com o Sesi se concretiza através da participação no programa Atleta do Futuro, que conta com a colaboração de educadores do município.

Publicado

em

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, se mostrou muito satisfeito com a parceria com o Sesi (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O gestor de Esporte e Lazer de Jundiaí, Luís Cláudio Tarallo, participou nesta terça-feira (14), do 3º Encontro Estadual de Municípios Parceiras do Sesi. O evento reuniu diversas cidades paulistas que contam com atividades esportivas nas unidades do Sesi. O encontro serviu como palco para celebrar as recentes conquistas de algumas cidades em competições de âmbito estadual. Entre os destaques:…

Continuar lendo

Jundiaí

Pracinha da Cultura, em Jundiaí, recebe o projeto “Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil”

Voltado crianças da educação infantil e do ensino fundamental I, projeto foca em difundir histórias e contos populares brasileiros

Publicado

em

Pracinha da Cultura no Vista Alegre
Pracinha da Cultura do Vista Alegre foi palco do evento promovido pela Cultura de Jundiaí. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última terça-feira, dia 14, a Pracinha da Cultura do Vista Alegre recebeu o projeto "Tradição Viva: Histórias e Lendas do Brasil", que trouxe à vida contos populares e lendas brasileiras, com Sueli Patelli ,escritora de livros infantis, professora de Literatura e contadora de histórias. A iniciativa, promovida pela Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí (UGC), através da Biblioteca…

Continuar lendo
Publicidade