Cultura de Jundiaí divulga oficinas gratuitas de programa estadual para abril
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Cultura de Jundiaí divulga oficinas gratuitas de programa estadual para abril

As inscrições já estão abertas e as oficinas serão realizadas com aulas ao vivo, pelas plataformas Google Meet ou Zoom

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As inscrições acontecerão via internet.(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em apoio à iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a Unidade de Gestão da Cultura de Jundiaí (UGC) divulgou, nesta quarta-feira (16), as vagas para abril do programa estadual de Oficinas Culturais.

As inscrições já estão abertas e as oficinas serão realizadas com aulas ao vivo, pelas plataformas Google Meet ou Zoom e os participantes deverão ter no mínimo 16 anos.

Confira a programação oferecida pela Secretaria de Cultura:

Oficina de Escrita de Projetos Culturais (50 vagas por turma)

  • Coordenação: Amanda Prado
  • Datas e horários:
  • Turma E: 2, 3, 9 e 10/4 – aos sábados e domingos – das 9h às 11h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Turma F: 4, 5, 6 e 7/4 – segunda, terça, quarta e quinta-feira – das 19h às 21h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Turma G: 11, 12, 13 e 14/4 – segunda, terça, quarta e quinta-feira – das 14h às 16h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Turma H: 25, 26, 27 e 28/4 – segunda, terça, quarta e quinta-feira – das 19h às 21h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Inscrições: até o preenchimento das vagas
  • Seleção: primeiros inscritos
  • Plataforma: Google Meet
  • Esta oficina abordará os principais fundamentos para formatação de projetos culturais, como descrição de objetivos e justificativas, organização de cronograma e orçamento tendo como base ProAC Editais – programa de fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Oficina para Inscrição de Projetos nas Leis de Incentivo à Cultura (50 vagas por turma)

  • Coordenação: Eva Laurenti
  • Turma A: 4, 6, 11 e 13/4, das 18h30 às 20h30 – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Turma B: 20, 25, 27 e 29/4, das 14h às 16h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Inscrições: até o preenchimento das vagas
  • Seleção: primeiros inscritos
  • Público-Alvo: Interessados maiores de 16 anos
  • Plataforma: Zoom
  • A oficina abordará os principais fundamentos para formatação de projetos culturais para inscrição na Lei Federal de Incentivo à Cultura e no ProAC ICMS – Programa de Fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Elaboração e Gestão de Projetos Culturais e Negócios Criativos (50 vagas por turma)

  • Coordenação: Elenor Júnior Cecon
  • Turma 1: 5, 7 e 12/4, das 14h às 16h40 – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Turma 2: 25, 26, 27 e 28/4, 10h às 12h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Inscrições: até o preenchimento das vagas
  • Seleção: primeiros inscritos
  • Público-Alvo: Interessados maiores de 16 anos
  • Plataforma: Zoom
  • A atividade tem como intenção orientar os participantes para o desenvolvimento de projetos culturais e negócios criativos, alinhados ao seu fazer já em prática. Objetiva-se que ao final dos encontros os participantes estejam aptos a elaborar seu projeto cultural e impulsionar o seu negócio criativo partindo de suas experiências individuais e em conformidade às leis e programas de incentivo à cultura.

Literatura em Ação: Oficina de Criação e Introdução à Dramaturgia (40 vagas)

  • Coordenação: Paula Autran
  • Datas e horários: 4, 6, 11 e 13/4 – das 18h30 às 20h30 – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Inscrições: até o preenchimento das vagas
  • Seleção: primeiros inscritos
  • Público-Alvo: Interessados maiores de 16 anos
  • Plataforma: Zoom
  • Esta oficina versará sobre a linguagem dramatúrgica, as ferramentas básicas para a escrita teatral, e a prática dessa escrita. Serão realizados exercícios práticos de escrita, leitura e análise de peças teatrais, de diferentes épocas, gêneros e formatos, para que os participantes possam entrar em contato com a diversidade da escrita teatral ao longo do tempo.

Oficina: Ateliê das Cores – O Desenho e as Cores (30 vagas)

  • Coordenação: Soraya Lucato
  • Datas e horários: 5, 7, 12 e 14/4 – das 10h às 12h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Inscrições: até o preenchimento das vagas
  • Seleção: primeiros inscritos
  • Público-Alvo: Interessados maiores de 16 anos
  • Plataforma: Zoom
  • Materiais necessários: Papel canson ou cartolina; guache; pincéis; potinhos; pano pequeno; água; caneta ou lápis grafite.
  • A oficina tem por objetivo levar o conhecimento das vibrações e potencialidades das cores no cotidiano, a intenção é refletir sobre a preferência de algumas cores, o impacto delas nas emoções e como tirar o estigma e ressignificar determinadas cores. Por meio da expressão livre do desenho e do uso de materiais simples como guache e aquarela será possível vivenciar o poder das cores em nossas vidas.

Oficina: Crítica Cinematográfica (60 vagas)

  • Coordenação: Cyntia Calhado
  • Datas e horários: 4, 7, 11 e 14/4 – das 14h às 16h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Inscrições: 14/3 até o preenchimento das vagas
  • Seleção: primeiros inscritos
  • Público-Alvo: Interessados maiores de 16 anos
  • Plataforma: Zoom
  • Materiais necessários: Interessados na realização de críticas audiovisuais e em projetos de pesquisa para a pós-graduação. Estudantes, graduados ou educadores das áreas de Arte, Comunicação, Design, Cinema e Audiovisual.
  • Com a popularização da crítica de cinema em formato de vídeo no Youtube, a análise de filmes ganhou maior visibilidade e interesse das pessoas. O objetivo desta oficina é abordar os elementos constitutivos de uma crítica audiovisual, de curta-metragem, longa ou série. Apresentaremos técnicas de análise do conteúdo do filme e de seus aspectos de linguagem. Utilizaremos filmes nacionais como estudo de caso.

Clube de Leitura – Panorama do Conto Italiano (60 vagas)

  • Coordenação: Valentina Cantori
  • Datas e horários: 5/4 a 24/5 – terças-feiras – 18h30 às 20h30 – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Inscrições: até o preenchimento das vagas
  • Seleção: primeiros inscritos
  • Público-alvo: Aberto a todos os públicos.
  • Plataforma: Zoom
  • Neste Clube de leitura será apresentada a tipologia narrativa do conto e sua relação com a literatura italiana, partindo das origens para chegar até o século XX. Concisão, agilidade de linguagem e brilho inventivo caracterizaram ao longo dos séculos os grandes contos da literatura: partindo das origens, será apresentada como nasce essa forma textual e quais são as tipologias que a precedem; será discutida a relação entre escrita e oralidade, na fricção que se gera entre tradição e inovação. Serão abordados autores e autoras que deixaram importantes contribuições para o conto italiano, mantendo sua especificidade e, ao mesmo tempo, promovendo a linguagem universal da literatura (Boccaccio, Basile, Verga, Deledda, Pirandello, Svevo e Moravia, entre outros).

Palestra: Tudo sobre Funk – Histórias e Trajetórias Femininas (60 vagas)

  • Coordenação: Renata Prado
  • Data e hora: 5/4, das 18h30 às 20h30 – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Inscrições: até o preenchimento das vagas
  • Seleção: primeiros inscritos
  • Público-alvo: Aberto a todos os públicos.
  • Plataforma: Zoom
  • Em meados dos anos 70, o Soul Funk invadiu terras Brasileiras e conquistou a população negra que habitava os morros do Rio de Janeiro. A musicalidade do Funk Americano foi tão marcante para essa população, que foi criado o Funk Carioca. Esta palestra visa destacar a historicidade do movimento funk, além de ressaltar a importância das mulheres e das crianças dentro desta cultura que hoje é reconhecida como fenômeno cultural em grande parte das periferias no Brasil.

Palestra: O que é Funk? Valor Social, Cultural e Musical (60 vagas)

  • Coordenação: Thiago Souza
  • Data e hora: 7/4, às 14h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Inscrições: até o preenchimento das vagas
  • Seleção: primeiros inscritos
  • Público-alvo: Interessados no tema, a partir de 16 anos.
  • Plataforma: Zoom
  • Por que precisamos tanto falar do valor do Funk? Será que precisamos falar do valor da Música Clássica? Ou a Música Clássica já tem um valor dado como absoluto e inquestionável enquanto o Funk é visto como uma forma de Arte inferior? Vamos olhar para o Funk com outros olhos?

Oficina: Acessibilidade Criativa nas Artes (20 vagas)

  • Coordenação: Pedro Orlando, Karen Montija, Estela Lapponi
  • Datas e horários: 7/4, das 18h30 às 21h30 – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Inscrições: até o preenchimento das vagas
  • Seleção: primeiros inscritos
  • Público-Alvo: Artistas e profissionais da cultura.
  • Plataforma: Zoom
  • Esta atividade busca expor um repertório e reflexão sobre diferentes maneiras de se elaborar a acessibilidade dentro de um projeto cultural de maneira criativa e tem o intuito de mostrar um panorama de possibilidades de acessibilidade integrada ao trabalho da curadoria, do educativo, da audiodescrição e do próprio processo dos artistas. Por meio de uma mostra de experiências e repertórios dos coordenadores, os participantes terão referências a possibilidades de elaboração da acessibilidade de maneira expandida, refletindo sobre o impacto de sua utilização num local de criação e não apenas de inclusão, pensando majoritariamente no público com deficiência, para além da acessibilidade física-espacial, mas também na acessibilidade estética, que abarque a todos dentro de suas necessidades e conhecimentos.
  • Esta atividade terá tradução em LIBRAS.

Palestra: Filme de Herói ainda é Arte? Um debate sobre cinema e indústria (60 vagas)

  • Coordenação: Thiago Neres
  • Datas e horários: 8/4 – sexta-feira – 14h às 16h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Inscrições: 14/3 até o preenchimento das vagas
  • Seleção: Primeiros inscritos
  • Público-Alvo: interessados em geral
  • Plataforma: Zoom
  • O que significou para o mercado internacional de cinema a ascensão dos filmes de super-herói dos anos 2000 em diante? O Boom das Franquias com 5, 6 filmes é um reflexo? Como esses filmes afetam produtores brasileiros de cinema? É possível contar histórias muito parecidas usando a tal “Fórmula Marvel” e ainda manter o valor artístico do filme? A forma como esses filmes passaram a preencher os calendários dos estúdios e a maioria das salas de cinema mundo afora levantou uma série de debates dentro da comunidade cinematográfica sobre o valor artístico desses blockbusters, o tipo de público que eles formam e mesmo a qualidade dos filmes que vêm sendo feitos. Nesta oficina vamos debater todas essas questões e tentar ampliar o debate analisando os argumentos dos cineastas, o contexto e o crescimento da formação da indústria cinematográfica hollywoodiana para se tornar o que é hoje.

Oficina de Colagem Poética (30 vagas)

  • Coordenação: Sofia Lemos
  • Datas e horários: 19, 20, 26 e 27/4 – das 10h às 12h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Inscrições: até o preenchimento das vagas
  • Seleção: primeiros inscritos
  • Público-Alvo: Interessados maiores de 16 anos
  • Materiais necessários: papel (branco e colorido), tesoura, cola, revistas, livros e jornais.
  • Plataforma: Zoom
  • Esta oficina pretende mesclar a colagem e a literatura por meio de quatro grandes poetas brasileiras: Hilda Hilst, Clarice Lispector, Conceição Evaristo e Angélica Freitas. Cada encontro terá́ uma poeta como cerne do debate cujo participante irá recortar o universo literário, de maneira a ressignificar a poética escrita e transportá-la para a arte visual por meio da técnica da colagem. Assim, possibilita-se ao participante – com o uso de instrumentos cotidianos como papel, tesoura e cola – aflorar sua criatividade e experimentar novas interpretações do mundo, com o apoio da técnica do recorte.

Palestra: Cultura e Públicos (30 vagas por turma)

  • Coordenação: André Fonseca
  • Datas e horários:
  • Turma A: 11/4 – das 18h30 às 21h30 – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Turma B: 13/4 – das 14h às 17h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Inscrições: até o preenchimento das vagas
  • Seleção: primeiros inscritos
  • Público-Alvo: Pessoas que atuam na área cultural como artistas, pesquisadoras, produtoras, gestoras, curadoras ou como integrantes de equipes de espaços culturais e grupos artísticos.
  • Plataforma: Zoom
  • Esta palestra abordará alguns pontos essenciais para atividades culturais conseguirem estabelecer uma conexão e proximidade maior com seus públicos. Propondo uma reflexão sobre as relações entre cultura e públicos e trazendo elementos para que os participantes possam pensar em estratégias de aproximação com seus públicos.

O que é Fotografia de Rua? Dicas essenciais para fotografar nas ruas (60 vagas por turma)

  • Coordenação: Maneco Magnesio
  • Data e horário:
  • Turma A: 12/4, terça-feira – das 18h30 às 21h30 – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Turma B: 18/4, segunda-feira – das 14h às 17h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Inscrições: até o preenchimento das vagas
  • Seleção: primeiros inscritos
  • Público-Alvo: Fotógrafos profissionais ou amadores. Público interessado pelo tema.
  • Plataforma: Zoom
  • A proposta da palestra é abordar os princípios básicos da Fotografia de Rua na forma de um breve manual. Com dicas essenciais para fotografar nas ruas, equipamentos mais indicados, sua origem dentre as demais vertentes da fotografia, suas referências principais durante os séculos XX e XXI e ainda um panorama geral sobre a legislação que rege, no Brasil, as possíveis abordagens para fotografar pessoas, lugares públicos e privados, posicionamento ético do fotógrafo, além da relação de direito do autor e de uso de imagem, nas suas publicações em redes sociais, livros, entre outras.

Oficina: Eu me conto mas não me basto (15 vagas)

  • Coordenação: Valéria Rocha
  • Datas e horários: 18, 20, 25 e 27/4 – das 18h30 às 20h30 – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Inscrições: 14/3 a 28/3
  • Seleção: Análise da ficha de inscrição
  • Público-Alvo: interessadas(os) em geral, maiores de 16 anos, que desejem aprender formas de narrar e construir uma história, em especial histórias autobiográficas.
  • Plataforma: Zoom
  • As(os) participantes serão convidadas(os) a experimentarem a arte de narrar histórias, em especial histórias autobiográficas. Para isso, traremos uma série de provocações que possam ajudar cada pessoa da turma a encontrar sua forma de contar histórias: como usar o olhar, a voz e o corpo para fortalecer a história que queremos contar? Como ser generosa (o) com quem nos escuta e com minha história? Qual a importância de se narrar histórias autobiográficas? Por que compartilhar minhas narrativas com outras pessoas? Como fazer do ato de contar histórias autobiográficas um ato de partilha e escuta, um ato que vá na contramão do espaço do puro ego e exibicionismo, espaço tão comum nos nossos dias e fortemente enaltecido pelas redes sociais? Nesse sentido, a oficina também visa pesquisar o ato de ouvir: como eu me coloco para escutar a história da outra pessoa, verdadeiramente escutar, afastando de mim os julgamentos precoces, afastando a escuta ansiosa (que enquanto escuta já pensa na resposta).

Oficina: Tambores – A conexão do Sagrado e do Profano (40 vagas)

  • Coordenação: Beto Oliveira
  • Datas: 18, 20, 25 e 27/4, das 18h30 às 20h30 – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Inscrições: até o preenchimento das vagas
  • Seleção: primeiros inscritos
  • Público-alvo: interessados em conhecer ou aprimorar-se sobre a história musical percussiva brasileira, através dos tambores de couro.
  • Plataforma: Zoom
  • A atividade apresenta, de maneira prática, um amplo conhecimento sobre os tambores que povoam nossa cultura, com toda a sua história, cantos e levadas básicas dos tambores de couro. Serão abordados temas como a origem, as referências musicais, os instrumentos presentes em cada grade rítmica e a execução básica prática de cada instrumento individual dentro dessas manifestações culturais brasileiras.

Palestra: O acervo de Mário de Andrade, a criação do escritor- pesquisador (30 vagas)

  • Coordenação: Aline Novais
  • Data: 19/4, das 14h às 16h – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Inscrições: até o preenchimento das vagas
  • Seleção: Primeiros inscritos
  • Público-alvo: Interessados em arte e cultura brasileira
  • Plataforma: Zoom
  • A palestra on-line visa apresentar o acervo de Mário de Andrade que está sob guarda do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) desde 1968. A partir da exposição de imagens do rico e heterogêneo conjunto, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), intenciona-se discutir o rigor investigativo e a pulsante criação literária de um dos mais importantes escritores brasileiros do século XX.

Palestra: Teatro e Literatura – Processos de Criação (40 vagas)

  • Coordenação: Daniela Schitini
  • Datas e horários: 26/04 – das 18h30 às 20h30 – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Inscrições: até o preenchimento das vagas
  • Seleção: primeiros inscritos
  • Público-Alvo: Jovens e adultos a partir de 16 anos, que tenham interesse em teatro e literatura, estudantes, professores, artistas, amadores e profissionais e público em geral interessado em teatro e literatura.
  • Plataforma: Zoom
  • Nessa palestra a atriz e dramaturga Daniela Schitini vai compartilhar com o público as experiências vivenciadas em espetáculos criados a partir de materiais literários. Abordará processos de criação e procedimentos que tragam pistas sobre a questão: como transformar a literatura em matéria prima para a cena teatral; revelará também os diversos processos de criação de espetáculos inspirados na literatura, onde atuou como atriz. Ao final da palestra serão propostos alguns exercícios e haverá conversa com o público.

Encontros Líricos com La Traviata, de Giuseppe Verdi (50 vagas)

  • Coordenação: Sergio Casoy
  • Datas e horários: 27 e 28/4, quarta e quinta-feira, das 18h30 às 20h30 – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Inscrições: até o preenchimento das vagas
  • Seleção: primeiros inscritos
  • Público-Alvo: interessados
  • Plataforma: Zoom
  • O formato denominado “Encontro Lírico” consiste em, tomando uma determinada ópera como tema, discorrer sobre suas origens e detalhes que envolvem sua criação – apoiada por exibição de imagens via Power Point – e a em seguida exibir e comentar, em vídeo, seus trechos mais significativos, retirados de várias produções daquela ópera para que os alunos possam, além de se familiarizar com o canto, comparar e constatar às várias possibilidades de produção teatral que um mesmo tema pode oferecer. Com Sergio Casoy, professor e pesquisador de música lírica, apresentador do programa “Bravo”, da Rádio Cultura FM (SP) e autor de “A invenção da ópera” e “Ópera de outros cantares”.

Oficina de Criação para Corpos Dissidentes (20 vagas)

  • Coordenação: Renata Carvalho
  • Datas e horários: 19/4 – das18h30 às 21h30 – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
  • Inscrições: até o preenchimento das vagas
  • Seleção: Primeiros inscritos
  • Público-Alvo: Corpos dissidentes (LGBTQIA+, pretos, gordos, originários, pessoas com deficiência…)
  • Plataforma: Zoom
  • Esta oficina é voltada para corpos dissidentes que estejam desenvolvendo uma pesquisa artística a partir do seu corpo e/ou queiram debatê-lo. Partindo da subjetividade e vivência de cada corpo para dialogar/trocar/ experimentar com outros corpos que escapam da norma. Esta atividade buscará potencializar as criações artísticas auxiliando no processo de pesquisa, de escrita, técnicas de interpretação, o corpo cênico e poético e o mito do corpo neutro do artista. A oficina também propõe um partilhamento interseccional sobre temas como representatividade, construções sociais, o imagético social do senso comum, estereótipos, arquétipos, narrativas viciadas e recreativas nas artes.

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