Chega a 100 o número de mortes confirmadas no Rio Grande do Sul
Connect with us

Brasil

Chega a 100 o número de mortes confirmadas no Rio Grande do Sul

Chuvas deixam mais de 163 mil desabrigados e 63,7 mil desalojados

Published

on

Atualizado há

Visão aérea de Porto Alegre - RS alagada
Defesa Civil monitora áreas de risco e orienta população a seguir planos de contingência (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

Já chega a 100 o número de pessoas mortas em consequência das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul ao longo da última semana. Segundo a Defesa Civil estadual, quatro óbitos estão sendo investigados para determinar se, de fato, foram causados por efeitos adversos das chuvas, como enxurradas, enchentes, inundações, deslizamentos e desmoronamentos.

De acordo com a Defesa Civil, há ao menos 128 pessoas desaparecidas em todo o estado. O boletim divulgado ao meio-dia desta quarta-feira (8) informa que cerca de 1,45 milhão de pessoas já foram afetados pelas consequências das chuvas em 417 municípios gaúchos.

Conforme o boletim, há 163.720 desalojados – pessoas que tiveram, em algum momento, que buscar abrigo nas residências de familiares ou amigos. Muitas delas esperam o nível das águas baixar para voltar para casa. E 66.761 pessoas ficaram desabrigadas, ou seja, sem ter para onde ir, precisaram se refugiar em abrigos públicos municipais. Ao menos 372 pessoas se feriram.

Meteorologistas preveem que parte do estado deve voltar a ser atingido por chuvas intensas e fortes rajadas de vento a partir de hoje. Segundo o Centro de Hidrografia da Marinha, a faixa litorânea entre as cidades de Chuí, no Rio Grande do Sul, e Laguna, em Santa Catarina, pode ser afetada pela passagem de uma frente fria, com ventos de até 88 quilômetros por hora.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para que pessoas resgatadas de áreas atingidas pelas chuvas não retornem a estes locais. “O solo dessas localidades ainda está instável, com o terreno alagado e perigo de deslizamentos”, disse a tenente Sabrina Ribas, da comunicação da Defesa Civil.

Quanto às chuvas previstas para começar hoje, Sabrina destacou que o alerta continua, especialmente da metade para baixo da Laguna dos Patos. “Em toda situação em que for identificado algum risco para a população, articularemos com o Poder Público municipal para que [as prefeituras] adotem as medidas previstas nos planos de contingências. Às vezes, há uma certa resistência [de parte da população, que não quer sair de casa], mas temos trabalhado para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de não se colocarem em situação de risco e ficarem atentas aos alertas.”

Com informações da Agência Brasil

Brasil

Mitos sobre comunicação em apps de relacionamentos e bate-papos por vídeo: o que é verdade e o que é falso?

Published

on

Foto: Freepik

Não se pode negar que hoje o namoro online se tornou uma parte importante da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Eles ajudam a expandir o círculo social, procurar pessoas interessantes e pessoas com ideias semelhantes, fazer amizades e até encontrar o verdadeiro amor. Tudo isso é incrível! Mas, ao mesmo tempo, existem muitos mitos sobre o…

Continue Reading

Brasil

Nova lei em SP regulamenta venda de cães e gatos e proíbe exposição em vitrines

O projeto ainda define maio como o “Mês da Saúde Animal” no calendário do estado de São Paulo. Saiba mais.

Published

on

Três filhotes de cachorro brancos atrás de grades
A proposta é de autoria do governador Tarcísio de Freitas (Foto: Canva)

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, na última quarta-feira (12), um projeto de lei que regulamenta a venda de cães e gatos em todo o estado. Assim, a proposta, de autoria do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), segue para sanção do próprio. Medidas para garantir o bem-estar animal A proposta estabelece diversas medidas para garantir o…

Continue Reading

Brasil

El Niño se despede e dá lugar ao La Niña: previsão é de inverno moderado

Especialistas apontam para aumento de chuvas no Norte e Nordeste, e tempo mais seco no Sul; mas no geral, há tendências de calor

Published

on

Sol em céu azul com poucas nuvens
Foto: Canva

O El Niño, que elevou as temperaturas em todo o país nos últimos meses, finalmente chegou ao fim, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fenômeno, caracterizado pelo aquecimento maior ou igual a 0,5°C das águas do Oceano Pacífico, teve impacto significativo no clima brasileiro. Como resultado, houve aumento das temperaturas, intensificação das ondas de calor, secas severas no…

Continue Reading

Brasil

Prazo para alistamento militar termina em 30 de junho

Inscrição pode ser feita online ou presencial; em Jundiaí, o endereço é Rua São Jorge, 28, na Vila Boaventura

Published

on

Soldados brasileiros marchando
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os jovens brasileiros do sexo masculino, nascidos em 2006, têm até o dia 30 de junho para fazerem o alistamento militar. Atenção, pois o alistamento é obrigatório e a multa para quem não cumprir o prazo, segundo o Art.176.1, é de R$ 6. Realização do alistamento militar O alistamento pode ser feito de duas maneiras: Online: pelo site do Exército…

Continue Reading

Brasil

Governo de SP registra aumento de 135% em autuações contra balões

Os balões são um dos principais causadores de incêndios em vegetação, colocando em risco áreas de conservação ambiental, animais silvestres e a segurança da população.

Published

on

Caminhonete da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo em uma área rural, carregando diversos balões desinflados e amassados na caçamba.
Foto: Governo do Estado de São Paulo

A soltura de balões, embora pareça uma tradição inofensiva, na verdade é um crime ambiental com graves consequências. No Estado de São Paulo, o número de infrações por soltura de balões vem crescendo de forma alarmante. Nos cinco primeiros meses de 2024, a polícia aplicou 40 autos de infração, um aumento de 135% em relação ao mesmo período do ano…

Continue Reading