Dia da Mulher: agência de Jundiaí transforma histórias de violência de gênero em websérie
Conecte-se conosco

Jundiaí

Dia da Mulher: agência de Jundiaí transforma histórias de violência de gênero em websérie

Cada funcionária da agência leu uma carta de denúncia sobre violência contra a mulher e dividiu relatos em episódios emocionantes

Publicado

em

Central das Mulheres - Agência io!
A Agência io! contou com o apoio da CEMP (Centro de Estudos Maria Padilha) - Foto: Reprodução/ Agência io!

Todo oito de março é lembrado como o Dia Internacional da Mulher, com diversas campanhas criadas para homenagens ou apontamento de problemas sociais enfrentados por elas. É nesta linha que a agência de publicidade io, de Jundiaí, trouxe em 2021 a campanha Central das Mulheres, que busca dar voz às vítimas de violência de gênero.

“Ter um propósito bem definido contribui para gerar campanhas como a Central das Mulheres. Na Agência io!, definimos que vamos sempre ter orgulho de oferecer estratégia criativa e, nesta ação, conseguimos envolver nosso time de mulheres para impactar um tema relevante”, comenta Paloma Cremonesi, diretora de Criação da agência.

A ideia foi gravar oito vídeos, em que cada funcionária da agência leria uma carta, escrita por outra mulher que já sofreu violência de gênero – seja física, moral, sexual, psicológica, patrimonial ou política.

“Nesta primeira iniciativa para o Dia Internacional das Mulheres, a io! buscou um propósito que promovesse a equidade de gênero”, explica Paloma.

Os relatos emocionantes começaram a ser divulgados exatamente oito dias antes do 8 de março, quando foi divulgada a última carta. Ao final das publicações, todo o conteúdo será utilizado para criar uma produção ainda maior: um webdocumentário com a união de todas as histórias.

A Agência io contou com a parceira do CEMP (Centro de Estudos Maria Padilha), uma entidade que produz e analisa estudos relacionados a gênero, cidadania e diversidade na região de Jundiaí.

“O que nos motiva é trabalhar com a ciência e os recursos, obtendo dados confiáveis para pautar e impactar a produção de políticas públicas”, destaca Thuany Figueiredo, coordenadora do CEMP. “Nossa missão é realizar estudos sobre gênero, diversidade e cidadania, além de promover atividades que impactem positivamente a vida de grupos minoritários. Nossos valores são: inclusão, diversidade, rigor analítico, cidadania e direitos humanos”.

Temas relevantes e importantes

As histórias de violência de gênero transmitidas através dos vídeo abrangem situações diversas e todas igualmente tocantes. Uma das funcionárias da agência, Pâmela Palharin (24), recebeu e leu a carta de uma mulher gorda que sofreu violência de gênero devido ao seu corpo.

“O relato detalha desde cenas de opressão sofrida no ambiente familiar, a falas gordofóbicas que ela sofreu dentro do ambiente de trabalho. Muitas vezes, essas situações fizeram ela acreditar que não poderia ter uma vida ‘normal’, como casar e ter filhos e tudo por conta do seu corpo”, explica Pâmela.

Mesmo não tendo passado por uma situação parecida com o relato, a história trouxe reflexões importantes para a jovem publicitária.

“Essa história me fez refletir bastante sobre como a sociedade vê a pessoa gorda, acreditando que o peso está relacionado a saúde, quando na verdade nossos corpos são diferentes. Uma parte que mexeu comigo foi a que ela relata que os lugares não são pensados para pessoas gordas, seja corredores, bancos de ônibus ou até mesmo o cinto de segurança. A gordofobia não acontece só na fala/pensamento, mas está explícito nos mais diversos ambientes.”

Extensões da campanha

Para acrescentar mais conteúdo relevante ao material, a agência desenvolveu um site, com informações importantes e dados sobre a violência de gênero, Lei Maria da Penha, e ainda um formulário para uma pesquisa sobre o tema. [clique aqui para conferir]

“Tema relevante, sim. Tema necessário, mais ainda. Tema que está em evidência graças a iniciativas como essa que, hoje, temos orgulho de apresentar a toda a nossa comunidade. E queremos mais. Participe você também”, convida a Diretora de Criação.

Assista o episódio da primeira carta:

 

Dados preocupantes

De acordo com informações da ONU Mulheres, a chegada do novo coronavírus agravou significativamente a “pandemia invisível”, que são os casos de violência contra a mulher no mundo todo.

“O confinamento está promovendo tensão e tem criado pressão pelas preocupações com segurança, saúde e dinheiro. E está aumentando o isolamento das mulheres com parceiros violentos, separando-as das pessoas e dos recursos que podem melhor ajudá-las.”

Mas o problema não está apenas na pandemia do novo coronavírus. Segundo estudo divulgado pela instituição, no ano anterior à pandemia, 243 milhões de mulheres – entre 15 e 49 anos – sofreram violência física ou sexual, causada por um parceiro íntimo, ou seja, dentro de casa.

Dados da segunda edição do estudo Estatísticas de Gênero do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE), mostraram que, em 2019, apenas 54,5% das mulheres faziam parte da força de trabalho no Brasil. Para os homens, esse número saltou para 73,7%. A força de trabalho é representada por todas as pessoas que estão empregadas ou procurando emprego.

“No Brasil, em 2019, as mulheres dedicaram aos cuidados de pessoas ou afazeres domésticos quase o dobro de tempo que os homens (21,4 horas semanais contra 11 horas). Embora na Região Sudeste as mulheres dedicassem mais horas a essas atividades (22,1 horas), a maior desigualdade se encontrava na Região Nordeste”, mostrou o estudo.

A Central de Atendimento à Mulher – disque 180 – está disponível diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados.

Jundiaí

Luchini Chevrolet realiza campanha em prol do Grendacc

Publicado

em

Por

O Grupo Luchini está completando 80 anos e, em comemoração, a Concessionária Luchini Chevrolet está realizando uma campanha em prol do Grendacc - Hospital da Criança. A ação consiste em vender 200 cotas de consórcio até o dia 31/8 e ao alcançar o número, um veículo Chevrolet Onix RG 2024 será doado ao hospital.

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí intensifica combate à dengue com novas ações e mobilização da comunidade

O Município acumula 15.154 casos positivos de dengue, com seis mortes causadas pela doença. Veja como prevenir.

Publicado

em

Por

Entre as ações, a Prefeitura realiza coletas extras de inservíveis (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Comitê Intersetorial de Prevenção e Combate à Dengue de Jundiaí se reuniu nesta semana para monitorar o cenário e as ações de enfrentamento da doença. O Município acumula 15.154 casos, com seis mortes. Participaram representantes de todas as Unidades de Gestão, da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), da Defesa Civil e o vereador Cícero Camargo da Silva (Cícero…

Continuar lendo

Jundiaí

Campanha de Dia das Mães: Maxi Shopping Jundiaí anuncia ganhador de carro 0km

O shopping sorteou um carro T-Cross 1.0 Turbo 200 TSI. O sorteio foi realizado na última quarta-feira, dia 15/5/24 pela Extração da Loteria Federal.

Publicado

em

Foto: Maxi Shopping Jundiaí

Esse Dia das Mães foi bastante especial para Evandro Paolo Zaccheo, que participou da Campanha do Maxi Shopping Jundiaí. Ele foi contemplado com um T-Cross 1.0 Turbo 200 TSI. O sorteio foi realizado na última quarta-feira, dia 15 de maio, pela Extração da Loteria Federal nº 5866. A apuração aconteceu ontem (16), confirmando o número da sorte, 7-82214. Foto: Maxi…

Continuar lendo

Jundiaí

Criatividade nos negócios: Jundiaí Empreendedora oferece oficina gratuita para empresárias

Durante esta oficina, as participantes começarão a organizar suas ideias e a demonstrá-las de forma fácil e descomplicada. Veja como participar.

Publicado

em

A oficina acontecerá no dia 5 de junho (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Jundiaí Empreendedora, em parceria com o Sebrae, oferece a oficina gratuita “Seja uma empresária criativa no mundo dos negócios”. A oficina, aberta a todas as empreendedoras, acontecerá no dia 5 de junho, às 13h, no Espaço Jundiaí Empreendedora. “Cidade boa é aquela que gera emprego e renda para as pessoas que vivem aqui e ajudam no crescimento do nosso…

Continuar lendo

Jundiaí

JundiaíShopping entrega carro 0km para ganhadora do sorteio de Dia das Mães

“Essa foi a primeira vez que ganhei um sorteio na vida”, comemorou Tatiana, vencedora do sorteio e nova dona de um Volkswagen Taos Confortline 0km.

Publicado

em

A imagem mostra uma família de quatro pessoas posando ao lado de um carro novo em um shopping. O grupo inclui um homem, uma mulher, uma menina e um menino.
O sorteio, que encerrou a promoção de Dia das Mães de 2024, foi realizado por meio da Loteria Federal da última quarta-feira (15) (Foto: Divulgação/JundiaíShopping)

A jundiaiense Tatiana Cristina é a feliz ganhadora de um automóvel Volkswagen Taos Confortline 0km. Tatiana ganhou o sorteio de Dia das Mães do JundiaíShopping com o número da sorte 7-82210. O sorteio, realizado através da Loteria Federal, aconteceu na última quarta-feira (15), com resultado confirmado na quinta-feira (16), de acordo com o que estava previsto no regulamento da promoção.…

Continuar lendo