Dia das Cidades: sustentabilidade e agenda de desenvolvimento são marcas da gestão de Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Dia das Cidades: sustentabilidade e agenda de desenvolvimento são marcas da gestão de Jundiaí

Jundiaí criou um Observatório para acompanhar esses e tantos outros indicadores que medem a qualidade de vida dos moradores e os principais fatores do desenvolvimento

Publicado

em

Atualizado há

Paço Municipal de Jundiaí
Sustentabilidade e agenda de desenvolvimento são marcas da gestão de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

No dia 31 de outubro é comemorado o Dia Mundial das Cidades. A data foi criada pela Assembleia Geral da ONU e é celebrada desde 2014. A data reforça a importância da urbanização sustentável, das questões climáticas, da inovação e da inclusão social para reduzir as desigualdades sociais.

As cidades são organismos vivos que estão em constante processo de transformação e, por isso, têm a oportunidade de corrigir erros e direcionar seu desenvolvimento para um caminho mais sustentável, capaz de gerar mais qualidade de vida para as pessoas, inclusão e resiliência para lidar com as mudanças climáticas.

Jundiaí criou um Observatório para acompanhar esses e tantos outros indicadores que medem a qualidade de vida dos moradores e os principais fatores do desenvolvimento. E olhando para esse painel, o jundiaiense tem motivos para comemorar essa data.

Em 2022, a cidade alcançou a 2ª colocação no ranking de Desenvolvimento Sustentável das cidades brasileiras (IDSC_Br), elaborado pelo Instituto Cidades Sustentáveis e que avaliou o desempenho dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Jundiaí é protegida pela Serra do Japi, que ocupa cerca de 35 mil hectares do território
Jundiaí é protegida pela Serra do Japi, que ocupa cerca de 35 mil hectares do território (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O caminho de desenvolvimento baseado na natureza protege e aprimora a biodiversidade e os ecossistemas urbanos, que sustentam os principais aspectos da economia local, o bem-estar e a resiliência de nossas comunidades.

O município é protegido pela Serra do Japi, que ocupa cerca de 35 mil hectares do território, e é classificada como Área de Preservação Ambiental (APA). Desde 2004, existe uma lei que preserva a Serra e estabelece os mecanismos de gestão do território e de proteção da sua biodiversidade.

Além disso, Jundiaí tem tradição na organização do seu território urbano. A cidade fez a última alteração do seu plano diretor em novembro de 2019, quando inovou ao estabelecer um capítulo exclusivo para tratar dos espaços utilizados pelas crianças na cidade e ao criar os planos de bairros.

Jundiaí tem Plano Diretor desde 1969, fator essencial para coordenar as ações que impactam na qualidade de vida da cidade e na sustentabilidade do seu crescimento. Recentemente, foram aprovados os planos municipal de mobilidade urbana e de habitação de interesse social.

Veja como foi a votação no 2° turno destas eleições em Jundiaí e região

O município também aprovou o primeiro Plano de Bairro para detalhar as ações que nortearão o desenvolvimento urbano do vetor Oeste. A Prefeitura ouviu as crianças e a comunidade para elaborar esse documento, que agora serve como um guia de prioridades para essa grande região, que tem desafios enormes para sua regularização fundiária, bem como para reduzir a pobreza e as desigualdades sociais.

A consolidação desses fatores e de outras ações e indicadores credenciaram o município ao primeiro lugar em padrão de vida no ranking das melhores cidades do Brasil 2022, elaborado pela Austin Rating, em parceria com a Editora Três e Revista IstoÉ.

“Jundiaí tem evoluído na sua gestão orientada para resultados e os indicadores mostram isso. O nosso crescimento urbano é feito aliado à sustentabilidade e ao investimento em novas tecnologias, para melhorar os serviços prestados à população e ampliar os programas direcionados para o desenvolvimento da infância na cidade”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Na dimensão econômica, Jundiaí é uma das principais cidades do país. No Observatório é possível aferir que o município está na 7ª posição entre as maiores economias do Estado de São Paulo e na 17ª colocação no ranking nacional. E, recentemente, a cidade ficou na 6ª colocação no ranking de Cidades Inteligentes e Conectadas, feito pela Connected Smart Cities, e conquistou o duplo A na escala de rating de longo prazo, elaborado pela agência de classificação de risco Austing Rating, que indica que a cidade está com suas finanças organizadas e tem boa capacidade de investimento nos setores sociais que promovem o desenvolvimento humano.

Jundiaí

Alunos de escola estadual em Jundiaí enviam cartas de apoio ao Rio Grande do Sul

Cerca de 40 alunos da Escola Estadual Doutor Antenor Soares Gandra escreveram cartinhas em solidariedade às vítimas das enchentes

Publicado

em

Recados reforçam a corrente de solidariedade do povo jundiaiense. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A superação de momentos de dificuldade torna-se mais fácil com a união das pessoas e a formação de uma grande corrente do bem. Em um exemplo inspirador, cerca de 40 alunos da Escola Estadual Doutor Antenor Soares Gandra, em Jundiaí, escreveram cartinhas com palavras de apoio e solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A iniciativa surgiu…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí terá semana com dias de sol e máxima de 30°C; confira a previsão do tempo

Publicado

em

Dia de sol

A nova semana em Jundiaí começa com expectativas de clima quente. De acordo com o Climatempo, a cidade terá sol todos os dias e possíveis chuvas no fim da semana. As temperaturas devem oscilar entre máximas de 29°C e mínimas um pouco mais frescas, de 17°C. Confira a previsão do tempo para os próximos dias: Segunda-feira (20) - Dia de…

Continuar lendo

Jundiaí

Maio Laranja: campanha de combate ao abuso e exploração infantil é realizada em Jundiaí

A ação “Faça Bonito” foi realizada na Escola Estadual Professor Luiz Rivelli, localizada na Vila Marlene

Publicado

em

Alunos foram orientados em todas as salas de aula da escola. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última sexta-feira (17), a Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social de Jundiaí (UGADS) promoveu a campanha do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) “Faça Bonito” na Escola Estadual Professor Luiz Rivelli, localizada na Vila Marlene. A iniciativa faz parte do Maio Laranja e tem como objetivo conscientizar sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual…

Continuar lendo

Jundiaí

Roque, assistente de palco de Silvio Santos, é internado em hospital de Jundiaí

Ícone do SBT passa por raio-x e aguarda ressonância para confirmar diagnóstico e tratamento.

Publicado

em

O assistente de palco foi levado ao Hospital Santa Elisa, onde passou por exames e aguardará ressonância magnética para confirmar o diagnóstico. (Foto: Reprodução/Instagram)

Roque, o icônico assistente de palco de Silvio Santos no SBT, de 87 anos, foi internado no último sábado, 19 de maio. O incidente ocorreu após Roque passar mal durante um almoço em família, sendo prontamente levado ao Hospital Santa Elisa, em Jundiaí. Exames de raio-X realizados no hospital revelaram um "pequeno sangramento no crânio frontal". Para aprofundar o diagnóstico…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí prioriza segurança e sustentabilidade com modernização da iluminação pública

A iniciativa contempla várias áreas, incluindo a Vila Hortolândia e a Colônia, com investimentos significativos em infraestrutura e segurança.

Publicado

em

Alameda Cesp iluminada após a instalação de 71 lâmpadas, em um investimento de R$ 547 mil (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Modernidade, sustentabilidade e segurança para Jundiaí A Prefeitura de Jundiaí segue avançando na modernização da iluminação pública da cidade, com a instalação de lâmpadas de LED em diversos bairros. A iniciativa, que visa garantir mais segurança, sustentabilidade e qualidade de vida para a população, já beneficiou mais de 4,4 mil pontos desde 2020. Alameda Cesp recebe investimento em iluminação Um…

Continuar lendo