Dia do Advogado: para jundiaienses, Direito é sinônimo de gratidão e de "fazer a diferença"
Conecte-se conosco

Jundiaí

Dia do Advogado: para jundiaienses, Direito é sinônimo de gratidão e de “fazer a diferença”

Uns mergulharam bem cedo e outros encontraram uma oportunidade de mudar de carreira. Confira as histórias!

Publicado

em

Atualizado há

Martelo e balança de advocacia
Neste 11 de agosto, os advogados reforçam o amor pela profissão (Foto: Arquivo Pessoal)

Hoje, 11 de agosto, é celebrado o Dia do Advogado e o Tribuna de Jundiaí ouviu dois profissionais com histórias bem diferentes, para compartilhar as experiências e amor pela advocacia.

20 anos de história e crescimento

Thábata Fernanda Suzigan escolheu ser advogada quando ainda era bem jovem. Hoje, com 20 anos na carreira, representa a classe como presidente da 33ª Subsecção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Jundiaí.

Quando ela escolheu a profissão, Thábata conta que não entendia o Direito como vê hoje. “Na verdade, nem imaginava a grandiosidade dessa profissão”.

Foto: Arquivo Pessoal

Desde então, ela já atendeu inúmeros clientes e viu muitas vidas mudarem com a ajuda dela. Não é nada fácil, a advocacia é uma carreira desafiadora mas, acima das dificuldades e barreiras, o sentimento de um caso concluído com sucesso é, entre muitos, de gratidão.

“São muitos casos, mas todos guardam uma importância e singularidade. É muito gratificante ver no final do processo que a Justiça para aquele caso específico foi feita”, destaca.

Assim, com talento e inteligência, Thábata foi subindo os degraus e hoje vê que tudo valeu a pena, quando sabe que o trabalho é reconhecido. “Todo início de carreira é difícil e na advocacia não é diferente: é árdua, doída, mas quando se faz com respeito e amor , inexiste a vaidade e as vitórias serão meras consequências”.

“Geralmente, dizemos que a ascensão é quando conseguimos ganhar dinheiro exercendo a profissão, mas para mim não foi só isso. Meu momento de ascensão foi quando passei a ser reconhecida profissionalmente“.

A sensação de gratidão ao final de cada dia se une a outro sentimento: “Amo ser advogada e amo estar hoje como representante de classe à frente da OAB Jundiaí”.

Protagonismo e mudança de carreira

Diferente de Thábata, Carlos Gustavo Leme Beraldi entrou na advocacia depois de uma carreira já consolidada no jornalismo. Ele conta que atuava como repórter em jornais impressos, mas o mercado começou a mudar e ele já não se via mais trabalhando na área.

Estudando sobre novas possibilidades de carreira, tinha uma coisa certa em mente: o objetivo sempre foi fazer a diferença na vida das pessoas.

“Enquanto atuava como repórter, o que mais me satisfazia eram as pautas relacionadas à ajudar alguém, como aquelas em que o Poder Público faltava com as obrigações na área da saúde, na educação. Como jornalista, expunha o problema na matéria e obtinha uma resposta positiva para a pessoa que necessitava. Isso era um prêmio para mim”, explica.

“Decidi fazer outra faculdade e optei pelo Direito porque queria continuar fazendo a diferença na vida das pessoas, buscando justiça. Só que agora, ao invés de mostrar o problema e pedir solução, eu mesmo a busco por meio do Poder Judiciário”.

No início da empreitada no Direito, Beraldi atuou em diversas áreas. Mas, acumulando alguns anos de experiência, se especializou na área cível, principalmente em ações imobiliárias, de proteção ao consumidor e área trabalhista.

Uma das mudanças que ele notou foi o método de trabalho. Enquanto no jornalismo atuava em conjunto com uma equipe que complementava o serviço, na advocacia o que prevalece é a ação individual.

“Como advogado, percebi que o Direito, em geral, se exerce muito mais sozinho, com as teses e petições, do que em parceria – embora tenha sempre meus conselheiros (amigos advogados) para dar uma visão diferenciada do problema”, relata.

“Outra mudança muito significativa trazida pela advocacia foi a paciência. Enquanto jornalista, a corrida para ser o primeiro a dar uma notícia era lei. Como advogado, aprendi a cumprir e utilizar os prazos processuais a favor do cliente, aguardar o melhor momento para uma manifestação no processo, traçar estratégia de defesa que, muitas vezes, vai contra àquela correria do jornalismo. Ou seja, a advocacia me tornou uma pessoa mais calma e emotivamente controlada“, destaca o profissional.

De acordo com ele, trocar de área de atuação mudou muito a vida. Mas isso não quer dizer que seja algo negativo. “Digamos que, assim como já foi com o jornalismo, estou em um compromisso sério com a advocacia”.

Jundiaí

Após a FENS, empreendedores comemoram “vida nova” nos negócios em Jundiaí

Explore como a FENS impulsiona o crescimento e a inovação entre empreendedores locais.

Publicado

em

A FENS tem sido uma verdadeira escola para os empreendedores locais (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A FENS (Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços de Jundiaí) se consolidou como uma verdadeira escola para os empreendedores locais, impulsionando o crescimento e a profissionalização de seus negócios. A quinta edição da feira, realizada em abril deste ano, evidenciou a evolução dos participantes, com 80,8% dos expositores relatando experiência prévia em eventos desse porte, um aumento significativo em relação…

Continuar lendo

Jundiaí

Voluntários de Jundiaí fazem a diferença na arrecadação de doações para RS

Descubra as formas de colaborar e os itens mais necessários para apoiar a campanha de solidariedade em Jundiaí.

Publicado

em

Por

Dolores e os amigos do tênis de praia estão engajados na arrecadação para o Rio Grande do Sul (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Desde o início da semana, a comunidade de Jundiaí tem se mobilizado em uma grande ação de solidariedade para auxiliar as vítimas da tragédia ambiental no Rio Grande do Sul. O Fundo Social de Solidariedade (Funss) tem sido o centro dessa iniciativa, recebendo doações e contando com a inestimável colaboração de dezenas de voluntários. Dedicação e amor ao próximo marcam…

Continuar lendo

Jundiaí

Requalificação viária no entorno das marginais da João Cereser avança em Jundiaí

Descubra como as novas obras transformam o trânsito e valorizam bairros locais.

Publicado

em

Por

Avenida Paulo Benassi está em obras e o prolongamento da via fará ligação com o Engordadouro (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Obras em andamento trazem melhorias para a mobilidade urbana nos bairros Engordadouro, Vila Hortolândia e Jardim Shangai A Prefeitura de Jundiaí, em parceria com o Governo do Estado, está promovendo a requalificação viária no entorno das marginais da rodovia João Cereser, nos bairros do Engordadouro, Vila Hortolândia e Jardim Shangai. As obras, que representam um investimento de R$ 30 milhões,…

Continuar lendo

Jundiaí

Hospital São Vicente promove evento especial para colaboradores no Parque da Cidade

Publicado

em

Brincadeiras e oficinas garantiram a diversão de todos (Foto: HSV)

Neste sábado (11), o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) deu início às celebrações do Dia do Profissional de Saúde e da Enfermagem com um evento festivo no Parque da Cidade de Jundiaí. Conhecido como “Dia da Família”, o evento contou com uma série de atividades lúdicas e educativas, visando proporcionar um dia de lazer e integração para…

Continuar lendo

Jundiaí

Doações no Fundo Social de Jundiaí retornam na segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Voluntários organizam doações no FUNSS de Jundiaí, preparando para enviar ao sul do país (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A recepção de doações às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, no Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) de Jundiaí, foi suspensa às 13h deste sábado (11) e retorna às 9h de segunda-feira (13). Devido ao grande volume de insumos, a suspensão é necessária para organização do fluxo e carregamento dos caminhões. Na manhã de hoje, dois veículos saíram…

Continuar lendo
Publicidade