Dia do Livro: Jundiaí tem programação especial, confira
Conecte-se conosco

Jundiaí

Dia do Livro: Jundiaí tem programação especial, confira

A Biblioteca traz ainda como novidade este ano uma programação fixa de atrações gratuitas voltadas para o público infantojuvenil.

Publicado

em

Atualizado há

Maria Luísa: leitura com livro impresso melhora a concentração (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Comemorado nacionalmente neste sábado (29), o Dia do Livro ainda é celebrado por muitos leitores, que, apesar das novas tecnologias, ainda preferem o impresso em detrimento às telas. Para essas pessoas e toda a população em geral, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) tem realizado diversas ações na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (Complexo Argos) e na Biblioteca da Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes) de fomento à leitura e à diversidade de programação cultural.

“Além do foco no estímulo à leitura, por meio de atividades e programações gratuitas baseadas em nosso amplo acervo, outras duas frentes de trabalho têm guiado a atuação da UGC para as bibliotecas, que são o fomento ao trabalho local, de artistas jundiaienses, e a programação cultural gratuita para os públicos infantojuvenil – pelo programa Cidade das Crianças – e adulto”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni.

Uma das iniciativas de divulgação do acervo é o Clube de Leitura com o Autor, que trabalha com o acervo do projeto “Leitura Itinerante”. Formado por obras adquiridas pela UGC por meio de editais da Lei emergencial Aldir Blanc, o acervo crescente é composto, em 90%, por autores jundiaienses.

Contação de histórias

Há ainda outras iniciativas com foco na divulgação do acervo, como a contação de histórias “Lê no Ninho”; “Leitura em Foco” e o “Leiturinha em Foco”, com a indicação deum autor por mês para adultos e crianças, respectivamente; as “Indicações Literárias”, com a sugestão de leitura por tema, que, em outubro, foi o Halloween; e a oficina de Escrita Literária, com a Tuka Vilhena.

Entre as prateleiras da Biblioteca, uma delas é destinada à divulgação das obras de autores jundiaienses (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A bibliotecária Michele Bueno explica a aquisição dos acervos de interesse do público. “Existe uma preocupação em manter atualizado nosso acervo de Literatura Contemporânea e, por isso, estamos sempre atentos às listas da Folha de S.Paulo e da revista Crescer, além dos resultados de Prêmios, como Jabuti, Oceanos e SP de Literatura. Somente este ano, por exemplo, já foram adquiridos mais de 400 novos títulos. Os leitores conseguem fazer suas sugestões e pedidos pela internet, mas a procura crescente por obras infantojuvenis, como mangás, por exemplo, é um indicador a que estamos atentos. Sem contar as listas de livros de vestibulares, como Fuvest e Unicamp, das quais temos todas as obras”.

Maria Luísa Dias, de 16 anos, é estudante do Ensino Médio e nesta semana realizou a sua segunda visita à Biblioteca Municipal desde que voltou do Rio de Janeiro, onde morou por dez anos. “Faz pouco mais de um mês que voltei e, nesta segunda visita, já vim com livros na cabeça para procurar. Gosto do tema ‘bruxaria’ e das obras da Agatha Christie. Já tentei ler no celular, mas só me distraí com as notificações das redes sociais. Com o livro impresso eu melhoro minha concentração e ainda leio em voz alta para treinar a dicção”, comentou.

Novidades

A Biblioteca traz ainda como novidade este ano uma programação fixa de atrações gratuitas voltadas para o público infantojuvenil aos finais de semana. A programação – de Teatro, Música e contação de histórias – é realizada sempre aos sábados, às 11h, e fazem parte do programa municipal Cidade das Crianças.

Outras novidades na Biblioteca são as exposições mensais, realizadas em dois espaços expositivos: a Galeria Jundiaí e o Espaço Sônia Cintra, além de uma nova exposição permanente da Gibiteca, montada inaugurada durante a 3ª Festa Literária de Jundiaí (FLIJ) e que traz páginas de edições da Revista Japy, do coletivo JundComics.

Pracinha da Cultura

Já a unidade do Vista Alegre conta, além de seu acervo com mais de 2,5 mil títulos, também com uma programação voltada para o público infantojuvenil, em horários que incentivam a participação do público que frequenta o equipamento cultural para sua programação de oficinas culturais gratuitas.

Uma das assíduas frequentadoras da Biblioteca da Pracinha é a Eloah Melo, de oito anos. “Às terças e quintas-feiras participo das oficinas de hip hop aqui na Pracinha e aproveito para visitar a Biblioteca, onde, além dos livros, sempre tem contação de histórias. Eu gosto daqui, pois posso desenhar, pintar, participar das atividades e emprestar livros”, comentou a pequena leitora, que, de todos os gêneros, diz o Terror ser o seu preferido.

Às terças-feiras, às 18h30, as arte-educadoras Rosana Congílio e Valquiria Malagoli realizam a Roda de Conversa e Leitura para o público infantojuvenil. Na sequência, por volta das 19h30, a Biblioteca sempre apresenta uma contação de história, que, em novembro, será com a companhia Grifo de Teatro.

Já às quintas-feiras, seguindo a programação de outubro, em novembro também estão previstas a partir das 18h as oficinas de grafitagem, com o artista Ócio.

Acervo do projeto “Leitura Itinerante” é composto por obras adquiridas por editais da Lei Aldir Blanc. 90% dos autores são jundiaienses (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Os interessados podem consultar na internet tanto o acervo geral da Biblioteca quanto seu acervo do projeto Leitura Itinerante através do site https://biblioteca.jundiai.sp.gov.br/acervo/consulta-ao-acervo/

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade