Dia do Repórter: elas moram em Jundiaí, mas estão em rede nacional
Conecte-se conosco

Jundiaí

Dia do Repórter: elas moram em Jundiaí, mas estão em rede nacional

Ambas moradoras da cidade, Lívia Zuccaro (Band) e Beatriz Casadei (Record) falam sobre situações marcantes

Publicado

em

Atualizado há

Dia do Repórter: elas moram em Jundiaí, mas estão em rede nacional
Beatriz Casadei, da TV Record, e Lívia Zuccaro, da Rede Bandeirantes (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Neste sábado, dia 16 de fevereiro, é comemorado o Dia do Repórter. O Tribuna de Jundiaí não poderia deixar a data passar batida, afinal, também fazemos parte desta comemoração. Para falar um pouco sobre a profissão, conversamos com as jornalistas Lívia Zuccaro, da Band, e Beatriz Casadei, da Record, que moram em Jundiaí, consolidaram suas carreiras na cidade e hoje atuam em veículos de grande importância nacional.

A repórter Beatriz, de 34 anos, atualmente produz reportagens para o Balanço Geral e, quando necessário, para os programas Fala Brasil e Cidade Alerta, ambos da TV Record. Ela começou sua carreira nas regionais do SBT e Record de Campinas e depois atuou na TVE de Jundiaí, atual TVTEC, e também na TV TEM, filial da Globo na cidade.  Para ela, o microfone é uma grande ferramenta nas mãos deu um jornalista.

“Ele [o microfone] tem o poder de transformar vidas. A gente consegue dar voz a quem não é ouvido. Eu fico muito feliz, chego a ficar emocionada quando recebo mensagens agradecendo porque consegui ajudar uma criança a ser operada depois de meses e meses em uma fila, ou que gente desaparecida acabou sendo encontrada porque viram a matéria… É uma prestação de serviços, é fazer a diferença na vida de alguém”, descreve.

Mas não é tão simples assim: para ser um bom repórter é necessário ter frieza em algumas situações, sem deixar transparecer certas emoções. “Muitas reportagens me marcaram, mas a que me impressionou foi entrevistar uma mulher atrás das grades. Ela matou as filhas do amante colocando veneno no iogurte das crianças. Tudo porque o amante não quis ficar com ela. Ela não tinha o menor arrependimento”, contou.

“Me marcou muito cobrir o caso da Chapecoense. Já cheguei também a ver corpos em decomposição de pessoas inocentes. Eu tento ser um pouco fria na hora de entrar na cena de um crime, as vezes tento pensar que é um boneco para que eu possa olhar e não ficar mal com aquilo, só que ao mesmo tempo eu tenho que dosar e saber colocar meu coração em jogo, porque a gente só é um bom repórter quando a gente fala com o coração. Ao longo dos anos eu aprendi a ter equilíbrio emocional”, avaliou Lívia.

Com 32 anos, Lívia trabalha para o Brasil Urgente, da Band, e atua como repórter de rede, que é quem cobre casos de relevância nacional. Ela começou sua carreira aos 17 anos, como estagiária, na Difusora de Jundiaí. Passou por emissoras locais e depois foi para emissoras nacionais como a Record e, atualmente, a Band.

Apesar do amor pela profissão, Lívia diz que há muitos desafios em estar todos os dias na rua, cobrindo as mais variadas notícias. “Eu nunca sei o que vou fazer, todo dia é um desafio diferente. Mas a melhor coisa é que você não morre de tédio”, brinca.

Beatriz concorda. “Ao mesmo tempo que é um desafio, é muito legal cada dia estar em um lugar, cada dia contar uma história nova. Nunca gostei de estar sempre no mesmo lugar, da rotina, de estar presa dentro de um escritório”.

“Mas estar em lugares que você nunca imaginou, ir para lugares que não fazem parte do seu meio, te fazem enxergar as coisas de outra forma. No mesmo dia que você vê a grande dificuldade de pessoas que sofrem muito nos corredores de um hospital, você vai entrevistar um médico em um hospital de primeira linha. Você vê dois mundos. Em um lado, pessoas morrendo no SUS, do outro lado um o hospital que parece um hotel. O desafio é você conseguir equilibrar”, reflete.

Mas, apesar de todos os desafios, nenhuma das duas trocaria a profissão por nada. Que, neste dia 16 de fevereiro, todos os repórteres, de Jundiaí e de outros cantos do Brasil, sejam devidamente homenageados pela enorme contribuição à sociedade. Que possamos sempre noticiar a todos, com muita clareza e, como disse a Lívia, com o coração!

Jundiaí

Funss de Jundiaí divulga 200 vagas para os cursos da 2ª quinzena de maio

Descubra habilidades em tecnologia, gestão e mais. Participe e avance sua carreira com cursos de qualidade totalmente gratuitos

Publicado

em

Por

Cursos de Panificação no FUNSS Jundiaí
Serão disponibilizadas 200 vagas para cursos; workshop de pães caseiros recheados é um dos mais procurados (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) abrirá pré-inscrições para oito cursos gratuitos de qualificação profissional, realizados em parceria com o Senai, Sebrae e Espro. Ao todo, 200 vagas serão disponibilizadas para a população. A pré-inscrição será na quinta-feira (02), a partir das 12h, pelo site do Fundo Social de Solidariedade. Os cursos disponibilizado são: Implantação de serviços em nuvem –…

Continuar lendo

Jundiaí

Oficina gratuita no Jundiaí Empreendedora impulsiona vendas de pequenos negócios

Descubra técnicas valiosas para aumentar suas vendas em evento colaborativo com o Sebrae

Publicado

em

Por

Espaço Jundiaí Empreendedora no Maxi Shopping Jundiaí
O Espaço Jundiaí Empreendedora fica no Maxi Shopping – piso G3 – ala oeste (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em busca de impulsionar as vendas dos micro e pequenos negócios da cidade, o Jundiaí Empreendedora, em parceria com o Sebrae, promoveu a oficina gratuita "Faça suas vendas decolarem". O evento, realizado na tarde desta segunda-feira (29), no Maxi Shopping – Piso G3 – Ala Oeste, reuniu dezenas de empreendedores ávidos por aprimorar suas estratégias de venda. Dicas para o…

Continuar lendo

Jundiaí

Premiada em torneio mundial, equipe de robótica do Sesi de Jundiaí visita Prefeito

Nos Estados Unidos, a equipe conquistou o 2º lugar em Projeto de Inovação e o 3º em Aliança Campeã, além da maior pontuação na competição de robôs. 

Publicado

em

Por

Alunos do Sesi contaram as experiências do torneio mundial, em Houston, ao Prefeito de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (29), o Prefeito Luiz Fernando Machado recebeu alunos do Sesi Jundiaí que compõem a Heroes, tradicional equipe de robótica da escola. Recentemente, o time recebeu prêmios em três categorias na etapa mundial do First Lego League Challenge, maior torneio de robótica do mundo. Em Houston, nos Estados Unidos, o Heroes faturou o 2º lugar em Projeto de Inovação…

Continuar lendo

Jundiaí

Plano de Bairro do Centro terá participação de alunos da FATEC de Jundiaí

No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões e aprimoramentos

Publicado

em

Por

Mapa do Centro foi mostrado aos estudantes. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (29), técnicos da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e Cultura (UGC), apresentaram a alunos da FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) as futuras ações do Plano de Bairro do Centro da cidade. No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões…

Continuar lendo

Jundiaí

Dengue: Jundiaí terá duas UBSs abertas para atendimento no feriado

Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Pessoas de todas as regiões da cidade podem buscar os dois serviços dia 1º de maio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Durante o feriado do dia 1º de maio, a Saúde de Jundiaí manterá duas UBSs abertas para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. Pacientes com sintomas leves e moderados podem se dirigir à Nova UBS Jardim do Lago e à UBS Tamoio, das 8h às 17h. As unidades fecharão os portões às 16h. Pessoas com mais de 60…

Continuar lendo
Publicidade