Dia do Repórter: elas moram em Jundiaí, mas estão em rede nacional
Connect with us

Jundiaí

Dia do Repórter: elas moram em Jundiaí, mas estão em rede nacional

Ambas moradoras da cidade, Lívia Zuccaro (Band) e Beatriz Casadei (Record) falam sobre situações marcantes

Published

on

Atualizado há

Dia do Repórter: elas moram em Jundiaí, mas estão em rede nacional
Beatriz Casadei, da TV Record, e Lívia Zuccaro, da Rede Bandeirantes (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Neste sábado, dia 16 de fevereiro, é comemorado o Dia do Repórter. O Tribuna de Jundiaí não poderia deixar a data passar batida, afinal, também fazemos parte desta comemoração. Para falar um pouco sobre a profissão, conversamos com as jornalistas Lívia Zuccaro, da Band, e Beatriz Casadei, da Record, que moram em Jundiaí, consolidaram suas carreiras na cidade e hoje atuam em veículos de grande importância nacional.

A repórter Beatriz, de 34 anos, atualmente produz reportagens para o Balanço Geral e, quando necessário, para os programas Fala Brasil e Cidade Alerta, ambos da TV Record. Ela começou sua carreira nas regionais do SBT e Record de Campinas e depois atuou na TVE de Jundiaí, atual TVTEC, e também na TV TEM, filial da Globo na cidade.  Para ela, o microfone é uma grande ferramenta nas mãos deu um jornalista.

“Ele [o microfone] tem o poder de transformar vidas. A gente consegue dar voz a quem não é ouvido. Eu fico muito feliz, chego a ficar emocionada quando recebo mensagens agradecendo porque consegui ajudar uma criança a ser operada depois de meses e meses em uma fila, ou que gente desaparecida acabou sendo encontrada porque viram a matéria… É uma prestação de serviços, é fazer a diferença na vida de alguém”, descreve.

Mas não é tão simples assim: para ser um bom repórter é necessário ter frieza em algumas situações, sem deixar transparecer certas emoções. “Muitas reportagens me marcaram, mas a que me impressionou foi entrevistar uma mulher atrás das grades. Ela matou as filhas do amante colocando veneno no iogurte das crianças. Tudo porque o amante não quis ficar com ela. Ela não tinha o menor arrependimento”, contou.

“Me marcou muito cobrir o caso da Chapecoense. Já cheguei também a ver corpos em decomposição de pessoas inocentes. Eu tento ser um pouco fria na hora de entrar na cena de um crime, as vezes tento pensar que é um boneco para que eu possa olhar e não ficar mal com aquilo, só que ao mesmo tempo eu tenho que dosar e saber colocar meu coração em jogo, porque a gente só é um bom repórter quando a gente fala com o coração. Ao longo dos anos eu aprendi a ter equilíbrio emocional”, avaliou Lívia.

Com 32 anos, Lívia trabalha para o Brasil Urgente, da Band, e atua como repórter de rede, que é quem cobre casos de relevância nacional. Ela começou sua carreira aos 17 anos, como estagiária, na Difusora de Jundiaí. Passou por emissoras locais e depois foi para emissoras nacionais como a Record e, atualmente, a Band.

Apesar do amor pela profissão, Lívia diz que há muitos desafios em estar todos os dias na rua, cobrindo as mais variadas notícias. “Eu nunca sei o que vou fazer, todo dia é um desafio diferente. Mas a melhor coisa é que você não morre de tédio”, brinca.

Beatriz concorda. “Ao mesmo tempo que é um desafio, é muito legal cada dia estar em um lugar, cada dia contar uma história nova. Nunca gostei de estar sempre no mesmo lugar, da rotina, de estar presa dentro de um escritório”.

“Mas estar em lugares que você nunca imaginou, ir para lugares que não fazem parte do seu meio, te fazem enxergar as coisas de outra forma. No mesmo dia que você vê a grande dificuldade de pessoas que sofrem muito nos corredores de um hospital, você vai entrevistar um médico em um hospital de primeira linha. Você vê dois mundos. Em um lado, pessoas morrendo no SUS, do outro lado um o hospital que parece um hotel. O desafio é você conseguir equilibrar”, reflete.

Mas, apesar de todos os desafios, nenhuma das duas trocaria a profissão por nada. Que, neste dia 16 de fevereiro, todos os repórteres, de Jundiaí e de outros cantos do Brasil, sejam devidamente homenageados pela enorme contribuição à sociedade. Que possamos sempre noticiar a todos, com muita clareza e, como disse a Lívia, com o coração!

Jundiaí

ACE Jundiaí realiza o último Café de Negócios de 2024; saiba como participar

Encontro contará com a presença do especialista Cyro Mello que abordará as tendências de marketing para o próximo ano.

Published

on

Café de Negócios ACE Jundiaí
ACE Jundiaí realiza o último Café de Negócios de 2024 (Foto: Divulgação)

A Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE) realizará no dia 22 de novembro, às 8h, o último Café de Negócios de 2024. A participação no Café de Negócios é gratuita para associados. O encontro, que promove networking com empresários de diferentes segmentos, irá disponibilizar um conteúdo valioso com o especialista Cyro Mello sobre Tendências de Marketing para 2025. 📝 Participe…

Continue Reading

Jundiaí

Sebrae-SP oferece curso de finanças para empresários de Jundiaí

Curso será presencial e realizado entre os dias 25 e 29 de novembro; inscrições já estão abertas.

Published

on

Folha Sebrae-SP; curso em parceria com ACE Jundiaí
Curso será ministrado por colaboradores do Sebrae-SP (Foto: Sebrae-SP)

O Sebrae-SP irá realizar um curso de finanças em Jundiaí com foco na gestão financeira dos pequenos negócios. As atividades serão presenciais entre os dias 25 e 29 de novembro, das 19h às 22h, no escritório regional da cidade. As inscrições estão abertas no link https://bit.ly/FinançasJundiaí. O curso será ministrado por colaboradores do Sebrae-SP e tem investimento de R$ 160,00…

Continue Reading

Jundiaí

Motorista perde veículo em incêndio e amigos fazem vaquinha em Jundiaí 

O carro era o sonho de Lucas Ribeiro e ele diz que o automóvel havia sido comprado há um mês.

Published

on

veículo em chamas
Carro estava estacionado na Rua Professor Giácomo Itria, no Anhangabaú (Foto: Reprodução/ Vaquinha online)

Um veículo pegou fogo na noite de terça-feira (12) no bairro do Anhangabaú, em Jundiaí (SP). O VW Polo ficou totalmente destruído e não houve feridos. O veículo estava estacionado na Rua Professor Giácomo Itria, no Anhangabaú, quando começou a pegar fogo e, em minutos, as chamas se alastraram e o carro desceu a via sozinho, atravessando a Avenida Jundiaí. …

Continue Reading

Jundiaí

Caravana de Natal da Coca-Cola chega a Jundiaí no dia 20 de novembro

A Caravana de Natal é uma atração gratuita, e as datas e detalhes do percurso podem ser conferidos no site oficial da Coca-Cola. Acesse!

Published

on

Caravana de Natal da Coca Cola
Foto: Allure

A Coca-Cola FEMSA Brasil dá início à sua Caravana de Natal 2024 nesta quarta-feira, dia 13 de novembro. Este ano, a caravana percorrerá 85 municípios em sete estados, um aumento de 15 cidades em comparação ao itinerário de 2023. A estimativa é de que mais de 62 milhões de pessoas possam vivenciar a magia do evento. Em Jundiaí, a caravana…

Continue Reading

Jundiaí

Feriadão chegando: confira a previsão do tempo para a região de Jundiaí

Várzea e Campo Limpo Paulista também terão mínimas de 17ºC e chuva durante o feriado de 15 de novembro. Confira!

Published

on

Chuva em Jundiaí no feriadão.
Chuva deve continuar durante o feriado prolongado na cidade de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Planos para o feriadão? A previsão do 15 de novembro é de muita chuva e mínima de 17ºC em Jundiaí (SP), segundo informações do portal meteorológico Climatempo, planeje-se conforme a mudança climática. 📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos  Previsão do feriadão…

Continue Reading
Advertisement