Mulheres e motoristas de ônibus em Jundiaí: com muito orgulho!
Conecte-se conosco

Jundiaí

Mulheres e motoristas de ônibus em Jundiaí: com muito orgulho!

Mulheres quebram o preconceito e se tornam motoristas de ônibus em Jundiaí

Publicado

em

Atualizado há

Mulheres e motoristas
Mulheres e motoristas de ônibus em Jundiaí: com muito orgulho! (Foto: Tribuna de Jundiaí)

O expediente para Talita Cristiane Petralia, 31 anos, começa cedo, logo às 4h da manhã. Na verdade, ela se prepara para sair de casa às 2h para chegar a tempo no trabalho e dar início às atividades, na linha 562 no Terminal Cecap.

Silvana Pereira de Campos, 51 anos, e Valéria Cristina Chrispim, 35 anos, também compartilham da mesma rotina. As três são motoristas de ônibus em Jundiaí e contaram as alegrias e experiências da profissão ao Tribuna de Jundiaí.

Encontramos as ‘meninas’ reunidas na sala de descanso do terminal, logo após o horário de ‘almoço’, por volta das 8h30. Entre boas risadas e conversas, elas compartilharam que amam o que fazem, mas é necessário força – e paciência – para vencer os desafios.

Mulheres e motoristas

Talita voltando ao trabalho após a pausa para o ‘almoço’ (Foto: Tribuna de Jundiaí)

“Ouvimos com muita frequência a frase: ‘só podia ser mulher’. Quando vamos estacionar o ônibus ou fazer qualquer manobra, colocam a gente à prova. Sem contar que já aconteceu de passageiros se recusarem a entrar no ônibus porque era uma mulher dirigindo”, compartilham as motoristas.

Silvana conta que trabalha como motorista há 14 anos. Ela dirigia perua escolar e, depois de vender a van, teve a oportunidade de entrar no transporte público de Jundiaí.

Já Valéria era motorista de caminhão, depois passou a dirigir fretado e agora faz o transporte coletivo.

Talita, por sua vez, tentou muitas profissões, mas se encontrou de verdade como motorista de ônibus e, há sete anos, acorda feliz para realizar seu trabalho. Há dois anos ela trabalha no transporte público, mas antes dirigia ônibus fretado.

Motoristas e mulheres

Silvana trabalha como motorista há 14 anos. Hoje, aos 51 anos, se sente realizada (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

“Eu tentei de tudo antes. Fiz curso de auxiliar de enfermagem, fui vendedora, motogirl, mas foi aqui que me encontrei. Faço por amor”, conta Talita.

Entre tantas piadas sexistas que elas enfrentam no dia a dia da profissão, outro comentário é bastante ouvido por elas. “Todo mundo acha que estamos aqui por falta de estudos”, contam. “Mal sabem que temos que fazer muitos cursos”, comenta Silvana.

Quando o assunto é a aprovação da família, todas disseram que recebem apoio, mas falam sobre ser um trabalho bem puxado. “Não é fácil conciliar a casa, os filhos, o marido, o trabalho. É estressante, mas a gente dá conta sim”, explicam.

Motoristas e mulheres

Antes de ser motorista do transporte coletivo, Valéria era caminhoneira (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

Miss simpatia

Talita já conhece praticamente todo mundo que utiliza a linha que passa pelo bairro Morada das Vinhas. Neste dia 8 de março, em especial, uma pequena passageira fez questão de entrar e presentear a motorista com uma rosa.

“Quando eu entrei de férias, muitas pessoas falaram que sentiram a minha falta. É bom receber esse carinho todo”, conta.

Mulheres e Motoristas

E no meio do expediente, uma demonstração de carinho (Foto: Tribuna de Jundiaí)

Para ela, o essencial no trabalho é nunca deixar o estresse falar mais alto. Ela conta que sempre entrega para as pessoas aquilo que ela também gosta de receber: educação, carinho, simpatia e sorrisos.

“É claro que não é todo dia que você está bem. Tem dia que eu não quero ficar conversando. Mas não maltrato ninguém, educação é essencial”, diz Talita, que também contou que tem uma válvula de escape contra o estresse: dançar nas horas vagas.

Desafios do dia a dia

Talita, Silvana e Valéria demonstram amor pelo o que fazem e sabem muito bem da responsabilidade que carregam. Questionadas sobre os comentários maldosos e piadas que escutam diariamente, elas afirmaram que o segredo é ignorar qualquer tipo de assédio. Elas contam que já chegaram até a receber bilhetes com números de telefones enrolado no meio do dinheiro da passagem.

“Você percebe que o passageiro fica olhando o tempo todo pelo retrovisor, demonstrando insegurança. Muitas vezes, outras mulheres são grosseiras com a gente e fazem comentários como ‘tinha que ser mulher mesmo’. O jeito é não deixar o estresse e nem as situações tomarem conta”.

Motoristas e mulheres

“Quem disse que não podemos ser motoristas e femininas ao mesmo tempo?” (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal)

O que mais vale em tudo isso, é o apoio da família. “Meu netos sentem muito orgulho do que eu faço”, conta Silvana. “Meu filho anda de ônibus comigo às vezes e ele se diverte”, comenta Talita.

Além disso, o fato de trabalharem como motoristas de transporte público não muda em nada o que elas são: mulheres fortes e poderosas. “Quem disse que não podemos ser motoristas e femininas ao mesmo tempo?”, questionam entre risos.

Jundiaí

Hospital São Vicente promove evento especial para colaboradores no Parque da Cidade

Publicado

em

Brincadeiras e oficinas garantiram a diversão de todos (Foto: HSV)

Neste sábado (11), o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) deu início às celebrações do Dia do Profissional de Saúde e da Enfermagem com um evento festivo no Parque da Cidade de Jundiaí. Conhecido como “Dia da Família”, o evento contou com uma série de atividades lúdicas e educativas, visando proporcionar um dia de lazer e integração para…

Continuar lendo

Jundiaí

Doações no Fundo Social de Jundiaí retornam na segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Voluntários organizam doações no FUNSS de Jundiaí, preparando para enviar ao sul do país (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A recepção de doações às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, no Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) de Jundiaí, foi suspensa às 13h deste sábado (11) e retorna às 9h de segunda-feira (13). Devido ao grande volume de insumos, a suspensão é necessária para organização do fluxo e carregamento dos caminhões. Na manhã de hoje, dois veículos saíram…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí se une em corrente de solidariedade e já envia mais de 440 toneladas ao Sul

Carreta carregada com doações parte de Jundiaí rumo ao Rio Grande do Sul, levando esperança e alívio às vítimas das chuvas.

Publicado

em

Ações conjuntas da comunidade e empresas ampliam o alcance das ajudas enviadas para as áreas afetadas no Sul. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Diante das fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul há mais de 10 dias, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss) e da Rede Jundiaí de Cooperação, tem unido esforços para auxiliar as vítimas da tragédia. Ações conjuntas para auxiliar os gaúchos A iniciativa consiste na arrecadação e no envio de doações para…

Continuar lendo

Jundiaí

Restaurantes do Bom Prato oferecem pela primeira vez cardápio de Dia das Mães

Unidades vão funcionar neste sábado (11) e domingo (12) com cardápios especiais

Publicado

em

Por

As unidades fixas vão servir um cardápio especial (Foto: Governo do Estado de SP)

Os restaurantes Bom Prato estarão abertos neste domingo (12) especialmente para celebrar o Dia das Mães. As unidades fixas prepararam um cardápio especial. Os pratos variam de acordo com a localidade. Entre as delícias para a data, estão carne seca com abóbora e frango assado na maionese, batata assada com ervas finas, salada summer e vinagrete de cebola roxa. Para…

Continuar lendo

Jundiaí

Mães empreendedoras em Jundiaí: inspiração para a família e a economia local

Explorando histórias inspiradoras e apoios disponíveis para as mães que transformam Jundiaí com suas iniciativas.

Publicado

em

Por

Durante a FENS, Maura concilia a tarefa de atender clientes, produzir e expor produtos com os cuidados do pequeno Heitor
Durante a FENS, Maura concilia a tarefa de atender clientes, produzir e expor produtos com os cuidados do pequeno Heitor (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí celebra o Dia das Mães homenageando as mulheres que conciliam maternidade e sucesso nos negócios O Dia das Mães é um momento para celebrar a força, a dedicação e o amor das mulheres que geram vida. E em Jundiaí, essa data ganha um significado ainda mais especial, pois a cidade reconhece a importância das mães empreendedoras como inspiração para…

Continuar lendo
Publicidade