Duas regras de transição serão adotadas por Jundiaí na reforma da previdência dos servidores
Conecte-se conosco

Jundiaí

Duas regras de transição serão adotadas por Jundiaí na reforma da previdência dos servidores

A reforma da previdência é uma obrigação imposta pelo governo federal, a partir da Emenda Constitucional nº 103

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Foi apresentado pela Prefeitura de Jundiaí e o Iprejun (Instituto de Previdência do Município de Jundiaí) na última quarta-feira (27), a minuta do projeto de lei da Reforma da Previdência dos servidores públicos municipais. De acordo com o documento, serão admitidas duas regras de transição para o regime de previdência social dos servidores já existente, que é administrado pelo Iprejun. A Prefeitura possui cerca de 7.700 servidores ativos e 3.000 inativos (aposentados e pensionistas).

A primeira regra prevê que o servidor admitido até 31 de dezembro de 2003, para aposentar com paridade e integralidade (ou seja, com o valor do último salário recebido), teria que trabalhar até 62 anos, no caso de mulher, e até 65, no caso de homem, com redução de cinco anos para o professor. Essa regra também prevê a possibilidade de aposentadoria pelo critério de “pontos”, onde o cálculo é feito pela média.

Já a segunda regra permite que o servidor se aposente com idade menor – 57 anos (mulher) e 60 (homem) – e também com redução de cinco anos para professor. Para isso, há um “pedágio”, ou seja, é necessário contribuir um período adicional correspondente ao tempo que faltava para atingir os requisitos de aposentadoria. Essa segunda regra também permite aos servidores que ingressaram até 31 de dezembro de 2003 adquirir a paridade e a integralidade.

Foi esclarecida também a nova fórmula de cálculo da média, válida para os servidores que ingressaram no serviço público a partir de 01 de janeiro de 2004. Outro ponto abordado foi a tributação para o aposentado e pensionista, que passará a contribuir com a alíquota de 14% para o Iprejun sobre o que exceder 3 salários mínimos. Na prática, aqui, a contribuição efetiva sobre o total da sua remuneração será menor do que os servidores da ativa (14%), devido à isenção de contribuição até o limite de 3 salários mínimos.

A apresentação foi realizada no auditório da DAE para os membros da Comissão Extraordinária de Servidores e para os Conselheiros do Iprejun, que puderam tirar dúvidas e fazer contribuições sobre o texto da proposta apresentada. Também foi apresentada a minuta do projeto de lei do novo regime de previdência complementar, para os novos servidores que entrarem após a Emenda 103/2019 e para aqueles que optarem pela transição de regime.

A reforma da previdência é uma obrigação imposta pelo governo federal, a partir da Emenda Constitucional nº 103, publicada em novembro de 2019, que introduziu alterações no sistema previdenciário de todo o país, inclusive nos regimes próprios dos estados e municípios, que precisam agora aprovar esses ajustes para tornar o sistema de aposentadoria sustentável no longo prazo.

“Desde o início dos trabalhos que embasaram a reforma, esgotamos todos os estudos financeiros e atuariais necessários para a manutenção do equilíbrio e da sustentabilidade do sistema de previdência municipal. E informamos cada passo executado, de forma transparente, para todos os servidores, por meio de uma página criada no site da Prefeitura. Além disso, realizamos uma audiência pública que detalhou os limites do orçamento do município para abrigar a reforma e ao mesmo tempo proteger o sistema de aposentadoria do servidor”, declarou o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. “A decisão de adotar duas regras de transição na reforma da previdência municipal só foi possível graças à saúde financeira do município, pois suas finanças estão em ordem, assim como foi levada em consideração a sensibilidade do tema e a repercussão dessas novas regras impostas pela Emenda federal no planejamento de vida dos nossos servidores. Procuramos manter o máximo de previsibilidade para as aposentadorias futuras, apesar das mudanças que serão aprovadas”.

Jundiaí

Feirão de Calçados e Roupas começa nesta terça (7), com foco no Dia das Mães

Edição especial segue até o dia 11 de maio, com calçados a partir de R$ 30, e peças de vestuário, a partir de R$ 10

Publicado

em

Por

Foto: APAE Jundiaí

Começa nesta terça-feira, dia 7, mais uma edição do Feirão de Calçados e Roupas Novas Beneficente na APAE de Jundiaí. Esta edição especial segue até o dia 11 de maio, sendo uma oportunidade ideal para comprar o presente para o Dia das Mães. O Feirão de Calçados Novos e Roupas Fitness fica aberto nos dias 7, 8, 9 e 10…

Continuar lendo

Jundiaí

Procon de Jundiaí faz ação educativa sobre protocolo ‘Não se cale’

A ação visa conferir se os estabelecimentos estão aptos a prevenir e orientar corretamente as mulheres em casos de violência ou assédio

Publicado

em

Por

Ação teve caráter educativo e foi feita em bares e restaurantes da cidade. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (6), o Procon de Jundiaí, em parceria com a Regional de Campinas, realizou uma ação educativa com donos de bares e restaurantes na cidade, sobre o protocolo “Não se cale”, lançado pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher. A ação visa conferir se os estabelecimentos estão aptos a prevenir e orientar corretamente…

Continuar lendo

Jundiaí

Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí abre 22 vagas para jovens músicos

Oportunidade é para músicos profissionais com idade entre 18 e 32 anos; inscrições vão até 26 de junho

Publicado

em

Por

Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí contrata para a temporada 2024/2025. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Fundação Casa da Cultura e Esportes de Jundiaí recebe a partir desta segunda-feira (6) até o dia 26 de junho as inscrições de músicos interessados em compor o corpo artístico de Música – Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí para a temporada 2024/2025. São oferecidas 22 vagas para músicos profissionais com idade entre 18 e 32 anos, sendo que serão…

Continuar lendo

Jundiaí

Nova atração do Mundo das Crianças ensina sobre a influência das chuvas no relevo do solo

Trata-se de uma maquete hídrica, em que um projetor reflete imagens a partir do formato criado pelas crianças, que manipulam o material

Publicado

em

Por

Foto: DAE Jundiaí

Uma nova experiência interativa está aguardando os pequenos exploradores na Casa da Árvore do Mundo das Crianças, em Jundiaí. A mais recente atração do parque é uma maquete hídrica com a proposta de ensinar as crianças como as chuvas moldam o relevo. O equipamento, uma doação do Consórcio PCJ em parceria com o projeto Olhos da Serra à DAE Jundiaí…

Continuar lendo

Jundiaí

Centro de Línguas de Jundiaí está com inscrições abertas para novas turmas

Interessados devem se inscrever até o dia 26 de maio, no site da prefeitura; serão oferecidas aulas de Inglês, Francês, Italiano e Espanhol

Publicado

em

Por

Aulas para os idiomas Inglês, Francês, Italiano e Espanhol são gratuitas. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Centro de Línguas e de Tecnologia da Informação “Antônio Houaiss” – localizado no Complexo Argos, da Prefeitura de Jundiaí, está com as inscrições abertas para os cursos gratuitos de Inglês, Francês, Italiano e Espanhol. As inscrições vão até o dia 26 de maio e devem ser feitas pelo site da Prefeitura. Com duração de dois anos, as aulas serão ministradas…

Continuar lendo
Publicidade