Edital para requalificação do Vale do rio Jundiaí é lançado pela Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente
Conecte-se conosco

Jundiaí

Edital para requalificação do Vale do rio Jundiaí é lançado pela Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente

O rio é o único que comprovadamente passou por um processo de despoluição

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Dia do rio Jundiaí é comemorado nesta quinta-feira (23), já que o curso d’água que leva o mesmo nome da cidade é o primeiro do Brasil a ser reclassificado, passando de classe 4 para 3. Após essa importante mudança de classe, o rio irá passar por nova etapa. A Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente lançou, no início de setembro, edital para a contratação do projeto de requalificação do Vale do rio Jundiaí.

“Temos em nossa cidade o único rio que comprovadamente passou por um processo de despoluição. Esse foi e é um trabalho pioneiro, iniciado ainda na década de 80, fato que tornou o rio conhecido em todo o mundo e que confere à experiência e ao trabalho levado a efeito durante quase 30 anos o status de um exemplo que pode e deve ser repetido”, declara o prefeito Luiz Fernando Machado.

O edital lançado é em continuidade à proposta iniciada com a realização do concurso promovido em 2019. “Atualmente, a avenida Antônio Frederico Ozanan e as vias marginais do rio Jundiaí fora do município, já se constituem em importante corredor viário da região. O Vale do rio Jundiaí pode se constituir em um importante corredor de integração regional e, dentro dos 28 quilômetros no município de Jundiaí, em um corredor de mobilidade e lazer, com infraestrutura adequada ao transporte coletivo, ao trânsito de ciclistas e pedestres, tal como tratado no concurso”, explica o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho.

Para que as ideias sejam concretizadas no longo prazo, é necessária a definição de diretrizes que assegurem a preservação dos espaços para a adequação do canal do curso d’água, implantação das vias de trânsito de caminhões e ônibus, vias de acesso aos lotes, ciclovia e calçadas com largura adequada para a instalação de toda infraestrutura de saneamento, gás, energia e comunicação e lazer.

“O edital prevê a definição das diretrizes para os 28 quilômetros do Vale do rio Jundiaí e o desenvolvimento do projeto básico para um trecho de um quilômetro, compreendido entre o Viaduto da Avenida São João e a rua José Belesso”, comenta Sinésio.

Jundiaí

Obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan avançam e chegam a 55% de conclusão

Prefeito Luiz Fernando Machado e equipe em visita técnica às obras do prolongamento da Av. Antônio Frederico Ozanan

Publicado

em

A obra, que inclui pontes e duplicação de túnel, promete melhorar a mobilidade urbana e reduzir o tempo de viagem para milhares de motoristas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A maior obra de mobilidade urbana de Jundiaí segue em ritmo acelerado e já atingiu 55% de execução. Nesta quinta-feira (16), autoridades municipais, incluindo o prefeito Luiz Fernando Machado, gestores, servidores e vereadores, realizaram uma visita técnica para acompanhar o andamento das obras do prolongamento da Avenida Antônio Frederico Ozanan. Um investimento significativo para Jundiaí O investimento total na obra…

Continuar lendo

Jundiaí

Fundo Social de Jundiaí abre inscrições para cursos gratuitos e em parceria com o Senai

Há cursos de Eletricista Residencial, Microsoft Power BI, Implantação de serviços em nuvem Google Cloud Foundations, Implantação de serviços em nuvem – AWS Cloud.

Publicado

em

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) de Jundiaí abre inscrições para novas turmas de cursos gratuitos e em parceria com o Senai, a partir de segunda-feira (20). As inscrições podem ser feitas online, através do site da Prefeitura de Jundiaí. Cursos gratuitos Eletricista Residencial: Vagas: 16 Datas: 03 a 20 de junho, das 18h às 22h Total de aulas: 12…

Continuar lendo

Jundiaí

Livraria de Jundiaí arrecada doações de bíblias para crianças do Rio Grande do Sul

Livraria Kemuel é um dos pontos de arrecadação do ‘Projeto Ester Amor e Cuidado’

Publicado

em

Por

Entrega do material arrecadado será feita pelo Projeto. Foto: Arquivo Pessoal

A Livraria Kemuel, em Jundiaí, está participando do "Projeto Ester Amor e Cuidado", uma iniciativa que visa proporcionar conforto e esperança às crianças do Rio Grande do Sul neste momento desafiador. Para colaborar, basta adquirir bíblias ou material bíblico infantil na loja física, via WhatsApp ou pelo site da Livraria Kemuel, que a entrega fica por conta do projeto. Além…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Alunos do Ivoturucaia apresentam peça de teatro para idosos do bairro

A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz, uniu gerações através da arte e da promoção da paz.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta quarta-feira (15), o Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Mário Milani, no bairro Ivoturucaia, em Jundiaí foi palco de um encontro intergeracional emocionante. Alunos da EMEB Luzia Francisca de Souza Martins apresentaram uma peça de teatro para os idosos que frequentam as aulas de ginástica no Centro Esportivo. A iniciativa, que faz parte do projeto Cem Linguagens pela Paz,…

Continuar lendo

Jundiaí

Comitiva da DAE Jundiaí participa da maior feira de saneamento do mundo na Alemanha

São destacadas tecnologias para eficiência energética, geração de energia a partir de atividades do saneamento, entre outras

Publicado

em

Por

Os gerentes Leandro Ferro e Fernanda Calheiros e o superintendente Valter Maia buscam novas tecnologias. Foto: DAE Jundiaí

Esta semana, os gerentes Fernanda Calheiros (Controle de Perdas) e Leandro Ferro (Eletromecânica e Operações), o assessor Rodrigo Batalha e o diretor superintendente de Engenharia da DAE Jundiaí, Valter Maia, estão presentes na Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos (IFAT) em Munique, Alemanha. A IFAT é considerada a mais importante do mundo na área,…

Continuar lendo
Publicidade