Em Jundiaí, Museu Solar do Barão dedica exposição à memória e aos legados de Glória Rocha
Conecte-se conosco

Jundiaí

Em Jundiaí, Museu Solar do Barão dedica exposição à memória e aos legados de Glória Rocha

A exposição abre a partir deste sábado (16) e integra a programação do Enredança 2022.

Publicado

em

Atualizado há

Exposição em homenagem à Glória Rocha no Museu de Jundiaí
Glória da Silva Rocha foi bailarina, cenógrafa e coreógrafa em Jundiaí, e uma grande incentivadora das artes na cidade (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir deste sábado (16), às 10h, o Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão recebe a exposição “Legados de Glória – Memórias da Dança em Jundiaí”. A exposição será dedicada à memória da bailarina, cenógrafa e coreógrafa Glória da Silva Rocha.

A exposição integra a programação da 24ª edição do festival Enredança, que retoma suas atividades presenciais. A exposição permanecerá aberta ao público até o dia 26 de junho e irá mostrar também um pouco da história do Ballet e da Dança em geral no município. Neste período também terão atrações do Enredança e da Cia. Jovem de Dança, corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí.

“A abertura desta exposição em homenagem a esta artista tão importante para o movimento artístico da cidade marca um momento muito feliz não só pela possibilidade de retomarmos a programação presencial do festival Enredança como também pelos encaminhamentos das obras de revitalização do Centro das Artes, cuja sala de espetáculo principal leva o nome de Glória Rocha”, comemorou o gestor da UGC, Marcelo Peroni.

Além disso, estarão disponíveis algumas atrações interativas, para os visitantes se sentirem mais imersos no conteúdo da exposição. A organização prepara ainda algumas surpresas que não serão divulgadas até o dia da abertura.

O Museu fica na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro, e fica aberto ao público para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h. Às segundas-feiras, o espaço fica fechado para limpeza e manutenção.

Glorinha

Nascida em Jundiaí, em 1920, a professora Glória da Silva Rocha sempre esteve envolvida com a dança e foi uma grande incentivadora das artes. Foi aluna da bailarina Chinita Uhmann e sua paixão pela arte de dançar e ensinar faziam parte de sua vida. Com uma inesgotável capacidade de criação, também era pintora, cenógrafa e coreógrafa, sendo constantemente solicitada para organizar espetáculos na cidade.

Glorinha, como era conhecida, criou o famoso grupo Ballet Jundiaiense, composto por jovens e crianças e, mais tarde, fundou o “Instituto de Orientação Artística – IOA”, escola de dança que funciona até hoje e formou gerações de bailarinas. Alguns de seus objetos pessoais serão expostos, assim como peças que foram usadas por outras artistas famosas, como Cláudia Raia e Ana Botafogo.

Jundiaí

Premiada em torneio mundial, equipe de robótica do Sesi de Jundiaí visita Prefeito

Nos Estados Unidos, a equipe conquistou o 2º lugar em Projeto de Inovação e o 3º em Aliança Campeã, além da maior pontuação na competição de robôs. 

Publicado

em

Por

Alunos do Sesi contaram as experiências do torneio mundial, em Houston, ao Prefeito de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta segunda-feira (29), o Prefeito Luiz Fernando Machado recebeu alunos do Sesi Jundiaí que compõem a Heroes, tradicional equipe de robótica da escola. Recentemente, o time recebeu prêmios em três categorias na etapa mundial do First Lego League Challenge, maior torneio de robótica do mundo. Em Houston, nos Estados Unidos, o Heroes faturou o 2º lugar em Projeto de Inovação…

Continuar lendo

Jundiaí

Plano de Bairro do Centro terá participação de alunos da FATEC de Jundiaí

No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões e aprimoramentos

Publicado

em

Por

Mapa do Centro foi mostrado aos estudantes. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (29), técnicos da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e Cultura (UGC), apresentaram a alunos da FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) as futuras ações do Plano de Bairro do Centro da cidade. No encontro, os alunos conheceram a área mapeada e puderam apresentar sugestões…

Continuar lendo

Jundiaí

Dengue: Jundiaí terá duas UBSs abertas para atendimento no feriado

Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, manchas na pele, dor nos olhos, fraqueza e vômito.

Publicado

em

Por

A procura por atendimento foi grande nas UBSs do Jardim do Lago e do Tamoio
Pessoas de todas as regiões da cidade podem buscar os dois serviços dia 1º de maio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Durante o feriado do dia 1º de maio, a Saúde de Jundiaí manterá duas UBSs abertas para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. Pacientes com sintomas leves e moderados podem se dirigir à Nova UBS Jardim do Lago e à UBS Tamoio, das 8h às 17h. As unidades fecharão os portões às 16h. Pessoas com mais de 60…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia do Trabalho: confira o ‘Abre e Fecha’ dos serviços municipais de Jundiaí

Confira como será o funcionamento da Saúde, Transporte, Lazer e mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os serviços e equipamentos públicos da Prefeitura de Jundiaí poderão ter horários de funcionamento alterados na quarta-feira, 1º de maio, feriado nacional do Dia do Trabalho. Confira os detalhes e horários de funcionamento no período: Os setores administrativos em geral não terão expediente na quarta (1º), retomando o atendimento normal na quinta-feira (02). Paço Municipal; Unidades de Gestão externas; Complexo…

Continuar lendo

Jundiaí

Projeto Ludoteca estimula o desenvolvimento infantil através do brincar

Direcionado às crianças de três anos da rede municipal de ensino de Jundiaí, é uma das iniciativas vinculadas ao programa Escola novadora

Publicado

em

Por

Na Emeb Professor Owen Zílio, atividade da semana com a turma do G3 foi com a história dos “Três Porquinhos e o Lobo Mau”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

O projeto Ludoteca, direcionado às crianças de três anos (G3) da rede municipal de ensino de Jundiaí, é uma das iniciativas vinculadas às aprendizagens das crianças pelo eixo da qualidade de ensino do programa Escola Inovadora. Com foco na promoção de experiências lúdicas, o projeto visa promover diversas atividades de acolhimento, centradas na Arte e na Cultura, tais como músicas,…

Continuar lendo
Publicidade