Em Jundiaí, Urbanismo Tático será ferramenta usada em prol da segurança e mobilidade; conheça
Connect with us

Jundiaí

Em Jundiaí, Urbanismo Tático será ferramenta usada em prol da segurança e mobilidade; conheça

O projeto visa ampliar os espaços para a circulação de pedestres e reduzir a velocidade de veículos, o que oferece mais segurança e cria espaços de convivência para todos, com pintura de via, instalação de balizadores, vasos e bancos.

Published

on

Atualizado há

As Unidades de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Mobilidade e Transporte realizaram, no último sábado (4), reunião com moradores do entorno da EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas, para apresentar as sugestões de urbanismo tático para a região do equipamento público.

A EMEB será inaugurada no dia 14 de dezembro e, a partir de 2022, receberá um número maior de alunos, o que exigiu um novo planejamento para a região. No local será utilizada a ferramenta do urbanismo tático, que tem por objetivo contribuir de maneira simples para a segurança viária, por meio de pequenas intervenções reversíveis, sem a necessidade de grandes obras.

O projeto visa ampliar os espaços para a circulação de pedestres e reduzir a velocidade de veículos, o que oferece mais segurança e cria espaços de convivência para todos, com pintura de via, instalação de balizadores, vasos e bancos. “A partir da instalação do urbanismo tático é realizado um monitoramento do comportamento das pessoas. Continuamos com o diálogo com a população antes de partir para o projeto definitivo com a realização de obras”, explica a diretora de Projetos Urbanos da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Paula Siqueira.

O diálogo com os moradores é sempre importante, principalmente quando novas ações podem interferir diretamente no dia a dia da população. “Esse é um importante momento de conversa para alinhar as intervenções que precisam ser realizadas no entorno da EMEB. Conseguimos chegar a um consenso, principalmente no ponto relacionado às questões de estacionamento, que era a preocupação dos munícipes”, comenta Paula.

A EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas será a maior unidade da Escola Inovadora de Jundiaí e a primeira com prédio com dispositivos sustentáveis. São 4,7 mil metros quadrados com três pavimentos, 20 amplas salas de aula, elevador e acessibilidade, quadra coberta, praça integrada com brinquedos naturalizados e muito mais.

Jundiaí

Jundiaí sedia capacitação para delegados da Conferência Estadual das Cidades Paulistas

Segundo José Police Neto, subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Jundiaí desempenhou um papel expressivo na representatividade dos delegados.

Published

on

Jundiaí sedia capacitação para delegados da Conferência Estadual das Cidades Paulistas
Foto: Prefeitura de Jundiaí

No último evento preparatório para a 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas, Jundiaí se destacou ao sediar uma capacitação voltada aos delegados eleitos nas conferências municipais. A iniciativa reuniu representantes de diversas cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) e de outras localidades, promovendo debates sobre temas essenciais para o desenvolvimento urbano sustentável. A conferência estadual, prevista para os dias…

Continue Reading

Jundiaí

Alambique de Jundiaí é premiado em concurso de qualidade da Cachaça Paulista

A cachaça Família Sutti recebeu o bronze na categoria Cachaça Branca e o ouro na categoria Cachaça Envelhecida.

Published

on

Alambique de Jundiaí é premiado em concurso de qualidade da Cachaça Paulista
Foto: Tribuna de Jundiaí

O Alambique Velho Sonho, localizado em Jundiaí, conquistou duas medalhas no primeiro Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista. A cachaça Família Sutti recebeu o bronze na categoria Cachaça Branca e o ouro na categoria Cachaça Envelhecida. Foto: Tribuna de Jundiaí Foto: Tribuna de Jundiaí A história do Alambique Velho Sonho teve início com um bar, onde Luiz Sutti e…

Continue Reading

Jundiaí

Exposição de Papais Noéis em Jundiaí resgata o clima de ‘Casa da Vovó’; confira

A exposição de Papais Noéis, aberta até 06/1, teve toda a decoração pensada para trazer as lembranças de “Casa da Vovó”, desde pinturas até máquina de costura.

Published

on

Exposição Papais Noéis
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A exposição de Papais Noéis da Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, em Jundiaí, oferece uma experiência única para quem busca entrar no espírito natalino. Aberta até o dia 6 de janeiro, a mostra transporta os visitantes para o aconchegante ambiente da casa dos avós. Cada detalhe da decoração foi cuidadosamente pensado: desde crochês e pinturas delicadas até uma mesa posta para…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content