Programa de Enfrentamento à Obesidade identifica melhoria de índices em escolas de Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Programa de Enfrentamento à Obesidade identifica melhoria de índices em escolas de Jundiaí

A iniciativa identificou 19,13% dos estudantes com sobrepeso ou obesidade, índice inferior aos 26% identificados no ano passado e à média mundial de 30% apontada pela ONU.

Publicado

em

Atualizado há

Nesta semana, estudantes da rede municipal participaram da etapa de medições do peso e altura do programa (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta semana, o programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil da Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí finalizou as medições do peso e altura de estudantes da rede municipal de ensino. Essas medições são parte de uma das etapas do programa para o início do ano letivo.

De acordo com a gestão, nesta fase, os agentes identificaram melhoria nas medições das cerca de 1,2 mil crianças impactadas pelo programa. O programa registrou 19,13% dos estudantes com sobrepeso ou obesidade, índice inferior aos 26% identificados no ano passado. Além disso, a taxa é menor que a média mundial de 30% apontada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Na contramão da triste realidade global, Jundiaí tem enfrentado e obtido índices muito positivos no enfrentamento ao sobrepeso e obesidade infantis. Alinhadas ao programa Escola Inovadora, estas práticas consistem no entendimento de que as aprendizagens dependem do crescimento saudável e integral dos nossos meninos e meninas, por meio de melhores hábitos de alimentação, hidratação, higiene, sono e de convívio social e familiar”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

O programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil acontece em parceria da Educação com as Unidades de Gestão de Promoção da Saúde e de Esporte e Lazer. Também participam do projeto a Escola Superior de Educação Física de Jundiaí e da Faculdade de Medicina de Jundiaí. A iniciativa surgiu em 2017 e voltou em 2022, após a pandemia.

Ação nas EMEBs de Jundiaí

Este ano, o programa será desenvolvido com os estudantes dos 4ºs e 5ºs anos de cinco escolas de regiões de Jundiaí. São elas a Aparecido Garcia (Jardim Martins), Ivo de Bona (Almerinda Chaves), Janet Prado (vila Maringá), Professor Adelino Brandão (Morada das Vinhas) e Professora Geralda Berthola Facca (Jardim do Lago).

Na Emeb do Jardim do Lago, que passou a integrar o programa no ano passado, o programa finalizou as medições na manhã dessa quarta-feira (17). A Pietra, de dez anos, está no 5º ano e comparou seus índices com a última vez que mediu. “Não cresci muito e o meu peso se manteve, porque pratico Ginástica Artística e quando a gente faz exercício, a gente gasta muita energia e ganha benefícios para a saúde.”

Enquanto isso, Miguel, do 5º ano, notou que cresceu três centímetros desde a última pesagem. “Para a criança crescer bem, é preciso comer direito, dormir, beber água e praticar exercício. E eu faço Karatê.”

Os estudantes também preencheram o formulário do programa, com perguntas sobre hábitos e práticas esportivas. O (outro) Miguel, de dez anos, compartilhou as suas respostas. “Só nesta última semana, eu joguei bola, andei de bicicleta, corri e caminhei com meu pai. Praticar esportes é importante, pois se a gente só come e fica parado, o corpo trava. Sem contar que em casa, celular tem hora certa para usar”, comentou o estudante.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Fases do projeto

Acompanhadas pelas coordenadoras dos professores de Educação Física da UGE Fanny Hadad e Luciana Nagashima e da técnica em Nutrição da UGPS Adriana Barbosa, as atividades do programa vão desde a medição de peso e altura – no início e final do ano letivo -, até a conscientização e encaminhamentos, caso necessário, para os serviços das redes da Saúde e do Esporte e Lazer.

Além disso, faz parte do programa a realização do “Mexam-se”, vivência com atividades esportivas para as crianças e suas famílias no Mundo das Crianças. Para este ano, estão previstas três edições, sendo a primeira delas no dia 18 de maio.

Jundiaí

Última chance para empreendedores participarem da 6ª FENS em Jundiaí

Descubra como participar deste evento imperdível, fortalecer seu negócio e fazer networking com outros empreendedores em Jundiaí.

Publicado

em

Visitantes exploram estandes na 5ª Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços (FENS) em Jundiaí, destacando inovação e oportunidades de negócios.
Empreendedores se conectam e apresentam seus negócios na última edição da FENS, um evento que fortalece o comércio local e fomenta oportunidades. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Inscrições abertas para a maior feira de negócios da região Empreendedores de Jundiaí têm até o dia 28 de maio para garantir sua participação na sexta edição da FENS – Feira do Empreendedor, Negócios e Serviços. O evento, totalmente gratuito, oferece uma oportunidade única para apresentar produtos, serviços e fazer networking com outros empreendedores da região. Evento gratuito com apoio…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Feito à Mão fortalece o artesanato local com nova curadoria profissional

A Mestra Artesã Cleide Toledo assume a curadoria, trazendo mais visibilidade e oportunidades aos artesãos de Jundiaí.

Publicado

em

Reunião de pequenos empreendedores no auditório de Jundiaí para discutir o projeto "Jundiaí Feito à Mão", promovendo artesanato local.
Eduardo Alvarez, gestor da UGAAT, apresenta a Mestra Artesã Cleide Toledo aos artesãos do Jundiaí Feito à Mão (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nova curadoria valoriza e fortalece o artesanato em Jundiaí Em uma reunião realizada no auditório do Fundo Social de Solidariedade, foi anunciada a nova curadoria do programa Jundiaí Feito à Mão. A renomada Mestra Artesã Cleide Toledo, em parceria com o Galpão Criativo, assume a responsabilidade de selecionar novos artesãos para o programa, visando fortalecer ainda mais o artesanato local.…

Continuar lendo

Jundiaí

Doações para crianças do RS: Jundiaí recebe brinquedos, livros e roupas até dia 29

Saiba como contribuir com brinquedos e livros para as vítimas infantis das enchentes gaúchas.

Publicado

em

Voluntárias do Fundo Social de Jundiaí organizam brinquedos doados para crianças afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Fantasias infantis, livros, brinquedos, descartáveis e roupas íntimas novas são triadas pela equipe de voluntários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí, a Cidade das Crianças, abraça a solidariedade e arrecada doações para as crianças afetadas pelas inundações no Rio Grande do Sul. Até o dia 29 de maio, a cidade recebe itens como brinquedos, livros, roupas íntimas infantis e descartáveis, que serão destinados aos pequenos de Canoas e Colinas. Escolas Municipais engajadas na campanha de doação para o RS As…

Continuar lendo

Jundiaí

Saúde Ambiental de Jundiaí identifica morcego positivo para raiva

O animal foi encontrado no interior de uma residência no bairro Ivoturucaia, e pode ter tido contato com três gatos que estavam no local.

Publicado

em

Jundiaí identifica morcego positivo para raiva, foto mostra o animal sendo manuseado com pinças em laboratório.
Confira as orientações das autoridades (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A equipe de Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí identificou, nesta sexta-feira (24), um morcego positivo para a raiva no bairro Ivoturucaia. O animal, um insetívoro, estava vivo no interior de uma residência e pode ter tido contato com três gatos que estavam no local. Felizmente, os felinos já estavam vacinados contra a doença e não houve nenhum caso…

Continuar lendo

Jundiaí

Investimentos no Porto de Santos irão gerar empregos e desenvolvimento para Jundiaí

O Terminal Intermodal Jundiaí (TIJU) passará a ser um REDEX – Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação, facilitando as exportações das empresas da região.

Publicado

em

Visão aérea do terminal logístico ferroviário de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Porto de Santos, o maior da América Latina e um dos principais do mundo, terá um aporte de R$ 10,6 bilhões em investimentos nos próximos cinco anos - e este plano impactará o Terminal Intermodal Jundiaí (TIJU). O plano prevê doze projetos estratégicos que visam aumentar a capacidade e a eficiência do porto, além de reduzir o impacto ambiental…

Continuar lendo
Publicidade