Connect with us

Jundiaí

Equipamentos de Saúde de Jundiaí oferecem práticas gratuitas de meditação e auriculoterapia

Veja quais são os benefícios e como participar das aulas

Published

on

Atualizado há

Maria Luísa e a avó, Solange Pereira, participam juntas da meditação no CECCO
Maria Luísa e a avó, Solange Pereira, participam juntas da meditação no CECCO (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Mesmo com apenas sete anos de idade, Maria Luísa começou a apresentar problemas para ter uma tranquila noite de sono. “Ela sempre foi muito agitada. É ligada na tomada durante o dia e durante a noite”, conta a avó, Solange Pereira. Ao perceber o quanto esse comportamento era prejudicial para a garota, a família encontrou ajuda na meditação e na auriculoterapia. A prática agradou a menina. “Eu gosto bastante de fazer a meditação e colocar a sementinha na orelha. Fico mais calma quando vou para a casa e até durmo melhor”, revela Maria.

Prática integrada entre crianças, adultos e idosos traz muitos benefícios a todos
Prática integrada entre crianças, adultos e idosos traz muitos benefícios a todos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A meditação e a auriculoterapia são oferecidas de forma gratuita pelo CECCO (Centro De Convivência, Cultura, Trabalho E Geração De Renda), equipamento da Prefeitura, toda quinta-feira, a partir das 9h. A participação é livre e aberta ao público. Sabendo disso, a Diolinda Lemos, de 71 anos, também começou a levar os netos Gabriel e Giovana para as atividades no espaço que já está acostumada a frequentar. “Eles adoram e ficam ansiosos para a aula. Os benefícios são nítidos. Percebi que o Gabriel, por exemplo, está ficando mais calmo e centrado, além de estar se organizando melhor com a escola”, afirma.

“A promoção de boas práticas que tragam uma melhoria na qualidade de vida e no desenvolvimento das crianças é uma marca da gestão em Jundiaí, Cidade das Crianças. Os estímulos que elas recebem ainda quando pequenas vão gerar efeitos positivos para o resto da vida de cada uma delas”, opina o Prefeito Luiz Fernando Machado.

“Práticas integradas, que fomentam a participação de toda a família em espaços públicos, são fundamentais. Atividades como esta fazem a promoção da saúde e mostram que ela não deve ser notada apenas quando alguém fica doente”, comenta o Gestor de Saúde, Tiago Texera.

Impacto positivo

A fisioterapeuta da Equipe NASF, Cristina Padoin, relata que os benefícios de iniciarem práticas como essa, ainda na infância, são muitos. “É um momento de interação consigo, algo muito pessoal. Isso traz aos pequenos mais calma e tranquilidade, o controle da ansiedade e até mesmo a melhora no apetite, imunidade e questões respiratórias”, explica. “As próprias crianças gostam muito e relatam que ficam aliviadas. Assim elas terão mais qualidade de vida”, completa Cristina.

Gabriel aguarda ansiosamente, todas as semanas, para fazer a meditação e a auriculoterapia
Gabriel aguarda ansiosamente, todas as semanas, para fazer a meditação e a auriculoterapia (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Além dos benefícios da prática em si, o CECCO conta com outro elemento fundamental para a sociedade: a integração entre as pessoas. “Aqui nós recebemos pessoas de todas as idades, que fazem atividades em conjunto. A própria meditação tem a presenças das crianças e também de adultos e idosos. Famílias inteiras vem e assim conseguimos criar um espaço agradável, que promove o convívio com pessoas de diferentes contextos”, argumenta a gerente do CECCO, Fernanda Torres Apollonio.

O equipamento é vinculado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e está localizado na rua Benedito Sérgio de Oliveira, 220, no Parque Continental. O espaço é aberto para a população.

Jundiaí

Esportes: parceria com Panathlon de Sorocaba pode fortalecer projetos e ampliar oportunidades em Jundiaí

Rita Orsi, da UGEL, destaca a importância de parcerias estruturadas para garantir a continuidade e o impacto social dos projetos esportivos.

Published

on

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), e representantes da Panathlon, entidade que reúne profissionais com histórico de atuação em prol do esporte e da educação física, realizaram uma reunião nesta semana para discutir modelos de parcerias que possam fortalecer e garantir a sustentabilidade dos projetos esportivos no município. O encontro visou…

Continue Reading

Jundiaí

Dia Internacional da Síndrome de Down: a importância da inclusão e da construção de redes de apoio

A APAE Jundiaí oferece suporte integral a pessoas com síndrome de Down, promovendo inclusão e qualidade de vida. Confira!

Published

on

Hoje, 21 de março, é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, uma data dedicada a promover a inclusão, o respeito à diversidade e a construção de redes de apoio para pessoas com síndrome de Down e suas famílias. Em Jundiaí (SP), a APAE se destaca no cuidado integral com essas pessoas, dando especial atenção ao suporte oferecido às…

Continue Reading
Advertisement
Pular para o conteúdo