Equipe do Samu de Jundiaí já está preparada para as demandas do Carnaval
Conecte-se conosco

Jundiaí

Equipe do Samu de Jundiaí já está preparada para as demandas do Carnaval

De acordo com o serviço, 60 profissionais devem se revezar 24 horas por dia, no atendimento da população durante o período de folia.

Publicado

em

Atualizado há

Equipe do Samu de Jundiaí
Confira como e quando acionar o Samu (Foto: Divulgação/SAMU)

As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Jundiaí já estão preparadas para atender as demandas deste Carnaval. Sob o comando do médico Mário Jorge Kodama, coordenador do Samu, 60 profissionais devem se revezar no atendimento em dias de folia, 24 horas por dia. O serviço irá operar com cinco viaturas de Suporte Básico de Vida (SBV) das 7h às 19h e uma a menos das 19h às 7h. Além de uma viatura de Suporte Avançado de Vida (SAV) que opera ininterruptamente. O serviço também faz orientações com equipes médicas, por telefone, em casos de menor complexidade.

De acordo com Dr. Kodama, o Samu está habituado a receber chamados do Carnaval, “e estará presente na sala de situação”, afirma.

A sala de situação é onde operam simultaneamente outros órgãos destinados ao suporte a vida e segurança como Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal entre outros. Assim, os profissionais atuarão constantemente, monitorando, permitindo otimização, objetividade e assertividade, acompanhando os blocos. A população pode acionar o Samu via telefone 192. O doutor Kodama ainda dá orientações importantes para o acionamento do serviço.

“O solicitante deve estar perto da vítima, passar as informações com a maior clareza possível e exatidão do local onde a vítima se encontra, se possível com um ponto de referência, tendo condições de explicar qual é a queixa básica da vítima”, diz. Outro ponto importante, é que as equipes do Samu também estão prontas para atender o público em geral, ou seja, não só os foliões.

Dr. Mário Jorge Kodama, do Samu Jundiaí
Foto: Samu Jundiaí

Quando acionar o Samu?

A população em necessidade deve acionar o Samu em casos de problemas cardiorrespiratórios; intoxicação exógena ou envenenamento; queimaduras graves; acidentes de trânsito com vítimas; trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto; em tentativas de suicídio; casos de crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito; em casos de afogamentos; choque elétrico; acidentes com produtos perigosos; suspeita de infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral) com alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e comissura labial, que são os sintomas mais comuns; nos casos de agressões por arma branca (faca) ou arma de fogo; em casos de soterramentos ou desabamentos; crises convulsivas, além de outras situações consideradas de urgência ou emergência, que apresente risco de morte, sofrimento intenso ou sequelas.

“As situações de menor complexidade devem ser direcionadas para os Prontos Atendimentos mais próximos do local da ocorrência. Tendo qualquer dúvida, a equipe médica do Samu sempre estará à disposição para dar orientações via telefone”, explica o médico.

Embora haja todo um preparo e estrutura montada, Kodama orienta alguns cuidados para os foliões: ingerir bastante líquido para hidratação (água, suco de fruta natural ou água de coco); manter alimentação leve antes de ir para os blocos; não abrir mão de protetor solar;  fazer uso moderado de bebidas alcoólicas; usar roupas leves e calçados confortáveis.

Jundiaí

Jundiaí se mobiliza em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana.

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Rede de Cooperação, em parceria com a Azul Conecta, está promovendo uma campanha de arrecadação de itens para auxiliar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana. Pontos de coleta: Fundo Social de…

Continuar lendo

Jundiaí

Com mais de 10 mil casos de dengue, Jundiaí intensifica ações de combate à doença

O Ivoturucaia continua sendo o bairro de Jundiaí com mais notificações, com 807 casos de dengue. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí segue em alerta contra a dengue, com mais de 10 mil casos registrados. Até o dia 3 de maio, a cidade acumulava 10.524 notificações da doença, com cinco óbitos confirmados. Desses casos, 9.049 são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. O Ivoturucaia continua sendo o bairro com mais notificações, com 807 casos. Em seguida, aparecem os bairros Jardim…

Continuar lendo

Jundiaí

Guarda Municipal de Jundiaí cresce 170% em 10 anos

Os investimentos em segurança realizados pela Prefeitura de Jundiaí nos últimos anos são expressivos.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) comemora seus 75 anos de fundação e se prepara para ocupar dois novos prédios construídos exclusivamente para ela. As novas sedes, localizadas na avenida 14 de Dezembro e no Medeiros, representam um marco na história da GMJ, que nos últimos anos vem crescendo em números e investimentos. Em 2014, a GMJ contava com 40…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo
Publicidade