Exposição "O espaço que há entre as coisas" está no Polytheama, em Jundiaí
Conecte-se conosco

Jundiaí

Exposição “O espaço que há entre as coisas” está no Polytheama, em Jundiaí

A exposição “O espaço que há entre as coisas” está reunindo obras de artistas visuais, como Dani Shirozono e Jeff Barbato.

Publicado

em

Atualizado há

exposição-o espaçço que há entre as coisas-jundiai
A exposição estará aberta ao público na segunda-feira (18), às 19h, na Galeria de Artes Fernanda Perracini Milani. Foto: Prefeitura de Jundiaí.

Na segunda-feira (18), às 19h, na Galeria de Artes Fernanda Perracini Milani (anexa ao Teatro Polytheama), o vernissage da exposição “O espaço que há entre as coisas” está reunindo obras de artistas visuais, como Dani Shirozono e Jeff Barbato, selecionados pelo edital lançado no início do ano, pela Unidade de Gestão de Cultura, para a temporada de exposições naquele espaço cultural em 2022.

A exposição conta com nove obras selecionadas pelos dois artistas  a partir daquilo que une e/ou separa; do que corta e daquilo que sutura; entre a menor frincha do chão e a maior fenda da terra, “guardadora das imensas águas, o mar” por sua vez, cercado por montanhas e vulcões.

Dani Shirozono, através de sua pesquisa, proporciona um entendimento da paisagem como entre espaço. O conceito parte das dualidades presentes em sua vida, como sua identidade nipo-brasileira e seu trânsito constante entre duas cidades que possuem lados de sua família meio brasileiras e meio japonesas.

Dessa maneira, o meio do caminho foi um conforto de permanência equilibrada. Se afastando de dois polos, seu trabalho ganha forma nos relevos das camadas de parafina e tinta, que revela paisagens longínquas.

Jeff, o outro artista, tem o processo que começa por uma fissura do seu próprio corpo e que se desdobra para o espaço, e é nesse processo que, olhando para o chão, ele extrai referências imagéticas para a criação das obras seus “percursos”. Nas generosas palavras de Júlia Lima, Jeff Barbato “na caminhada, mira não o horizonte, mas o chão, percebendo as rachaduras entre as camadas de cimento, asfalto, ladrilho e pedra, buscando nesses estreitos e rasos abismos encontrar a representação metafórica para as fissuras da vivência, para as fraturas do corpo, para as falhas da memória”.

De acordo com as relações do corpo-espaço entre percursos e passagens foi realizada essa constelação de trabalhos aproximados, não pela união, nem pela separação, mas pelo interesse entre ambas as partes nas trincas do espaço que há entre as coisas, e que poderá ser visitada pelo público até 16 de agosto, com entrada gratuita, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h e aos sábados das 10h às 13h.

Os artistas

Dani Shirozono, nasceu em Viçosa, Minas Gerais. Uma artista visual e arte-educadora formada em artes visuais pela Universidade Estadual de Campinas (2014), Dani tem uma pesquisa que propõe um olhar entre a paisagem e o percurso e suas implicações em se entender como parte delas, entendendo esses elementos como espaço e território de pertencimento.

Neste ano, ela participou de uma coletiva, “o encontro é um lugar impossível” no Centro Cultural Correios e realizou Dicionário entre-tempos, uma instalação de arte, nos vidros da biblioteca da unidade do SESC Jundiaí com coautoria de Marcela Monteiro. Também fez parte das residência LAB 1 realizada pelo Kaaysá (2021), do Edital Meios e Processos da Fábrica de Arte Marcos Amaro (2020), onde recebeu a premiação especial do júri do Salão de Artes de Vinhedo (2018) e realizou sua primeira exposição individual através do Edital de ocupação da Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani em Jundiaí (2015). 

Além disso, suas recentes participações em exposições coletivas são destacadas o 27° Salão de Artes Plásticas de Praia Grande (2021) e o 17º Salão Ubatuba de Artes Visuais (2021). Expõe junto de Marcela Monteiro Passatempos para Aprender a Perder Tempo até 27 de Julho de 2022 no Sesc Avenida Paulista.

Jeff Barbato, nascido em São Bernardo do Campo, em São Paulo, vive e trabalha em Sorocaba. Bacharel em Artes Visuais com a pesquisa “Ensaio para uma fissura: da superfície à profundidade, uma poética’’ pela Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Bauru, realizou uma investigação da estética e história das fissuras e da imagem monstruosa da fissura labiopalatina no campo das artes visuais. Seu trabalho em artes, transita por várias linguagens, tendo o desenho e fotografia como base para a criação de esculturas, pinturas expandidas e objetos.

Ele também realiza diálogos entre os lugares em que a fissura aparece e os fragmentos, acontecimentos e desdobramentos dessa insurgência, passando por searas como corpo, sexualidade e territórios urbanos. Com seu olhar sensível para o imperfeito, o incompleto, o impermanente e para tudo aquilo que é esquecido e deixado à mercê de si mesmo.

Em 2022 foi júri de premiação da III Mostra Coletiva de Artistas de Ubatuba, participou da residência artística portuguesa DEMONSTRA, onde produziu e expôs a coletiva “o encontro é um lugar impossível” no Centro Cultural Correios de São Paulo e até 31 de agosto de 2022 participa junto de Aline Moreno da exposição “O vazio abarcado” na Casa de Vidro em Campinas com curadoria de Jurandy Valença.

Jundiaí

Bazar Solidário do Grendacc realiza edição especial para o Dia das Mães

A instituição realiza o Bazar Solidário das Mães até sábado (11), e reúne artesãos e microempreendedores de Jundiaí para exporem seus produtos.

Publicado

em

Por

Os expositores reverterão 15% do total das vendas para o Hospital da Criança do Grendacc (Foto: Divulgação/Grendacc)

Procurando um presente especial para o Dia das Mães? Que tal unir o útil ao agradável? No Bazar Solidário das Mães do Grendacc, você encontra diversos produtos artesanais e de microempreendedores de Jundiaí. Em contrapartida, você ainda ajuda o Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) na luta contra o câncer infantojuvenil. Os expositores reverterão 15% do total das…

Continuar lendo

Jundiaí

Mobilização em Jundiaí envia 30 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul

No primeiro dia, foram arrecadadas 6 toneladas de água, produtos de higiene pessoal, cobertores, travesseiros, roupas de cama e outros itens de primeira necessidade.

Publicado

em

Por

A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta da população jundiaiense (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), segue mobilizada em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Até terça-feira (7), a iniciativa enviou 30 toneladas de doações à Defesa Civil gaúcha, responsável pela distribuição dos itens às famílias afetadas pela tragédia. A iniciativa teve início no domingo (5), com a comovente resposta…

Continuar lendo

Jundiaí

Feira Jundipan apresenta novidades do setor de panificação e café

Evento acontece nesta sexta (10) e sábado (11), no Parque da Uva

Publicado

em

Por

Foto: Canva

A Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí estará presente na Jundipan – Feira de Panificação, Café, Gastronomia e Negócios, que acontece nesta sexta (10) e sábado (11), no Parque da Uva. Na sexta, o horário é das 14h às 21h, e no sábado, das 9h às 21h. A Associação Comercial estará com um estande para divulgar as soluções que oferece…

Continuar lendo

Jundiaí

Dengue: UBSs Jardim do Lago e Tamoio ficam abertas no sábado (11) para atendimento exclusivo

Pacientes de qualquer região da cidade com sintomas leves e moderados podem se dirigir aos equipamentos

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí (UGPS) manterá dois equipamentos de Atenção Básica abertos neste sábado (11) para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos…

Continuar lendo

Jundiaí

DAE e Prefeitura de Jundiaí recebem executivos do Banco Fonplata em busca de investimentos

Esta é mais uma etapa de avaliação entre as equipes do banco e da DAE, em busca de investimentos na área de saneamento para a cidade

Publicado

em

Por

Na Prefeitura, eles participaram de uma reunião com os gestores Jones Martins e dr. Gustavo Maryssael. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Executivos do Banco de Desenvolvimento Fonplata participaram nesta segunda (6) e terça-feira (7) de reuniões com a diretoria da DAE e da Prefeitura de Jundiaí e de visitas técnicas a unidades da empresa. Esta é mais uma etapa de avaliação entre as equipes do banco e da DAE, em busca de investimentos na área de saneamento para Jundiaí. A DAE…

Continuar lendo
Publicidade