Termina hoje (8) prazo para regularizar ou transferir título de eleitor
Conecte-se conosco

Brasil

Termina hoje (8) prazo para regularizar ou transferir título de eleitor

Após o encerramento do prazo, o cadastro eleitoral será fechado, ficando disponível somente após o pleito

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Esta quarta, 8 de maio, é o último dia para regularizar a situação do título de eleitor ou para solicitar o documento pela primeira vez, garantindo assim o direito de votar nas eleições municipais de outubro. Após o encerramento do prazo, o cadastro eleitoral será fechado, ficando disponível somente após o pleito.

Quem pode votar

Todos os cidadãos que completaram 16 anos até 6 de outubro, data do primeiro turno das eleições deste ano, estão aptos a votar. Segundo informações da Justiça Eleitoral, esse grupo engloba mais de 152 milhões de brasileiros. Em cidades com mais de 200 mil habitantes, um eventual segundo turno está programado para 27 de outubro.

Transferência de domicílio eleitoral

O prazo final para transferir o domicílio eleitoral também se encerra hoje. Esse processo é necessário caso o eleitor tenha mudado de endereço e agora resida em outro município. É importante ressaltar que, devido ao caráter local das eleições deste ano, não será possível votar em trânsito.

Para transferir o domicílio eleitoral, é necessário comprovar vínculo com a localidade em que se pretende votar. Esse vínculo pode ser residencial, afetivo, familiar, profissional, comunitário ou de outra natureza que justifique a escolha da localidade, conforme informa a Justiça Eleitoral.

O processo de transferência pode ser realizado pela internet, por meio da plataforma Título Net. O eleitor deve residir há pelo menos três meses no novo município e ter transcorrido no mínimo um ano desde o alistamento eleitoral ou última transferência do título. Algumas exceções se aplicam, como no caso de servidores civis e militares, e seus familiares, que se mudaram em função de transferência ou remoção.

Cadastro da biometria e atualização de dados

Os eleitores que precisam cadastrar a biometria junto à Justiça Eleitoral têm até hoje para realizar o procedimento. Além disso, é possível apenas atualizar as informações cadastrais, caso seja necessário.

Data limite para alterações

A data final de 8 de maio para realizar alterações nos títulos eleitorais está estabelecida na Lei das Eleições, que determina o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes do dia da votação. O sistema só estará acessível novamente a partir de 5 de novembro.

Como obter o primeiro título de eleitor

Quem está tirando o seu primeiro título de eleitor precisa comparecer a um cartório eleitoral para se alistar. É importante ressaltar que qualquer pessoa que tenha 16 anos até a data da votação pode solicitar o documento.

Além disso, os eleitores que ainda não possuem cadastro biométrico também devem se dirigir ao cartório eleitoral mais próximo.

Será necessário apresentar um documento de identificação, preferencialmente com foto, como RG ou CNH, além de certidão de nascimento ou de casamento. Comprovantes de residência também podem ser solicitados. Homens que solicitam o título no ano em que completam 19 anos precisam apresentar o certificado de quitação militar.

De acordo com a Constituição, o alistamento e o voto são obrigatórios a partir dos 18 anos de idade, sendo facultativos para jovens de 16 e 17 anos, maiores de 70 anos e pessoas analfabetas.

Brasil

Voluntários mantêm resgates em áreas alagadas de Porto Alegre

A Zona Norte de Porto Alegre permanece alagada, com resgates e acolhimentos sendo realizados por voluntários, que enfrentam desafios contínuos.

Publicado

em

Voluntários ajudam moradores e animais em Porto Alegre, onde áreas da Zona Norte ainda estão alagadas, dois meses após o início das inundações (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

Mais de duas semanas após o início das inundações, a água ainda baixa lentamente na Zona Norte de Porto Alegre. Em um ponto de resgate e acolhimento montado por voluntários no cruzamento das avenidas Benjamin Constant e Caiurú, no bairro Navegantes, a equipe segue incansável na missão de auxiliar os moradores atingidos pela enchente. Só no último sábado (18), 37…

Continuar lendo

Brasil

Bolsonaro deixa hospital após tratamento para erisipela

Erisipela é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular, causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos.

Publicado

em

Foto: Reprodução/X

Na manhã desta sexta-feira (17), o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital Vila Nova Star, na capital paulista. O advogado e assessor do ex-presidente, Fábio Wajngarten, confirmou a informação. De acordo com Wajngarten, Bolsonaro teve alta após 12 dias de internação em São Paulo e voltou para Brasília. Mais cedo, o ex-presidente postou uma foto ao lado dos médicos…

Continuar lendo

Brasil

Brasil registrou 230 mortes de pessoas LGBTI+ em 2023

Das 230 mortes no ano passado, 184 foram assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Canva @Hrecheniuk Oleksii

Um dossiê publicado nesta semana pelo Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil mostra que 230 pessoas LGBTI morreram de forma violenta em 2023, uma morte a cada 38 horas. A sigla LGBTI diz respeito a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres e homens trans, pessoas transmasculinas, não binárias e demais dissidências sexuais e de gênero. Das 230 mortes no…

Continuar lendo

Brasil

AGU pede que X, TikTok e Kwai retirem do ar desinformação sobre RS

Governo desmente reembalagem de cestas e reforça apoio a desabrigados.

Publicado

em

Tela de monitor com a mensagem de Fake News
AGU combate desinformação e pede remoção de posts falsos em 24h (Foto: Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Advocacia-Geral da União (AGU) tomou medidas firmes contra a disseminação de informações falsas sobre a entrega de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (15), a AGU solicitou às plataformas X (antigo Twitter), TikTok e Kwai a remoção de postagens com conteúdo enganoso no prazo de 24 horas. A iniciativa, de caráter extrajudicial,…

Continuar lendo

Brasil

Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios

Sem a necessidade de parar em praças de pedágio, o fluxo de veículos é mais rápido e eficiente

Publicado

em

Por

Foto: Governo de SP

Com o objetivo de melhorar a circulação e segurança, as rodovias concedidas de São Paulo em breve adotarão o sistema Free Flow. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) detalha os benefícios e funcionamento desse sistema, que será implementado inicialmente em duas praças da SP-333. Em 1° de agosto, em Itápolis, km 179, no sentido leste; e…

Continuar lendo
Publicidade