Falta de água: Jundiaí será exemplo para conter escassez no Estado
Conecte-se conosco

Jundiaí

Falta de água: Jundiaí será exemplo para conter escassez no Estado

Investimentos e conscientização são necessários, segundo entidade, para manter a segurança hídrica dos municípios

Publicado

em

Atualizado há

represa jundiai
Represa de Jundiaí é um dos principais trunfos da cidade para evitar a falta de água (Foto: Divulgação/PMJ)

Os exemplos de gestão hídrica de Jundiaí e de outros municípios serão usados pelo Consórcio PCJ, que contempla as bacias dos rios Piracicaba, Jundiaí e Capivari, para conter a escassez de água e o eventual desabastecimento já previsto para um futuro bem próximo. Essa e outras medidas foram anunciadas nesta quinta (18) pelo prefeito de Limeira, Mario Botion (PSD), após ser eleito presidente em reunião virtual realizada pela entidade.

O portal Tribuna de Jundiaí foi o único veículo de comunicação da Aglomeração Urbana de Jundiaí a participar da entrevista coletiva, feita pela internet no final da manhã. “Temos, sim, que somar os conhecimentos. Jundiaí, assim como minha cidade e como Piracicaba, tem suas características. O Consórcio PCJ já faz isso e devemos fomentar ainda mais essas experiências, já que este é um grande desafio que os prefeitos têm pela frente”, destacou Botion.

botion

Eleito novo presidente, Mario Botion tem grande desafio pela frente (Foto: Divulgação/PSD)

Convidado para participar da reunião, o professor Antônio Carlos Zuffo, doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento, deixou claro que a situação é preocupante. Ele usou o termo “vacas magras” para dizer que o período seco iniciado em 2010 se estenderá até meados de 2035. “Estamos com um problema de segurança hídrica. Precisamos contar com novos sistemas e ações nos planos de gestão dos recursos hídricos dos municípios”.

Uma cartilha com informações sobre a atual situação climática e sobre o Sistema Cantareira foi apresentada na reunião. Nela, os termos “estresse hídrico” e “disponibilidade hídrica crítica” dão o tom do cenário já aguardado em 2021 pelo Consórcio PCJ. Nos últimos quatro anos, conforme destacam os técnicos, a queda no volume de chuvas chegou a 23,2%, como registrado ano passado.

De acordo com Zuffo, novas represas de água bruta são grandes aliadas nesta estratégia de conter o desabastecimento. Obras neste sentido sendo feitas em Amparo e Pedreira foram destacadas pelo professor como fundamentais. “Precisamos lembrar aos novos prefeitos para terem carinho com a água”.

reunião PCJ

Professor Antônio Carlos Zuffo (à esquerda), da Unicamp, fala durante reunião virtual (Foto: Reprodução/YouTube)

Região

Responsável pelo abastecimento de água em Jundiaí, a DAE afirmou ter reforçado os investimentos em segurança hídrica nos últimos anos, como as obras no vertedouro da represa – que ampliaram a capacidade de armazenamento em 12%, podendo chegar a até 9,3 bilhões de litros de água bruta. “Além disso, entregou dois novos reservatórios de água tratada – no FazGran e no Cecap – e tem mais três em obras – na Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A), no Jardim Carlos Gomes e no Distrito Industrial (R13). Os equipamentos vão reforçar os 54 reservatórios em operação na cidade. A DAE também realiza obras na ETA-A para ampliar a capacidade de tratamento, que vai passar de 1.800 litros por segundo para 2.400 litros por segundo”, destacou, em nota.

Em Itupeva, a construção da Barragem e Represa do Córrego São José será uma das principais obras neste sentido. Segundo a Prefeitura, isso aumentará a capacidade de vazão de água do córrego de 40 litros para 127 litros por segundo. “O licenciamento ambiental está em andamento junto à Cetesb, e após, serão realizadas as licitações para a execução da obra com investimento de R$ 52 milhões. Também está previsto o projeto de ampliação da estação de tratamento para comportar a nova vazão, reativação da Estação de Tratamento do Quilombo, bem como a captação de esgoto à margem direita do Rio Jundiaí, por meio de uma parceria público-privada”, informou.

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí lança campanha Maio Amarelo nesta quinta-feira (2)

A cerimônia de abertura está agendada para acontecer no Jardim da Mobilidade, localizado no Mundo das Crianças, às 14h

Publicado

em

Por

A abertura do Maio Amarelo será quinta (2), às 14h no Jardim da Mobilidade. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), dará início nesta quinta-feira (2) à campanha Maio Amarelo 2024. A cerimônia de abertura está agendada para acontecer no Jardim da Mobilidade, localizado no Mundo das Crianças, às 14h. O movimento Maio Amarelo surgiu inspirado nas cores do semáforo – verde, amarelo e vermelho –…

Continuar lendo

Jundiaí

Franco da Rocha conhece estrutura de Núcleo de Articulação de Políticas Públicas de Jundiaí

Foram abordados temas como o funcionamento no dia a dia; as temáticas de cada assessoria; entre outros

Publicado

em

Por

Encontro aconteceu no auditório do Paço Municipal. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (29), membros do Laboratório de Políticas Públicas da Prefeitura de Franco da Rocha estiveram em Jundiaí para conhecer a estrutura do Núcleo de Articulação de Políticas Públicas (NAPP), ligado à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC). A visita contou com a participação dos sete assessores que compõem o Núcleo, da Gestora do Laboratório de Políticas de Franco…

Continuar lendo

Jundiaí

Dia do Trabalho: fomento à empregabilidade é destaque do Jundiaí Empreendedora

Desde a criação do programa, o município intensificou as estratégias para a geração de emprego e renda, além do incentivo à formação profissional

Publicado

em

Por

Desde a criação do programa, o município intensificou as estratégias para aumentar a geração de emprego e renda. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Em Jundiaí, o Dia do Trabalho, celebrado globalmente em 1º de maio, ganha destaque especial, refletindo o compromisso com o fomento à empregabilidade. Desde o lançamento do programa Jundiaí Empreendedora, a cidade tem fortalecido suas estratégias para impulsionar a criação de empregos, o aumento da renda e a promoção da formação profissional. Conectando empresas e profissionais Desde sua implementação em…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí, Cidade Inteligente, marca presença em evento de transformação digital

Além de estande montado para mostrar as inovações, o Gestor de Governo e Finanças, Jones Martins, participou de painel sobre Dados e Indicadores na gestão pública

Publicado

em

Por

Jones Martins, no centro do palco, participou do painel de tema Dados e Indicadores na gestão pública. Foto: Divulgação

As ações da Prefeitura para tornar Jundiaí uma cidade cada vez mais tecnológica e digital são reconhecidas, mais uma vez, em um grande evento de cidades inteligentes. Na segunda-feira (29), a cidade marcou presença na 2ª edição do CSC GovTech, um evento promovido pela Plataforma Connected Smart Cities com o apoio do Estadão, na capital paulista. Além de um estande…

Continuar lendo

Jundiaí

Pela primeira vez, Jundiaí é palco de encontro estadual de secretários de finanças

A ASSEFIN-SP discute política pública tributária e justiça fiscal, fornece assistência técnica, troca de experiências e mais. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta terça-feira (30), o anfiteatro da UniAnchieta, em Jundiaí, recebeu mais de 300 pessoas para o 27º Encontro de Servidores e Dirigentes de Finanças. O evento é da Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP), em parceria com a Unidade de Gestão de Governo e Finanças de Jundiaí. Essa foi a primeira realização do evento…

Continuar lendo
Publicidade