60% dos brasileiros defendem proteção da floresta como medida contra mudanças climáticas
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

60% dos brasileiros defendem proteção da floresta como medida contra mudanças climáticas

O levantamento analisou a população que acredita em aquecimento global e é favorável a medidas públicas e emergenciais contra ele.

Publicado

em

Atualizado há

Queimadas aumentaram em oito estados brasileiros
Foto de queimada em área de vegetação - Foto: Reprodução

Dados coletados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (UNDP) mostram que 60% dos brasileiros apoiam a conservação da floresta como medida contra mudanças de clima. A pesquisa entrevistou 1,2 milhão de pessoas, de 50 países, para entender o nível de compreensão e apoio ao combate às mudanças climáticas. Além disso, os dados passaram por análise do Departamento de Sociologia da Universidade de Oxford.

Confira dados analisados sobre o Brasil:

A principal causa das emissões dos gases do aquecimento global no país é o desmatamento. Dessa forma, 6 em cada 10 brasileiros responderam que apoiam a conservação da área florestal como medida de combate às mudanças climáticas;

Já 51% dos entrevistados do Brasil apoiam maiores investimentos em empresas e empregos sustentáveis, como outros países do G20. Por exemplo, Reino Unido (73%), Alemanha, Austrália e Canadá (68%), África do Sul (65%), entre outros;

Entre as políticas abordadas pelo estudo, a conservação da floresta e dos territórios naturais é a forma mais popular entre os brasileiros como medida contra as mudanças do clima;

Enquanto isso, 57% dos brasileiros apoiam um aumento do uso de carros e ônibus elétricos ou bicicletas; e 69% do público com menos de 18 anos acredita que estamos em uma emergência climática.

De acordo com os autores da pesquisa, esse é o maior estudo de impressão da população feita à respeito do aquecimento global. “Esta perspectiva é agora mais necessária do que nunca, já que os países em todo o planeta estão no processo de desenvolvimento de novas promessas nacionais contra o aquecimento global, dentro do Acordo de Paris”, defende o relatório.

Emissões do Brasil

Segundo os dados mais recentes mostram que a emissão de gases do efeito estufa no Brasil aumentaram 9,6% em 2019, comparado com o ano anterior. Estes dados fazem parte do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), divulgado pela organização não-governamental Observatório do Clima (OC), rede de 56 organizações da sociedade civil.

  • As emissões foram puxadas pela alta do desmatamento na Amazônia;
  • Foram 2.17 bilhões toneladas de CO² em 2019;
  • Em 2018, foram 1,98 bilhão em 2018;
  • Uso da terra (inclui desmatamento) e agropecuária somam 72% das emissões do país;
  • O setor de energia responde por 19% do total.

Além disso, entre os países com mais emissão do mundo, o Brasil está em sexto lugar. A emissão de CO² por indivíduo no país também estão acima da média do planeta (7,1 toneladas). De acordo com estudos, cada brasileiro gerou 10,4 toneladas em 2020.

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Publicado

em

Por

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 23 de maio, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Falta de conhecimento ou descaso? Descarte incorreto de lixo causa problemas de saneamento

Publicado

em

Por

Por: Bruna Bozano. O descarte de óleo e de resíduos de alimentos no ralo da pia da cozinha ainda é comum no Brasil, embora grande parte da população já esteja ciente de que esta não é a melhor forma de realizá-lo. Como se desfazer do óleo utilizado ainda não é tão simples e depende que alguém vá retirá-lo na casa…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings

Tecnologia contribui para desenvolvimento de matriz elétrica mais limpa e renovável; até 2025, investimento vai atingir R$ 480 milhões

Publicado

em

Por

Governo de SP apresenta maior usina solar flutuante do país na represa Billings. Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo avançou no setor de energia limpa e renovável com a inauguração, nesta quarta-feira (17), da primeira etapa da Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), localizada na represa Billings, na capital. Com 10,5 mil placas solares sobre a superfície da água e um investimento inicial de R$ 30 milhões, a usina é agora a maior do Brasil…

Continuar lendo
Publicidade