Famílias se reúnem com especialistas em encontro sobre autismo neste sábado (12)
Conecte-se conosco

Jundiaí

Famílias se reúnem com especialistas em encontro sobre autismo neste sábado (12)

Profissionais de saúde, educação e estudantes também podem participar do encontro

Publicado

em

Graciela Pignatari é um dos destaques da edição do encontro em Jundiaí. (Foto: Divulgação)

As inscrições para o encontro que debate o autismo neste sábado (12) a partir das 8h no Hotel Serra, ainda estão abertas. O Seminário TEA: olhares e reflexões, um dos maiores evento do país sobre a inclusão da pessoa de transtorno do espectro autista, o TEA, convida cinco especialistas para falar sobre o transtorno a pais, estudantes universitários e profissionais da saúde e educação.

Além das palestras multidisciplinares que acontecem no período da manhã, os participantes também poderão participar de um dos dois cursos livres que serão ofertados à tarde pelos especialistas: o de Introdução ao ABA aplicado ao autismo, ministrado pelo professor universitário Damião Silva, coordenador de inclusão da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); e o de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e autismo, aplicado pela professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Rita Cóssio Rodriguez.

Um dos destaques do evento é a presença da bióloga Graciela Pignatari que, além de participar da criação do “A Fada do Dente” da USP, também foi a primeira pós-doutoranda a compor o projeto, pioneiro na pesquisa científica de autismo no Brasil. “Minha palestra será dividida em três grandes tópicos: a questão dos fatores ambientais e o autismo, a importância dos fatores genéticos e como as alterações genéticas podem estar envolvidas no TEA, e sobre o que são e para que servem os exames genéticos”, explica.

Graciela é taxativa sobre a importância de profissionais de saúde e educação buscarem informações atualizadas sobre o transtorno. “Quanto mais estudantes e profissionais da saúde conhecerem o autismo, mais cedo teremos o diagnóstico, o que favorece as intervenções precoces e, com isso, podemos pensar em questões de melhora na qualidade de vida e inserção desses indivíduos na fase adulta”, conclui.

Além dela e dos professores universitários Rita Cóssio Rodriguez e Damião Silva, que falam sobre o temas “Práticas recomendadas no TEA  a importância da família” e “Modelos de Tratamento (TCC, ABA, Denver, Teacch)”, respectivamente, participam do evento a fonoaudióloga clínica e mestre em Processos da Comunicação Humana (USP), Mayaelle Jurado, com o tema “Desenvolvimento da linguagem e fala correlacionados com o autismo” e Denner Pereira, advogado e servidor público na Procuradoria do Estado do Paraná, com a palestra “Políticas públicas no Transtorno do Espectro Autista e a rede de cuidados à pessoa com deficiência”.

As inscrições podem ser realizadas pela plataforma do evento no site Sympla (https://bit.ly/2PiHohO) ou através do WhatsApp (53) 9919-0930. O evento é promovido pela Saber Incluir em parceria com a Grandin Embrace.

Jundiaí

Jundiaí se mobiliza em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana.

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Rede de Cooperação, em parceria com a Azul Conecta, está promovendo uma campanha de arrecadação de itens para auxiliar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana. Pontos de coleta: Fundo Social de…

Continuar lendo

Jundiaí

Com mais de 10 mil casos de dengue, Jundiaí intensifica ações de combate à doença

O Ivoturucaia continua sendo o bairro de Jundiaí com mais notificações, com 807 casos de dengue. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí segue em alerta contra a dengue, com mais de 10 mil casos registrados. Até o dia 3 de maio, a cidade acumulava 10.524 notificações da doença, com cinco óbitos confirmados. Desses casos, 9.049 são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. O Ivoturucaia continua sendo o bairro com mais notificações, com 807 casos. Em seguida, aparecem os bairros Jardim…

Continuar lendo

Jundiaí

Guarda Municipal de Jundiaí cresce 170% em 10 anos

Os investimentos em segurança realizados pela Prefeitura de Jundiaí nos últimos anos são expressivos.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) comemora seus 75 anos de fundação e se prepara para ocupar dois novos prédios construídos exclusivamente para ela. As novas sedes, localizadas na avenida 14 de Dezembro e no Medeiros, representam um marco na história da GMJ, que nos últimos anos vem crescendo em números e investimentos. Em 2014, a GMJ contava com 40…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo
Publicidade