Focos de incêndios na Serra do Japi dobram durante o inverno
Conecte-se conosco

Jundiaí

Focos de incêndios na Serra do Japi dobram durante o inverno

Incêndios na Serra do Japi aumentam 150% neste primeiro semestre

Publicado

em

Fogo na Serra do Japi. (Foto: Divulgação/PMJ)
O clima seco favorece significativamente o aumento de incêndio em vegetação. (Foto: Divulgação/PMJ)

De janeiro a julho deste ano, a Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí contabilizou um aumento de 150% nos focos de incêndios na Serra do Japi, comparado com os primeiros sete meses de 2019. No ano passado, foram combatidos 10 focos de queimadas neste período, enquanto este ano, o número saltou para 25.

Uma simples bituca de cigarro jogada nas margens das rodovias podem desencadear um incêndio de grandes proporções. Essa foi a razão apontada pela Guarda Municipal de Jundiaí de um incêndio que consumiu cerca de 10 mil metros quadrados da serra, nesta segunda-feira (27), nas proximidades do Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, a poucos metros da Reserva Biológica.

“A suspeita é que uma bituca de cigarro jogada em local de mato seco provocou o fogo. Isso tem que ser evitado, assim como a queima de mato, lixo ou de galhos podados de árvores em regiões de vegetação”, afirma o inspetor Adilson Marestoni, chefe a Divisão Florestal da GM.

Lembrando que estamos numa época de estiagem, com a menor incidência de chuvas. Segundo a Defesa Civil de Jundiaí, a última vez que choveu na cidade foi no dia 9 de julho, além desta quarta-feira (29), que registrou uma pequena precipitação. O clima seco aumenta significativamente o risco de incêndio em vegetação.

Segundo a Divisão Florestal da GM, a Serra do Japi tem um crescimento médio de 100% nos registros de queimadas nesta época do ano, na comparação com o verão, quando as chuvas são constantes.

Combate aos Balões

Outro fator preocupante é a queimada provocada por balões. Neste ano já foram apreendidos dois balões nos sete primeiros meses deste ano, contra seis nos 12 meses de 2019.

Ambientalistas também apontam o crescimento do agronegócio de eucaliptos outro fator preocupante na propagação de incêndios na área da Serra do Japi.

A Divisão Florestal da GM é auxiliada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Corporação, através da utilização das câmeras de monitoramento que visualizam possíveis focos de incêndios e a passagem de balões pela cidade.

Barreira sanitária

Durante a pandemia do novo coronavírus, a Guarda Municipal, com apoio do Corpo de Bombeiros, realizam ações de barreira sanitária para evitar aglomerações e o uso de máscaras na Serra do Japi. Neste ano, a GM e a Polícia Militar já fizeram 80 ações do tipo no bairro Santa Clara.

A superintendente da Fundação Serra do Japi, Vania Plaza Nunes, lembra que muitas pessoas, tanto moradores de Jundiaí e região como turistas, seguem frequentando o local durante a pandemia, descumprindo o isolamento social indicado para evitar a contaminação pelo novo coronavírus e a lei ambiental.

Ela explica que estas pessoas entram em grande número pelos bairros Santa Clara e Eloy Chaves, ocasionando aglomerações e sujeira na serra. “Alguns põem fogo na mata ao queimar lixo ou restos de vegetação, sem nenhuma ideia dos impactos que um incêndio em mata pode trazer. O fogo pode matar animais e insetos fundamentais para a existência da própria Serra do Japi. Nosso maior patrimônio ambiental deve ser frequentado com obediência à lei, bom senso e respeito à fauna, à flora e às medidas tomadas contra a Covid-19”, afirma Vania.

Denuncie

Para informar focos de incêndio na Serra do Japi, o munícipe pode ligar para os telefones 153, da Guarda Municipal, ou 193, do Corpo de Bombeiros de Jundiaí.

Com informações da Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí

Hospital São Vicente promove evento especial para colaboradores no Parque da Cidade

Publicado

em

Brincadeiras e oficinas garantiram a diversão de todos (Foto: HSV)

Neste sábado (11), o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) deu início às celebrações do Dia do Profissional de Saúde e da Enfermagem com um evento festivo no Parque da Cidade de Jundiaí. Conhecido como “Dia da Família”, o evento contou com uma série de atividades lúdicas e educativas, visando proporcionar um dia de lazer e integração para…

Continuar lendo

Jundiaí

Doações no Fundo Social de Jundiaí retornam na segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Voluntários organizam doações no FUNSS de Jundiaí, preparando para enviar ao sul do país (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A recepção de doações às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, no Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) de Jundiaí, foi suspensa às 13h deste sábado (11) e retorna às 9h de segunda-feira (13). Devido ao grande volume de insumos, a suspensão é necessária para organização do fluxo e carregamento dos caminhões. Na manhã de hoje, dois veículos saíram…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí se une em corrente de solidariedade e já envia mais de 440 toneladas ao Sul

Carreta carregada com doações parte de Jundiaí rumo ao Rio Grande do Sul, levando esperança e alívio às vítimas das chuvas.

Publicado

em

Ações conjuntas da comunidade e empresas ampliam o alcance das ajudas enviadas para as áreas afetadas no Sul. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Diante das fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul há mais de 10 dias, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss) e da Rede Jundiaí de Cooperação, tem unido esforços para auxiliar as vítimas da tragédia. Ações conjuntas para auxiliar os gaúchos A iniciativa consiste na arrecadação e no envio de doações para…

Continuar lendo

Jundiaí

Restaurantes do Bom Prato oferecem pela primeira vez cardápio de Dia das Mães

Unidades vão funcionar neste sábado (11) e domingo (12) com cardápios especiais

Publicado

em

Por

As unidades fixas vão servir um cardápio especial (Foto: Governo do Estado de SP)

Os restaurantes Bom Prato estarão abertos neste domingo (12) especialmente para celebrar o Dia das Mães. As unidades fixas prepararam um cardápio especial. Os pratos variam de acordo com a localidade. Entre as delícias para a data, estão carne seca com abóbora e frango assado na maionese, batata assada com ervas finas, salada summer e vinagrete de cebola roxa. Para…

Continuar lendo

Jundiaí

Mães empreendedoras em Jundiaí: inspiração para a família e a economia local

Explorando histórias inspiradoras e apoios disponíveis para as mães que transformam Jundiaí com suas iniciativas.

Publicado

em

Por

Durante a FENS, Maura concilia a tarefa de atender clientes, produzir e expor produtos com os cuidados do pequeno Heitor
Durante a FENS, Maura concilia a tarefa de atender clientes, produzir e expor produtos com os cuidados do pequeno Heitor (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí celebra o Dia das Mães homenageando as mulheres que conciliam maternidade e sucesso nos negócios O Dia das Mães é um momento para celebrar a força, a dedicação e o amor das mulheres que geram vida. E em Jundiaí, essa data ganha um significado ainda mais especial, pois a cidade reconhece a importância das mães empreendedoras como inspiração para…

Continuar lendo
Publicidade