2º Pedágio Ambiental engaja população sobre a importância de preservação da Serra do Japi
Conecte-se conosco

Meio Ambiente

2º Pedágio Ambiental engaja população sobre a importância de preservação da Serra do Japi

O evento acontece neste sábado (16), na saída do Mundo das Crianças e no Parque das Cidades, em Jundiaí.

Publicado

em

Atualizado há

2º Pedágio Ambiental engaja população sobre a importância de preservação da Serra do Japi
O Pedágio Ambiental faz parte da segunda fase do projeto Olhos da Serra (Foto: Flávio Grieger)

Neste sábado (16), o projeto Olhos da Serra realiza o seu 2º Pedágio Ambiental, em Jundiaí. O evento tem como objetivo sensibilizar a população sobre a relevância da Serra do Japi para a biodiversidade e a disponibilidade hídrica. O pedágio acontecerá na saída do Mundo das Crianças (das 15h às 17h) e na saída do Parque das Cidades (das 16h às 18h).

Na primeira edição, a ação teve distribuição de mudas de árvores nativas e “kit sustentável” para motoristas que passaram pelo local. 

“A atividade intensifica a comunicação com os moradores da Serra do Japi e, também, com os visitantes, para reforçar a necessidade de preservação da área. Um dos últimos trechos de floresta contínua do Estado de São Paulo”, explica Eduardo Paniguel, engenheiro ambiental do Consórcio PCJ e gestor do Projeto Olhos da Serra. “Além disso, o pedágio pretende convidar as pessoas a participar do 2º Encontro Japi Consciente que acontecerá no próximo sábado (23) no Mundo das Crianças”.

O Pedágio Ambiental faz parte da 2ª fase do projeto Olhos da Serra, realização do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O projeto ainda conta com patrocínio da Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA. O Olhos da Serra contempla nesta fase seis eixos temáticos: governança, pesquisa, capacitação e apoio na gestão de incêndios florestais, saneamento rural, reflorestamento de matas ciliares e educação ambiental e comunicação.

Sob o eixo “educação ambiental e comunicação”, o pedágio programa várias atividades para alcançar tanto as pessoas que visitam o Japi quanto os moradores locais. A perspectiva é conscientizar a comunidade sobre a preservação da Serra do Japi.

Meio Ambiente

Mudanças climáticas elevam risco de desastres em 1.942 cidade brasileiras

Estudo revela áreas de risco, histórico de tragédias e ações do governo para mitigar impactos.

Publicado

em

Moradores de áreas de risco enfrentam a vulnerabilidade diante de desastres ambientais cada vez mais frequentes. (Foto: Gustavo Mansur/Palácio Palatini)

Aumento dos desastres ambientais Com a intensificação das mudanças climáticas provocadas pela ação humana no meio ambiente, os desastres ambientais e climáticos têm aumentado em todo o mundo. No Brasil, o governo federal identificou 1.942 municípios suscetíveis a desastres associados a deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações, o que representa quase 35% do total dos municípios brasileiros. O Cenário…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Parceria entre Coca-Cola e Tera Ambiental transforma resíduos industriais em fertilizantes em Jundiaí

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas no desenvolvimento sustentável

Publicado

em

Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Reciclagem, celebrado em 17 de maio, destaca o crescente foco das empresas na economia circular e o desenvolvimento sustentável. Uma parceria importante nesse sentido é a da Coca-Cola FEMSA Brasil e da Tera Ambiental, que convertem os resíduos gerados da produção de bebidas em fertilizantes orgânicos compostos. Esse tipo de compromisso com a sustentabilidade reflete uma…

Continuar lendo

Meio Ambiente

‘Reuso da água’ é tema de seminário técnico para o setor industrial da região de Jundiaí

O objetivo do seminário técnico é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso por meio do tratamento dos efluentes. Saiba mais.

Publicado

em

Por

O evento acontecerá no dia 23 de maio, às vésperas do Dia da Indústria (25) (Foto: Freepik / imagem gerada por IA)

No dia 13 de junho, o Grupo Opersan realizará o seminário técnico Conexão Opersan, voltado para o setor industrial da região de Jundiaí e Campinas. O objetivo é apresentar soluções e tecnologias para produção de água de reuso através do tratamento dos efluentes. O seminário é direcionado a profissionais e gestores das indústrias de artefatos de borracha, agroindústria, automotiva, química,…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Olhos da Serra: 2ª fase fortalece projetos e aumenta área mapeada da Serra do Japi

Publicado

em

Por

Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, reforça a importância do projeto (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A 2ª fase do “Olhos da Serra”, que tem como objetivo a conservação de mais de 2 mil hectares da Serra do Japi, foi concluída nesta quinta-feira (21) com projetos de educação ambiental e monitoramento fortalecidos. O trabalho é realizado com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da…

Continuar lendo

Meio Ambiente

Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de ‘dias escaldantes’

Esta é a terceira onda de calor no país em 2024; confira qual a previsão para Jundiaí

Publicado

em

Por

Foto: Canva

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março. Segundo informa o Climatempo, o…

Continuar lendo