O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí tem como função ajudar a população vulnerável, e por isso desenvolve campanhas sociais em prol de adultos, idosos, crianças e animais. Principalmente entre 2020 e 2021, as ações se tornaram ainda mais amplas por causa dos impactos trazidos pela pandemia da Covid.
Entre essas ações, o Funss passou o ano todo promovendo cursos gratuitos para os jundiaienses, com foco no empreendedorismo e geração de renda para pessoas em vulnerabilidade. Foi só em 2021 que as aulas puderam ser retomadas, gradativamente, para o formato presencial, tomando todas as precauções de prevenção contra o vírus.
“Em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, é preciso estar preparado para as oportunidades e nada melhor que aprimorar os conhecimentos e, em alguns casos, até aprender um novo ofício”, afirmou a presidente do Funss, Vanessa Machado.
Cursos, workshops e oficinas
De acordo com o balanço anual do Fundo Social, em 2021, foram abertas mais de 1,7 mil vagas para as capacitações. Dessa forma, cerca de 1,3 mil pessoas já se formaram em pelo menos um dos 120 projetos, entre cursos, workshops ou oficinas.
Os cursos mais procurados foram: Cuidador de Idosos, Culinária – Faça e Venda, Manicure e Pedicure, Eletricista, Maquiagem e Designer de Sobrancelha.
Parte dos cursos oferecidos pelo Fundo Social ainda foram ministrados em bairros descentralizados da cidade, levando as oportunidades para quem estava mais longe. Esse ano os cursos chegaram nos bairros Almerinda Chaves, Jardim Novo Horizonte, Vila Alvorada, Jardim Tulipas, Ivoturucaia, Complexo Argos, Morada das Vinhas, região do Paço Municipal, Parque Cecap, Retiro e Jardim Santa Gertrudes.
Parcerias de sucesso
Além das próprias capacitações, o Fundo Social também contou com apoio de parcerias para contratação de professores e disponibilização de materiais, como o SENAI, SEBRAE, SENAC, SESC, SENAR e Centro Paula Souza, entre outras.
“A partir disso, pudemos promover capacitações sem onerar os cofres públicos”, explicou a diretora do Funss, Francine Picardi. Para 2022, a expectativa é ampliar a oferta de cursos. “Já estamos programando novas turmas, sempre atentos às demandas do mercado de trabalho”, concluiu a diretora.