Hospital São Vicente transforma vida de paciente após reencontro com amigo
Conecte-se conosco

Jundiaí

Hospital São Vicente transforma vida de paciente após reencontro com amigo

O paciente, em situação de rua e até então desconhecido, agora conta com acolhimento e novas oportunidades após alta médica.

Publicado

em

Atualizado há

Assistente Social segurando mão de paciente
Incansável, equipe do Serviço Social transforma vida de paciente após reencontro virtual com amigo (Foto: Hospital São Vicente)

Com uma pesquisa rápida na internet, é possível encontrar o sinônimo de família. De maneira técnica, é um conjunto ou um grupo de pessoas, que compartilham da mesma casa e do mesmo sangue. Mas, ao longo da vida, criamos laços e recebemos acolhimento em relações externas. Assim, o entendimento da palavra “família” cresce e ultrapassa a genética.

Internado no Hospital São Vicente de Paulo (HSV), Jorge Epas Fadhel (66), encontrou um lar após reencontrar uma amizade antiga e muito significativa.

Em vulnerabilidade social e vivendo em situação de rua há 6 meses, o paciente estava sem documentos quando chegou ao hospital sentido mal-estar. Além disso, não tinha contatos que pudessem identifica-lo. Para acompanhar o caso e iniciar o processo de identificação, o hospital acionou a equipe do Serviço Social.

Incansável, a assistente social, Eloize Cristiane Araújo, conduziu e encontrou Rodrigo da Rosa, (39), considerado amigo, filho e lar do Sr. Jorge. “Foram longos dias de buscas, de empenho e de muita insistência. Após o paciente fornecer algumas poucas informações, conforme se lembrava, descobrimos que o sr. Jorge era da cidade de Umuarama, no Paraná, e que trabalhava em uma distribuidora de hortifruti”, conta a assistente social.

“Com isso, me lembrei e entrei em contato com o Centro Estadual de Abastecimento, o CEASA, do município e da cidade vizinha, Cascavel. A pessoa que me atendeu foi muito gentil, mas não conhecia o paciente. Mesmo assim, passei meu contato após ela se disponilizar para me colocar em um grupo de fornecedores em um aplicativo de mensagens, para que pudessem identifica-lo”, explica.

Muita emoção

Felizmente, um dos membros da comunidade se lembrou de Rodrigo, chefe de Jorge durante seu período como colaborador dentro da distribuidora. Imediatamente, Eloize ligou para o número informado e aliviada confirmou o elo entre os dois.

“O empresário ficou muito emocionado, disse que já estava procurando por ele e se colocou à disposição para o que fosse necessário. Fizemos uma chamada de vídeo onde ambos se emocionaram, choraram e celebraram esse reencontro, mesmo que virtual. Meu sonho sempre foi atuar no HSV como assistente social, ajudar as pessoas. Esse foi e sempre será o meu maior presente, minha maior motivação”, relata a assistente social.

Assistente Social segurando mão de paciente
Foto: Hospital São Vicente

Por meio do contato com a instituição, Rodrigo se propôs a comprar a passagem de ônibus para que Jorge retorne ao Paraná. Além disso, disse que irá recebê-lo em sua casa quando o paciente receber alta. “O Sr. Jorge é muito querido por mim, pela minha família e por toda cidade. Sempre foi muito trabalhador, me ajudava com os cuidados da casa e nunca tive nenhum problema com ele. Eu era solteiro na época, morava sozinho e ele foi uma companhia, principalmente pela confiança que tínhamos. É uma pessoa responsável, prestativa, companheira e será muito bem-vinda de volta. Graças a Deus encontramos ele por meio do hospital e já está tudo certo para recebermos ele aqui. Hoje sou casado e agradecemos por ter condições de ajudar o próximo, atuar com trabalhos sociais e poder oferecer uma vida melhor para pessoas como ele”, completa.

“Minha Família”

Natural de Jundiaí, Jorge se aventurou em busca de novas oportunidades em outro estado. Sem moradia e emprego, o idoso ficou hospedado em um centro de acolhimento de pessoas em Umuarama. Lá conheceu Rodrigo, com quem encontrou abrigo e um laço para toda a vida.

“Conheci ele em um grupo que recebia o pessoal de outras cidades, quem vinha de fora. Ele já trabalhava com hortifruti e me ofereceu um emprego, acreditou e confiou em mim, pois além de trabalhar, eu também morava na casa dele. Eu não tinha para onde ir após sair do albergue e ele fez isso por mim. Sempre me tratou como um pai, com atenção e com respeito.”

“Ele é minha família e ver ele de novo, saber que continua ao meu lado e que serei recebido novamente é algo que me alegra, me dá esperanças”, finaliza Jorge emocionado.

Jundiaí

Saiba como ajudar: entidades de Jundiaí recebem doações para famílias no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Por

ajuda para RS
Foto: Prefeitura de Jundiaí

No cenário atual, em que o Rio Grande do Sul enfrenta as devastadoras consequências de alagamentos, entidades e grupos de Jundiaí têm se empenhado em arrecadar doações para auxiliar as vítimas dessa tragédia. As instituições, públicas e privadas, estão recebendo doações de alimentos, água potável, roupas, itens de higiene pessoal, ração para cães e gatos, além de contribuições em dinheiro.…

Continuar lendo

Jundiaí

Bispo da Diocese de Jundiaí recebe equipe da Assistência Social para alinhamento de trabalhos

Dom Arnaldo e o Vigário-Geral, Padre Carlos Virillo, receberam a gestora da UGADS, Maria Brant, e a analista do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças, Raquel Bellodi

Publicado

em

Por

Bispo Diocesano recebe equipe da Assistência Social para alinhamento dos trabalhos. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta terça-feira (7), o Bispo da Diocese de Jundiaí, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto e o Vigário-Geral da Diocese, Padre Carlos Virillo, receberam a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant, e a analista do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças, Raquel Bellodi, para apresentação dos projetos e ações que envolvem a Diocese e a…

Continuar lendo

Jundiaí

6ª Conferência Municipal da Cidade de Jundiaí está em fase preparatória da Comissão Organizadora

Com o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, evento acontece em junho

Publicado

em

Por

Tema será “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Marcada para o dia 22 de junho de 2024, sábado, no Espaço Expressa, a 6ª Conferência Municipal da Cidade está na fase de convite aos setores públicos e sociedade civil organizada para composição da Comissão Organizadora, buscando a representatividade preconizada na Portaria MCID n° 175/2024. A sociedade civil está sendo convidada pelo Conselho Municipal de Política Territorial (CMPT), desde segunda-feira (6), e por meio de entidades representativas.…

Continuar lendo

Jundiaí

Jumpbarbecue solidário: casa faz campanha de arrecadação de alimentos para as vítimas do RS

Campanha acontece entre os dias 9 e 12 de maio; com a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, o cliente ganha uma cerveja long neck

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Entre os dias 9 e 12 de maio, o Jumpbarbecue promove uma campanha solidária com o objetivo de arrecadar alimentos para auxiliar as vítimas dos temporais que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. Durante os quatro dias de campanha, os participantes terão a oportunidade de contribuir com a causa doando 2 kg de alimentos não perecíveis. Em troca…

Continuar lendo

Jundiaí

Contribuintes de Jundiaí podem doar parte do Imposto de Renda a Conselhos Municipais

Pessoas Físicas podem doar até 3% do valor do imposto para cada fundo, já para as Pessoas Jurídicas (PJ) o limite é de 1%

Publicado

em

Por

Destinação de parte do Imposto de Renda visa melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os jundiaienses que desejam ajudar no desenvolvimento do trabalho dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), podem destinar parte do Imposto de Renda (IR) aos Fundos Municipais dessas instituições. Pessoas Físicas podem doar até 3% do valor do imposto para cada fundo, já para as Pessoas Jurídicas (PJ) o…

Continuar lendo
Publicidade