Gestora Vastí visita os canteiros e recebe explicações dos alunos do 4º ano. Foto: Prefeitura de Jundiaí
Todas as EMEBs que fazem parte do programa Escola Inovadora de Jundiaí apresentam o projeto “Inova na Horta”, o qual visa promover uma alimentação mais saudável na merenda escolar, além de trazer conhecimentos sobre sustentabilidade e meio ambiente aos alunos da rede municipal de ensino.
Um exemplo de sucesso é a horta da EMEB Marina de Almeida Rinaldi Carvalho, no Jardim Tulipas. A horta da escola é dividida em duas sessões, uma para as hortaliças comuns como alface, rúcula, repolho, e outra para as PANCs (plantas alimentícias não convencionais), que já fazem parte da alimentação dos alunos. Além das hortaliças, a horta ainda conta com uma colmeia de abelhas Jataí, responsáveis pela produção de mel e própolis.
“As abelhas são muito importantes para a polinização das plantas e todas as turmas são responsáveis por tomar conta delas. Elas ficam sempre perto da horta para aproveitar o pólen e não picam”, comenta o aluno do 4º ano Gustavo Marques, de 9 anos.
A Gestora da Unidade de Educação, professora Vastí Ferrari Marques, destaca que todas as 105 EMEBs do Programa Escola Inovadora já possuem hortas orgânicas. “O projeto Inova na Horta nos faz destacar alguns temas importantes para os meninos e meninas de Jundiaí, que aprendem a cuidar da terra e pensar na sustentabilidade e no meio ambiente, além de promover a possibilidade de uma alimentação saudável e enfrentamento à obesidade infantil”, afirma.
“Outro objetivo da ação é que as crianças levem essas experiências e conhecimentos para suas casas. A horta orgânica nas escolas é uma grande estratégia para o desemparedamento das escolas e o currículo jundiaiense possui muitos conteúdos que dialogam com o Inova na Horta. Sendo assim, temos uma complexidade de temas a desenvolver neste projeto”, completa a gestora.
Alunos mostram a caixinha das abelhas à gestora Vasti Ferrari. Foto: Prefeitura de Jundiaí
Para a construção da horta na EMEB Marina de Almeida, os alunos colaboraram com o transporte da terra para os canteiros, além de aprenderem sobre as variedades com o plantio das mudas. “Nossa horta foi construída em parceria com o Vale Verde, que disponibilizou as mudas, e também com o Jardim Botânico, que nos doou algumas mudas de árvores nativas, específicas para a polinização das abelhas Jataí. Foram 26 árvores plantadas, uma para cada turma da escola, e outras já nasceram de forma espontânea por conta do trabalho realizado pelas abelhas’, relata a diretora Marina Formis de Oliveira.
O Vale Verde também tem a produção em escala de mais de 50 espécies de PANCs, as quais apresentam grande valor nutricional, algumas até maiores que as hortaliças convencionais, e são ricas em elementos fundamentais para o desenvolvimento infantil. Certificado pela Organização Internacional de Agropecuária (OIA), são 15 mil metros quadrados de área cultivada, que conta com a parceria do Instituto Kairós com a condução da horta, treinamento da equipe técnica, educadores e dos alunos.
A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Departamento de Zeladoria e Conservação, está intensificando os trabalhos de manutenção viária na cidade para melhorar a qualidade das vias públicas e garantir mais segurança e mobilidade para os cidadãos. A ação faz parte de um esforço contínuo que envolve as equipes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), responsáveis…
De acordo com o último Boletim de Arboviroses, disponibilizado pela Prefeitura de Jundiaí, o município já acumula 953 casos confirmados de dengue neste ano. Os bairros com maior número de ocorrências são: Novo Horizonte: 171 casos. Residencial Jundiaí: 169 casos. Almerinda Chaves: 93 casos. Alvorada: 35 casos. Jardim Tamoio: 28 casos. Para combater e controlar a dengue em todas as…
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência, personalizar conteúdos e anúncios, e recomendar conteúdos relevantes. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.AceitoPolítica de Privacidade