Programa Guardiã Maria da Penha de Jundiaí participa de encontro em Brasília
Conecte-se conosco

Jundiaí

Programa Guardiã Maria da Penha de Jundiaí participa de encontro em Brasília

Os guardas jundiaienses foram convidados a participar do Encontro Nacional de Segurança Pública em Defesa da Mulher.

Publicado

em

Atualizado há

Guardas de Jundiaí em viatura
O programa Guardiã Maria da Penha, foi criado a partir da Lei Municipal nº 9.231, de 01 de julho de 2019 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O programa Guardiã Maria da Penha participará do Encontro Nacional de Segurança Pública em Defesa da Mulher. O projeto faz parte das ações da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) e é reconhecido pelo trabalho em defesa da mulher vítima de violência doméstica. As ações desenvolvidas em Brasília no Ministério da Justiça fazem parte de um conjunto de eventos em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

O encontro acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de março. Participarão representantes das diversas forças de segurança do país que compõem o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

De acordo com o diretor de Gestão e Integração de Informações do Ministério da Justiça, Felipe Oscar Sampaio Gomes de Almeida,  a reunião tratará da atualização das Diretrizes Nacionais do Atendimento à mulher vítima de Violência Doméstica. “Será um encontro para discutir a implementação e padronização da Sala Pericial ‘lilás’ com abordagem de boas práticas no enfrentamento à violência contra a mulher com a atualização da Norma Técnica das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher – DEAM.  É um trabalho em prol do fortalecimento da Segurança Pública no país”, explicou Gomes de Almeida.

“É um trabalho de referência na região com guardas capacitados e preparados para atender as vítimas de agressão. Um trabalho que beneficia toda a sociedade”, destacou a gestora de Segurança Municipal (UGSM), coronel Carla Basson.

Programa Guardiã Maria da Penha em Jundiaí

O programa Patrulha Guardiã Maria da Penha foi criado através da Lei Municipal nº 9.231, de 01 de julho de 2019. A lei visa o atendimento à mulher vítima de violência doméstica ou familiar que possuam medidas protetivas de urgência. Além disso, segue as diretrizes dispostas na Lei Federal nº 11.340, 07 de agosto de 2006, da Lei Maria da Penha.

Além da fiscalização das medidas protetivas, a patrulha atua ainda na prevenção e combate à violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial contra as mulheres. Assim, os agentes realizam monitoramento do cumprimento das normas que garantem a proteção das mulheres e responsabilização dos autores de violência contra as mulheres e inserção das vítimas em situação de violência e seus familiares em rede de atendimento.

O descumprimento da medida protetiva por parte do agressor está previsto na lei federal nº 13.641 de 2018. A detenção prevista é de três meses a dois anos. A violência física ainda é a principal agressão à mulher, seguido de violência psicológica, sexual, patrimonial e moral.

De acordo com a Guarda Municipal de Jundiaí, que é o órgão que executa as ações encaminhadas pelo Ministério Público, a Patrulha Guardiã realizou, em três anos e meio, aproximadamente 35 mil ações em prol das vítimas de violência doméstica ou familiar em Jundiaí.

Jundiaí

Hospital São Vicente promove evento especial para colaboradores no Parque da Cidade

Publicado

em

Brincadeiras e oficinas garantiram a diversão de todos (Foto: HSV)

Neste sábado (11), o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) deu início às celebrações do Dia do Profissional de Saúde e da Enfermagem com um evento festivo no Parque da Cidade de Jundiaí. Conhecido como “Dia da Família”, o evento contou com uma série de atividades lúdicas e educativas, visando proporcionar um dia de lazer e integração para…

Continuar lendo

Jundiaí

Doações no Fundo Social de Jundiaí retornam na segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Voluntários organizam doações no FUNSS de Jundiaí, preparando para enviar ao sul do país (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A recepção de doações às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, no Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) de Jundiaí, foi suspensa às 13h deste sábado (11) e retorna às 9h de segunda-feira (13). Devido ao grande volume de insumos, a suspensão é necessária para organização do fluxo e carregamento dos caminhões. Na manhã de hoje, dois veículos saíram…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí se une em corrente de solidariedade e já envia mais de 440 toneladas ao Sul

Carreta carregada com doações parte de Jundiaí rumo ao Rio Grande do Sul, levando esperança e alívio às vítimas das chuvas.

Publicado

em

Ações conjuntas da comunidade e empresas ampliam o alcance das ajudas enviadas para as áreas afetadas no Sul. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Diante das fortes chuvas que assolam o Rio Grande do Sul há mais de 10 dias, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss) e da Rede Jundiaí de Cooperação, tem unido esforços para auxiliar as vítimas da tragédia. Ações conjuntas para auxiliar os gaúchos A iniciativa consiste na arrecadação e no envio de doações para…

Continuar lendo

Jundiaí

Restaurantes do Bom Prato oferecem pela primeira vez cardápio de Dia das Mães

Unidades vão funcionar neste sábado (11) e domingo (12) com cardápios especiais

Publicado

em

Por

As unidades fixas vão servir um cardápio especial (Foto: Governo do Estado de SP)

Os restaurantes Bom Prato estarão abertos neste domingo (12) especialmente para celebrar o Dia das Mães. As unidades fixas prepararam um cardápio especial. Os pratos variam de acordo com a localidade. Entre as delícias para a data, estão carne seca com abóbora e frango assado na maionese, batata assada com ervas finas, salada summer e vinagrete de cebola roxa. Para…

Continuar lendo

Jundiaí

Mães empreendedoras em Jundiaí: inspiração para a família e a economia local

Explorando histórias inspiradoras e apoios disponíveis para as mães que transformam Jundiaí com suas iniciativas.

Publicado

em

Por

Durante a FENS, Maura concilia a tarefa de atender clientes, produzir e expor produtos com os cuidados do pequeno Heitor
Durante a FENS, Maura concilia a tarefa de atender clientes, produzir e expor produtos com os cuidados do pequeno Heitor (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Jundiaí celebra o Dia das Mães homenageando as mulheres que conciliam maternidade e sucesso nos negócios O Dia das Mães é um momento para celebrar a força, a dedicação e o amor das mulheres que geram vida. E em Jundiaí, essa data ganha um significado ainda mais especial, pois a cidade reconhece a importância das mães empreendedoras como inspiração para…

Continuar lendo
Publicidade