
Na última terça-feira (25), o ex-soldado jundiaiense, Luis Gustavo Loschi, 22 anos, que venceu a síndrome rara, recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Jundiaí. O certificado de “exemplo de superação” foi entregue pelo vereador Antonio Carlos Albino.
O ex-soldado que descobriu, em 2017, a Síndrome de Guillain Barré e perdeu os movimentos, ficou na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital São Vicente, e teve que aprender a andar novamente, diz que espera ajudar outras pessoas que estão passando pela mesma situação.
“Agradeço a Deus por me abençoar com esta vitória e por fazer de minha fé, um exemplo de superação para quem precisa lutar pela vida!”, disse emocionado.
Ele ficou mais de um ano fazendo tratamento e teve várias recaídas da doença, até que recebeu outro diagnóstico: Polineuropatia Desmielinizante Inflamatória Crônica (PDIC), doença comum em pessoas que já tiveram a Síndrome de Guillain Barré.
Os sintomas são parecidos, como dormência ou queimação nas extremidades dos membros inferiores e superiores, perda de movimento e visão dupla (diplopia), mas a doença desenvolve fraqueza muscular por mais de oito semanas.
“Meus pais tinham que me trocar de posição durante a noite, pois eu não me mexia e também sentia dores por não conseguir me virar”, recorda.

LEIA TAMBÉM:
Circo Tihany faz surpresa e leva alegria a pacientes do Grendacc
“Quando você entra, é muito difícil sair do vício”, afirma ex-dependente químico
Atualmente, Luis faz tratamento na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e toma medicamento uma vez por mês, faz fisioterapia, trabalha e está fazendo um curso de pintura na comunidade Santa Luzia, no Parque Centenário.
“Não tenho palavras para descrever tamanha emoção! Depois de tudo que passei, receber esta homenagem pela minha força e perseverança, com certeza é motivo de muito alegria”, salienta.
Durante a cerimônia na Câmara Municipal, toda família de Luis foi prestigiar o momento e aplaudir de pé. E em entrevista ao Tribuna de Jundiaí, a mãe do ex-soldado, Silvana Loschi, disse que a história do filho serve de inspiração para outras pessoas que estão doentes.
“Fiquei muito feliz! Espero que ele possa ser uma referência para outras pessoas que estão doentes a não desistir desta luta”, revelou emocionada.
