Jovens de Jundiaí participam de curso promovido em parceria com o CIEE
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jovens de Jundiaí participam de curso promovido em parceria com o CIEE

Entre os temas tratados durante a oficina estão identidade pessoal e profissional, conceitos e tipos de trabalho, dinâmicas de processos seletivos, entre outros

Publicado

em

Atualizado há

Encontros do curso são realizados na EGP e contam com a mediação da assistente social do CIEE Adriana Lima (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social de Jundiaí (UGADS), através da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional, iniciou uma nova turma com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) da Oficina preparatória para o mundo do trabalho, e, nesta terça-feira (22), foi feito o segundo encontro e conta com a participação de 25 jovens em situação de vulnerabilidade social do Município, encaminhados pelos serviços.

“Ficamos muito felizes em poder retomar esta parceria, interrompida pela pandemia, com o CIEE, uma organização séria e de abrangência nacional. A proposta da oficina é dar o repertório necessário para que, dentro da legalidade e prevenindo eventuais explorações, estes jovens em situação de vulnerabilidade possam se inserir no mundo do trabalho. E ficamos mais felizes ainda de fazer isso em rede, já que os participantes são encaminhados por diversos equipamentos não só da rede socioassistencial, como também de outras políticas, como a Saúde”, explica a educadora social da UGADS, Edilaine Cardoso.

A oficina tem carga horária total de dez horas, em cinco encontros semanais de duas horas. Entre os temas tratados durante a oficina estão identidade pessoal e profissional, conceitos e tipos de trabalho, dinâmicas de processos seletivos, comunicação, liderança, planejamento, direitos do trabalhador e cidadania.

Como explica a assistente social do CIEE Adriana Lima, mediadora dos encontros, a proposta da formação vai além do viés profissional. “Os nomes dos jovens que participam da oficina ficam em nosso cadastro para indicação de Estágio ou Aprendizagem como prioritários para as vagas disponíveis, O intuito, claro, é o emprego, mas vai além disso, passando também pela formação de habilidades de comunicação e sociais”, comenta.

Não há inscrições abertas para próximas turmas do curso, uma vez que os encaminhamentos são feitos pela equipe técnica da rede socioassistencial nos diversos bairros da cidade. Jovens em situação de vulnerabilidade social interessados podem buscar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) se tiver interesse e pedir mais informações.

Jundiaí

Saiba como ajudar: entidades de Jundiaí recebem doações para famílias no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Por

ajuda para RS
Foto: Prefeitura de Jundiaí

No cenário atual, em que o Rio Grande do Sul enfrenta as devastadoras consequências de alagamentos, entidades e grupos de Jundiaí têm se empenhado em arrecadar doações para auxiliar as vítimas dessa tragédia. As instituições, públicas e privadas, estão recebendo doações de alimentos, água potável, roupas, itens de higiene pessoal, ração para cães e gatos, além de contribuições em dinheiro.…

Continuar lendo

Jundiaí

Bispo da Diocese de Jundiaí recebe equipe da Assistência Social para alinhamento de trabalhos

Dom Arnaldo e o Vigário-Geral, Padre Carlos Virillo, receberam a gestora da UGADS, Maria Brant, e a analista do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças, Raquel Bellodi

Publicado

em

Por

Bispo Diocesano recebe equipe da Assistência Social para alinhamento dos trabalhos. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta terça-feira (7), o Bispo da Diocese de Jundiaí, Dom Arnaldo Carvalheiro Neto e o Vigário-Geral da Diocese, Padre Carlos Virillo, receberam a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Maria Brant, e a analista do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças, Raquel Bellodi, para apresentação dos projetos e ações que envolvem a Diocese e a…

Continuar lendo

Jundiaí

6ª Conferência Municipal da Cidade de Jundiaí está em fase preparatória da Comissão Organizadora

Com o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, evento acontece em junho

Publicado

em

Por

Tema será “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Marcada para o dia 22 de junho de 2024, sábado, no Espaço Expressa, a 6ª Conferência Municipal da Cidade está na fase de convite aos setores públicos e sociedade civil organizada para composição da Comissão Organizadora, buscando a representatividade preconizada na Portaria MCID n° 175/2024. A sociedade civil está sendo convidada pelo Conselho Municipal de Política Territorial (CMPT), desde segunda-feira (6), e por meio de entidades representativas.…

Continuar lendo

Jundiaí

Jumpbarbecue solidário: casa faz campanha de arrecadação de alimentos para as vítimas do RS

Campanha acontece entre os dias 9 e 12 de maio; com a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, o cliente ganha uma cerveja long neck

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

Entre os dias 9 e 12 de maio, o Jumpbarbecue promove uma campanha solidária com o objetivo de arrecadar alimentos para auxiliar as vítimas dos temporais que assolaram o estado do Rio Grande do Sul. Durante os quatro dias de campanha, os participantes terão a oportunidade de contribuir com a causa doando 2 kg de alimentos não perecíveis. Em troca…

Continuar lendo

Jundiaí

Contribuintes de Jundiaí podem doar parte do Imposto de Renda a Conselhos Municipais

Pessoas Físicas podem doar até 3% do valor do imposto para cada fundo, já para as Pessoas Jurídicas (PJ) o limite é de 1%

Publicado

em

Por

Destinação de parte do Imposto de Renda visa melhorar a qualidade do serviço prestado à população. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os jundiaienses que desejam ajudar no desenvolvimento do trabalho dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e dos Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI), podem destinar parte do Imposto de Renda (IR) aos Fundos Municipais dessas instituições. Pessoas Físicas podem doar até 3% do valor do imposto para cada fundo, já para as Pessoas Jurídicas (PJ) o…

Continuar lendo
Publicidade