Prefeitura de Jundiaí atua na limpeza e assistência à população após fortes chuvas
Conecte-se conosco

Jundiaí

Prefeitura de Jundiaí atua na limpeza e assistência à população após fortes chuvas

O Departamento de Zeladoria e Conservação realizou o trabalho de manutenção em diversos pontos da cidade, principalmente na região da Vila Arens, Vianelo e Jardim Cica.

Publicado

em

Atualizado há

Força-tarefa da Prefeitura incluiu o trabalho de limpeza de ruas e fechamento dos buracos causados pela chuva nas vias (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Nesta terça-feira (9), setores da Prefeitura de Jundiaí se mobilizaram para o trabalho de limpeza aos transtornos causados pelas chuvas fortes desta segunda-feira (08). De acordo com a Defesa Civil de Jundiaí, o volume de chuvas registrado foi de 53,8 mm no Jardim Florestal, 56,4 mm na Roseira, 43,8 mm no Jardim Tamoio, 40 mm no Fazenda Grande, 19,4 mm no Santa Gertrudes e 34,2 mm no Rio Jundiaí – altura da Vila Graff. Apesar dos transtornos, não houve vítimas.

O Departamento de Zeladoria e Conservação realizou a manutenção em diversos pontos da cidade, principalmente na região da Vila Arens, Vianelo e Jardim Cica. A força tarefa realizou a limpeza das ruas e de cerca de 60 bocas de lobo. Além disso, as equipes aplicaram mais de 150m² de asfalto para tapar buracos em vias. Enquanto isso, o Departamento de Parques, Praças e Jardins atendeu oito ocorrências de quedas de árvores na cidade.

A DAE Jundiaí atendeu duas ocorrências pontuais de retorno de esgoto: uma no Centro e outra no Jardim Caçula. As equipes realizaram a desobstrução da rede e a higienização das casas afetadas.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Atendimento à população

Assim que as chuvas se iniciaram, a força-tarefa da Operação Chuvas de Verão esteve nas ruas realizando vistoria e auxiliando os munícipes para mitigar os transtornos. Agentes de Trânsito realizaram diversos atendimentos, como corte de árvores e liberação parcialmente de algumas vias e sinalização de vários pontos em função das fortes chuvas. Devido à falta de energia, a gestão ainda sinalizou diversos semáforos pela cidade.

Além disso, Jundiaí registrou sete pontos de alagamento – na avenida União dos Ferroviários, rua 23 de Maio, rua José do Patrocínio (no trecho entre a rua Vigário J.J. Rodrigues e avenida Dr. Cavalcante), rua Suíça, avenida Jundiaí, avenida Dr. Odil Campos Saes e região da Ponte São João.

Operação Estiagem

Foto: Prefeitura de Jundiaí

De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, o trabalho da força-tarefa começou em abril, durante a Operação Estiagem. Essa operação prevê ações específicas desencadeadas pelo órgão municipal, a partir da situação identificada. As equipes realizaram o desassoreamento e limpeza de mais de 5 mil metros de rios e córregos da cidade para evitar alagamentos.

“É extremamente importante o trabalho de vários setores da Prefeitura em conjunto, principalmente para mitigar os riscos causados pelas fortes chuvas, que são recorrentes nesta época do ano. Todas as Unidades trabalharam em parceria e conseguiram resolver rapidamente os danos”, disse o coordenador da Defesa Civil, João Osório Gimenez Germano.

No Jardim Sorocabana, uma casa teve parte do telhado danificado pela chuva forte de segunda-feira à tarde (08). As equipes da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social e Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS) estiveram no local para uma vistoria. Assim, a FUMAS doou telhas e madeiramento para o reparo na residência. A UGADS também concederá um benefício eventual de vulnerabilidade temporária à família. No Jardim Aurélia, uma casa ficou alagada e família recebeu atendimento no CRAS Sul com kit de limpeza.

Jundiaí

Alunos de escola estadual em Jundiaí enviam cartas de apoio ao Rio Grande do Sul

Cerca de 40 alunos da Escola Estadual Doutor Antenor Soares Gandra escreveram cartinhas em solidariedade às vítimas das enchentes

Publicado

em

Recados reforçam a corrente de solidariedade do povo jundiaiense. Foto: Prefeitura de Jundiaí

A superação de momentos de dificuldade torna-se mais fácil com a união das pessoas e a formação de uma grande corrente do bem. Em um exemplo inspirador, cerca de 40 alunos da Escola Estadual Doutor Antenor Soares Gandra, em Jundiaí, escreveram cartinhas com palavras de apoio e solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A iniciativa surgiu…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí terá semana com dias de sol e máxima de 30°C; confira a previsão do tempo

Publicado

em

Dia de sol

A nova semana em Jundiaí começa com expectativas de clima quente. De acordo com o Climatempo, a cidade terá sol todos os dias e possíveis chuvas no fim da semana. As temperaturas devem oscilar entre máximas de 29°C e mínimas um pouco mais frescas, de 17°C. Confira a previsão do tempo para os próximos dias: Segunda-feira (20) - Dia de…

Continuar lendo

Jundiaí

Maio Laranja: campanha de combate ao abuso e exploração infantil é realizada em Jundiaí

A ação “Faça Bonito” foi realizada na Escola Estadual Professor Luiz Rivelli, localizada na Vila Marlene

Publicado

em

Alunos foram orientados em todas as salas de aula da escola. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na última sexta-feira (17), a Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social de Jundiaí (UGADS) promoveu a campanha do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) “Faça Bonito” na Escola Estadual Professor Luiz Rivelli, localizada na Vila Marlene. A iniciativa faz parte do Maio Laranja e tem como objetivo conscientizar sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual…

Continuar lendo

Jundiaí

Roque, assistente de palco de Silvio Santos, é internado em hospital de Jundiaí

Ícone do SBT passa por raio-x e aguarda ressonância para confirmar diagnóstico e tratamento.

Publicado

em

O assistente de palco foi levado ao Hospital Santa Elisa, onde passou por exames e aguardará ressonância magnética para confirmar o diagnóstico. (Foto: Reprodução/Instagram)

Roque, o icônico assistente de palco de Silvio Santos no SBT, de 87 anos, foi internado no último sábado, 19 de maio. O incidente ocorreu após Roque passar mal durante um almoço em família, sendo prontamente levado ao Hospital Santa Elisa, em Jundiaí. Exames de raio-X realizados no hospital revelaram um "pequeno sangramento no crânio frontal". Para aprofundar o diagnóstico…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí prioriza segurança e sustentabilidade com modernização da iluminação pública

A iniciativa contempla várias áreas, incluindo a Vila Hortolândia e a Colônia, com investimentos significativos em infraestrutura e segurança.

Publicado

em

Alameda Cesp iluminada após a instalação de 71 lâmpadas, em um investimento de R$ 547 mil (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Modernidade, sustentabilidade e segurança para Jundiaí A Prefeitura de Jundiaí segue avançando na modernização da iluminação pública da cidade, com a instalação de lâmpadas de LED em diversos bairros. A iniciativa, que visa garantir mais segurança, sustentabilidade e qualidade de vida para a população, já beneficiou mais de 4,4 mil pontos desde 2020. Alameda Cesp recebe investimento em iluminação Um…

Continuar lendo