Jundiaí avança na implantação da Patrulha Guardiã Maria da Penha
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí avança na implantação da Patrulha Guardiã Maria da Penha

Projeto faz parte do compromisso do governo Luiz Fernando Machado em garantir segurança e bem-estar da população

Published

on

Jundiaí avança na implantação da Patrulha Guardiã Maria da Penha
Jundiaí avança na implantação da Patrulha Guardiã Maria da Penha (Foto: Divulgação/Jundiaí)

Com os últimos preparativos, a Patrulha Guardiã Maria da Penha em Jundiaí, equipe especializada da Guarda Municipal, formadas pelas GMs Melo e Garbim e os GMs Pontes e Carvalho, participou do evento ‘Proteção Nacional e Internacional dos Direitos da Mulher e a Lei do Minuto Seguinte’.

O evento foi realizado pela área de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da USP (Fadusp), no prédio histórico do Largo de São Francisco, em São Paulo.

O projeto para a criação e instalação da Patrulha Guardiã Maria da Penha é uma iniciativa da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), por meio do Núcleo de Articulação das Políticas de Direitos Humanos, na Assessoria de Políticas para as Mulheres.

As ações efetivadas pela Corporação, principalmente com o objetivo de oficializar a criação da Patrulha Guardiã Maria da Penha, refletem o compromisso do Governo Luiz Fernando Machado em garantir a segurança e o bem-estar da população.

O encontro foi aberto à comunidade, com a participação do Ministério Público Federal (MPF) durante o debate sobre proteção dos direitos da mulher.

O procurador da República, Pedro Antonio de Oliveira Machado, abordou a Lei do Minuto Seguinte (Lei 12.845/2013), que garante às vítimas de abuso sexual o direito à assistência emergencial, integral e multidisciplinar em serviços públicos de saúde, independentemente da apresentação de boletim de ocorrência ou de outros documentos que comprovem a violência sofrida.

O professor Alberto do Amaral Júnior fez a abertura do evento seguido das apresentações os temas “Gênero e Direito”, com a professora da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, Silvia Pimentel; “A proteção da mulher no Sistema Interamericano de Direitos Humanos”, pela professora Paula Monteiro Danes; e “Efetivação dos direitos da mulher e entraves legais”, com a defensora pública do Estado de São Paulo Lúcia Thomé Reinert.

“Este é um encontro de fundamental importância para a equipe, uma vez estamos nos capacitando inclusive para orientar o efetivo sobre o atendimento que será realizado em breve. Dar o suporte necessário para que possamos em conjunto com os demais setores especializados da GMJ, monitorar casos em que for deferida pela Justiça a medida protetiva da mulher; inserir a proteção à mesma em situação de violência doméstica e familiar como atividade imprescindível à preservação da ordem pública”, informou a GM Melo.

A partir da próxima segunda-feira (3) até o final do mês, a equipe que integra a Patrulha Guardiã Maria da Penha estará participando do curso de extensão promovido pela Escola Paulista de Direito (EPD), que vai abordar o tema: “A Violência contra a Mulher: aspectos jurídicos, psicanalíticos e de comunicação”. O curso visa capacitar os operadores jurídicos e sociais na defesa dos direitos das mulheres na sociedade brasileira.

A Lei do Minuto Seguinte

A Lei 12.845/2013 foi tema de uma campanha lançada em novembro de 2018 pelo MPF, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e a agência Y&R, com o objetivo de informar a sociedade sobre os direitos garantidos pela legislação às vítimas de violência sexual.

O desconhecimento sobre a Lei ainda impede que pessoas abusadas sexualmente recebam o tratamento adequado em unidades do SUS.

LEIA TAMBÉM:

Quase 90 mulheres em SP são agredidas por dia pelos companheiros

GM que pulou em represa para salvar mulher recebe homenagem

O atendimento deveria incluir o amparo médico, psicológico e social, a administração de medicamentos contra gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, a coleta de material para exame de HIV, a facilitação do registro da ocorrência, o fornecimento de orientações sobre os direitos legais e os serviços sanitários disponíveis, bastando para isso a palavra da vítima sobre a violência sofrida.

Jundiaí

Miss Pérola Negra 2024 de Jundiaí: inscrições estão abertas

Com premiação de R$ 6 mil para a vencedora, o concurso busca promover a diversidade étnica e sociocultural da cidade. Veja como participar.

Published

on

Ketilyn Roberta, eleita Miss Pérola Negra 2023 de Jundiaí
Podem participar do concurso mulheres negras com idade entre 18 e 35 anos, residentes em Jundiaí há pelo menos dois anos (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí abriu as inscrições para o Miss Pérola Negra 2024, concurso que visa celebrar a beleza, a força e a cultura afro-brasileira. Com premiação de R$ 6 mil para a vencedora, o concurso busca promover a diversidade étnica e sociocultural da cidade. Podem participar do concurso mulheres negras com idade entre 18…

Continue Reading

Jundiaí

Vacina antirrábica em Jundiaí: veja como agendar imunização dos seus pets

A vacinação é fundamental para prevenir a raiva, uma doença viral grave que afeta mamíferos e leva ao óbito em quase 100% dos casos.

Published

on

Aplicação de vacina antirrábica em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) oferece a vacina antirrábica em Jundiaí gratuitamente durante todo o ano para cães e gatos do município. A vacinação é fundamental para prevenir a raiva, uma doença viral grave que afeta mamíferos e leva ao óbito em quase 100% dos casos. "A vacina protege o animal individualmente e também os seres humanos, pois impede…

Continue Reading

Jundiaí

Pérola celebrou aniversário de 3 anos com ônibus de verdade em Jundiaí

A história da pequena fã dos veículos encantou os motoristas da cidade, que prepararam uma surpresa para sua festa de aniversário.

Published

on

Menina dentro de ônibus de Jundiaí
Foto: Arquivo Pessoal

Pérola, uma menina de apenas 3 anos de idade, já demonstra uma paixão incomum pelos ônibus "amarelinhos" de Jundiaí desde seus primeiros meses de vida. A história da pequena fã dos veículos encantou os motoristas da cidade, que prepararam uma surpresa para sua festa de aniversário. De acordo com sua mãe, Pérola assistia aos ônibus passarem em frente à sua…

Continue Reading

Jundiaí

Jundiaí inicia oferta de fitoterápicos na rede municipal de saúde

A partir desta semana, a Unidade de Saúde inicia a distribuição da Valeriana em todas as UBSs, Novas UBSs e Clínicas da Família

Published

on

Jundiaí inicia oferta de fitoterápicos na rede municipal de saúde
A Valeriana será o primeiro fitoterápico a ser distribuído. Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí dá um importante passo na ampliação da oferta de medicamentos para a população na rede municipal de saúde. A partir desta semana, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) inicia a distribuição da Valeriana officinalis, conhecida popularmente como Valeriana, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família. Benefícios da Valeriana para…

Continue Reading

Jundiaí

Meia entrada, shows e mais: tudo que você precisa saber sobre a Festa Julina de Jundiaí

Published

on

Programação de shows da Festa Julina de Jundiaí
Foto: Divulgação/Festa Julina de Jundiaí

A tradicional Festa Julina de Jundiaí está de volta ao Parque da Uva, prometendo muita música, comida boa e diversão para toda a família! E para que você possa aproveitar ao máximo o evento, preparamos um guia com informações sobre como garantir sua meia entrada, os shows imperdíveis da programação e muito mais! Shows da Festa Julina de Jundiaí Prepare-se…

Continue Reading