Jundiaí é a 16ª melhor cidade do Brasil para envelhecer, indica estudo
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí é a 16ª melhor cidade do Brasil para envelhecer, indica estudo

Cidade se destacou em Educação e Trabalho, porém teve desempenho baixo em Saúde

Published

on

Atualizado há

Idosos em Jundiaí. (Foto: Divulgação)
Jundiaí apresenta bons números de contribuição à Previdência Social. (Foto: Divulgação)

Um indicador elaborado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon aponta que Jundiaí é a 16ª melhor cidade do Brasil para envelhecer. Cidade se destacou em Educação e Trabalho, porém teve desempenho baixo em Saúde.

Destaque em Finanças, com uma dimensão do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade que colocou Jundiaí em lugar de destaque, especialmente em consequência da baixa frequência de pessoas consideradas de baixa renda e aos bons números de contribuição à Previdência Social.

Porém, a assistência de serviços de saúde foi um assunto que o estudo solicitou atenção da administração da cidade e pela iniciativa privada. “A quantidade de leitos disponíveis e a cobertura municipal do CAPS apresentam-se fora do conjunto das 100 cidades de melhor desempenho, induzindo a colocação de Jundiaí fora do conjunto de 150 cidades de melhor infraestrutura para oferecer cuidados de saúde”.

Outro fator preocupante apontado foi o de violência no trânsito. “A quantidade de acidentes de trânsito com mortes parece ser o aspecto mais evidente em termos de promoção da qualidade de vida em Jundiaí: a cidade encontra-se no conjunto das 100 cidades de pior desempenho nesse quesito”.

Todas as informações sobre o desempenho da cidade pode ser conferido no site.

Desempenho de Jundiaí:

  • Habitação: 57,5
  • Saúde: 27
  • Bem-Estar: 78,2
  • Cultura e engajamento: 65,3
  • Educação e trabalho: 80,8
  • Finanças: 53,9
  • Indicadores Gerais: 75,6

Estado de São Paulo

No estudo, o estado de São Paulo concentra a maior parte das cidades do Brasil onde há melhores condições de vida para idosos. Conforme pesquisa elaborada, as dez primeiras posições do ranking são ocupadas majoritariamente por cidades paulistas.

As listagens completas de cada dimensão e do ranking geral do IDL podem ser conferidas no site da pesquisa.

Chamado de Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), o indicador considera dimensões como cuidados de saúde, bem-estar, finanças, habitação, educação e cultura, além de indicadores gerais de desemprego, expectativa de vida e violência.

Entre as maiores cidades, São Caetano do Sul e Santos lideram a lista, que tem ainda São Paulo na quarta posição, Atibaia, na oitava, Catanduva, na nona, e Americana, na décima. Fora essas, Porto Alegre (RS) aparece na terceira posição, Florianópolis (SC), na quinta, Niterói (RJ), na sexta, e Rio de Janeiro (RJ), na sétima.

Já entre os municípios menores, os nove primeiros são cidades paulistas: Adamantina, Vinhedo, Lins, São João da Boa Vista, Itapira, Tupã, Fernandópolis, Votuporanga e Dracena. Esteio, no Rio Grande do Sul, completa o top 10.

O diretor executivo do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, Henrique Noya, avalia que as cidades mais bem posicionadas da lista não necessariamente são as que têm mais dinheiro disponível para investir.

“Passa por uma questão de bom uso dos recursos, mas também pelo foco por naquilo que a gente considera importante para promover qualidade de vida”, afirma ele, que pondera que algumas cidades podem ser consideradas bons exemplos em alguma dimensão específica, apesar de terem uma colocação menos destacada no ranking geral: “Não existe uma cidade perfeita nos sete indicadores. Elas sempre têm alguma coisa para melhorar em algum ângulo”.

Desigualdade regional

As desigualdades regionais do país se apresentam também na lista de melhores locais para envelhecer: tanto o top 20 de cidades grandes quanto o top 40 de cidades pequenas não incluem municípios do Norte, Nordeste ou Centro-Oeste. Apesar disso, cidades dessas regiões que aparecem nas listas específicas de algumas dimensões. Ilhéus, na Bahia, e Bayeux, na Paraíba, estão entre as melhores no quesito Moradia e Habitação, e Ji-Paraná, em Rondônia, é uma das que se destaca em Cultura e Engajamento.

Henrique Noya lembra que o envelhecimento populacional é uma realidade no país e defende que o tema esteja presente nas eleições municipais deste ano. “É muito importante levar essa questão da mudança demográfica para todos os palanques. Na verdade, a gente vive em cidades e não no país. O núcleo principal da nossa vida é a cidade em que a gente vive”, afirma ele. “Uma cidade que está preparada para oferecer qualidade vida a uma população com mais idade, está muito preparada para oferecer isso a qualquer idade”.

Com informações da Agência Brasil.

 

Jundiaí

Tribunal de Contas aprova contrato da Prefeitura de Jundiaí com a UPA Vetor Oeste

“Nunca houve mal uso do recurso público”, disse o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde de Jundiaí, Tiago Texera.

Published

on

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Na tarde desta terça-feira (15), o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo aprovou por unanimidade a contratação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste 24h, no Novo Horizonte. O equipamento, que é parte da rede de Saúde Pública da Prefeitura de Jundiaí, atende a mais de 15 mil pessoas por mês, em urgência e emergência, além de…

Continue Reading

Jundiaí

Café Show da ACE Jundiaí surpreende empresários com palestra exclusiva de João Branco

Evento também contou com a presença de Os Mentalistas e homenagem aos finalistas do 1º Prêmio Inovação.

Published

on

João Branco palestrando em evento da ACE Jundiaí.
João Branco falou sobre a nova geração de clientes em palestra (Foto: Divulgação/ ACE Jundiaí)

A Associação Comercial Empresarial (ACE Jundiaí) realizou mais uma edição do Café Show, nesta segunda-feira (14), reunindo empresários e profissionais de diferentes segmentos em um ambiente de aprendizado, networking e inovação.  A presidente da ACE Jundiaí, Leandra Maia Diniz, deu boas-vindas ao público e explicou a importância do evento. “Nosso objetivo é trazer palestrantes de renome, que tragam conhecimento para…

Continue Reading

Jundiaí

‘Semana do Corpo Humano’ da Faculdade de Medicina de Jundiaí receberá 3,5 mil estudantes

Desde sua criação, a “Semana do Corpo Humano” já recebeu mais de 40 mil estudantes, consolidando-se como uma tradição educacional em Jundiaí.

Published

on

Alunos da Semana do Corpo Humano
Foto: Divulgação/ Faculdade de Medicina de Jundiaí

Na última segunda-feira (14), teve início a 13ª Semana do Corpo Humano, evento anual da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Neste ano, a expectativa é de que 3,5 mil alunos de 50 escolas públicas e particulares participem das atividades da semana. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo Evaldo Marchi, gestor da Faculdade de Medicina de Jundiaí…

Continue Reading

Jundiaí

‘Indica Jundiaí’ se reinventa como ‘Guia Jundiaiense’ e fortalece laços com a cidade

A mudança de nome reflete a evolução da iniciativa, que hoje é um dos principais canais de gastronomia e turismo de Jundiaí, com mais de 100 mil seguidores no Instagram.

Published

on

Indica Jundiaí se reinventa como Guia Jundiaiense
Foto: Reprodução/Instagram

O projeto que nasceu da paixão pela cidade e pelo desejo de empreender acaba de dar um novo passo em sua trajetória. O perfil “Indica Jundiaí”, conhecido por divulgar os melhores lugares, eventos e experiências locais através de vídeos criativos, passa a se chamar “Guia Jundiaiense”. A mudança de nome reflete a evolução da iniciativa, que hoje é um dos…

Continue Reading

Jundiaí

Artistas de Jundiaí serão destaque em exposições na Alemanha; confira

Os artistas Alice Vilhena, André Junior, Di Cati e Gisele Ulisse, irão representar Jundiaí em dois eventos.

Published

on

Quatro artistas de Jundiaí irão pra Alemanha. temos quatro selfies, sendo uma mulher, um homem, seguida de duas mulheres.
Alice Vilhena, André Val Jr., Di Cati e Gisele Ulisse (Foto: Divulgação)

Os artistas Alice Vilhena, André Junior, Di Cati e Gisele Ulisse, irão representar Jundiaí em dois eventos na Alemanha, levando o nome da cidade para o Museu de Hunsruck, na cidade de Simmern, e para a Galeria Treidler, em Sankt Goar. Com curadoria da também jundiaiense, Sandra Setti, a seleção que conta com os artistas da cidade fará parte da…

Continue Reading
Advertisement