Jundiaí Empreendedora nas Comunidades chega ao Jardim Novo Horizonte
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora nas Comunidades chega ao Jardim Novo Horizonte

A iniciativa tem como foco realizar a inclusão produtiva e geração de renda para os alunos.

Publicado

em

Atualizado há

Jundiaí empreendedora
As aulas começaram nesta segunda-feira (1) e o ciclo contará com noções de empreendedorismo e aulas práticas. (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Agosto começou com aprendizagem para mulheres empreendedoras do Jardim Novo Horizonte. O grupo ouviu atento à aula da analista de negócios do Sebrae, Eloísa Xavier Couto, que faz parte das capacitações do projeto Jundiaí Empreendedora nas Comunidades e do Programa de Desenvolvimento Local (PDL) na segunda de manhã. 

A iniciativa tem como foco realizar a inclusão produtiva e geração de renda para os alunos. Trata-se de uma parceria da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), por meio da Rede Jundiaí de Cooperação, e Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT) com o Sebrae e Senac a partir do PDL. Assim como outras instituições da região, a Casa da Fonte é apoiadora da proposta e cedeu o espaço para o curso.

“A ideia é levar conhecimento e fomentar o empreendedorismo nos bairros, sem que os alunos precisem se deslocar até o Centro para as capacitações. Ou seja, qualificar as pessoas para a geração de renda”, afirmou José Antonio Parimoschi, gestor de Governo e Finanças.

“O programa Jundiaí Empreendedora é referência já e tem números expressivos. Agora, com a ajuda das entidades, estamos levando ele até os bairros com foco no emprego, renda e capacitação”, esclareceu o gestor da UGDECT, Cristiano Lopes.

A turma do Novo Horizonte tem aulas com o Sebrae até quarta-feira (3) para cursos sobre modelo de negócio, marketing e finanças. Após, será a vez de colocar a mão na massa. Ou melhor, nos cabelos, com técnicas para fios crespos e cacheados, ministradas nos dias 4, 11, 18 e 25 por profissionais do Senac.

As alunas da turma não esconderam a ansiedade e sede por novidades. “O mercado para cacheadas está cada vez maior e o interesse das clientes por técnicas que deixem os cabelos mais bonitos é grande. Por isso, é importantíssimo ampliar conhecimentos”, comentou Giovana Justino da Silva, que trabalha há 14 anos como cabeleireira. Na cadeira ao lado, Beatriz Justino, filha de Giovana, que há 10 anos tem a mesma profissão da mãe, também ouviu atenta os ensinamentos de Eloísa. “Os cursos geralmente são muito caros. Ter a oportunidade de ouvir o Sebrae de graça é única.”

Giovana e Beatriz: mãe e filha em busca de conhecimento
Giovana e Beatriz: mãe e filha em busca de conhecimento (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Assim como elas, Stephanie Mariane Pinto, que já é aluna do curso de cabeleireira da Casa da Fonte e trabalha como manicure, não perdeu a oportunidade. “Eu cresci na Casa da Fonte e sempre quis essa profissão. Estou aqui para ter uma carreira e gerar minha renda, pois o mercado de trabalho está complicado.”

A analista de negócios do Sebrae, Eloisa, destacou que a proposta é justamente fazer com que mulheres como Stephanie, Giovana e Beatriz, se tornem empreendedoras ou profissionais da iniciativa privada preparadas para o mercado. “A ideia é levar os cursos para as comunidades e, dessa forma, realizar inclusão produtiva para geração de renda, administração dos negócios e até vendas.”

A coordenadora da Casa da Fonte, Maria Cristina Castilho de Andrade, comentou a importância da iniciativa. “Essas oportunidades restauram a identidade dos anônimos sociais quando eles passam a ter algum tipo de formação. São pessoas que já trabalham e têm um conhecimento empírico, que pode e merece ser aperfeiçoado. Além disso, cursos assim elevam a autoestima das pessoas.”

Jundiaí

Jundiaí abre 450 vagas para oficinas gratuitas na Pracinha da Cultura no Vista Alegre

Há vagas para oficinas Ballet, Capoeira, Forró Pé de Serra, Hip Hop, Jiu Jitsu, Muay Thai, Violão, Teatro e mais. Podem participar crianças, jovens e adultos.

Publicado

em

Por

Pracinha da Cultura no Vista Alegre
Interessados em participar poderão se inscrever em até três oficinas desde que não haja coincidência de horário. Saiba mais (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Cultura de Jundiaí abriu 450 vagas para mais de 15 oficinas gratuitas para a população na Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo Ceu das Artes). Há vagas para pessoas de diversas faixas etárias – desde crianças até adultos. As aulas têm duração de oito meses (maio a dezembro) e acontecem em dias diferentes da semana. De acordo com a Cultura, há…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí recebe encontro estadual de secretários de finanças

Publicado

em

Por

Paço Municipal e parte dos serviços públicos municipais não terão atendimentos nesta segunda-feira (15)
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), em parceria com a Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo (ASSEFIN-SP), promove, na terça-feira (30), o 27º Encontro de Servidores e Dirigentes de Finanças, no auditório da Universidade Anchieta. O evento está previsto para começar às 9h e terá palestras e debates sobre temas atuais na…

Continuar lendo

Jundiaí

Talento de Jundiaí: Ninah Sampaio brilha em primeiro clipe autoral

A jovem cantora de 18 anos lançou recentemente sua primeira música autoral “Minha Bad”, e agora é a vez do videoclipe

Publicado

em

A jovem cantora em sua participação no programa America's Got Talent. Foto: Arquivo Pessoal

A trajetória de uma estrela nem sempre segue um caminho previsível. Para Ninah Sampaio, jovem cantora de apenas 18 anos, sua carreira no mundo da música começou de certa forma tarde, mas seu talento e determinação a levaram a conquistar grandes feitos em pouco tempo, e hoje ela está lançando seu primeiro clipe de uma música autoral. Natural de Jundiaí,…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí confirma mais duas mortes por dengue

Os óbitos foram de uma mulher de 58 anos e um homem de 80 anos, ambos com comorbidades. Saiba mais.

Publicado

em

Por

mosquito da dengue
Neste momento, a cidade ainda aguarda resultado de quatro mortes suspeitas pela doença (Foto: Canva)

Nesta quinta-feira (25), a Prefeitura de Jundiaí confirmou mais duas mortes por dengue no município. Agora, a cidade tem o total de cinco óbitos causados pela doença neste ano. As últimas vítimas registradas são: Mulher de 58 anos, com comorbidades, residente na Vila Helena. O óbito foi registrado no dia 30 de março. Homem de 80 anos, com comorbidades, residente…

Continuar lendo

Jundiaí

Maxi Shopping Jundiaí recebe nova edição da Feira de Adoção de Animais neste sábado (27)

O evento terá cães e gatos adultos, castrados, vermifugados, vacinados e microchipados, além de filhotes. Confira.

Publicado

em

Por

O Maxi Shopping fica na Av. Antônio Frederico Ozanam, nº 6000, em Jundiaí (Foto: Divulgação/Focinho Feliz)

Neste sábado (27), das 11h às 15h, o Maxi Shopping Jundiaí recebe mais uma edição da Feira de Adoção de Animais, do Instituto Focinho Feliz. A feira terá cães e gatos adultos – castrados, vermifugados, vacinados e microchipados – e filhotes esperando por uma família. Como adotar um pet na Feira de Adoção? Para adotar é necessário levar RG, CPF e comprovante…

Continuar lendo
Publicidade