Jundiaí expande programa de comunicação não-violenta nas escolas
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí expande programa de comunicação não-violenta nas escolas

“Integrado ao programa Escola Inovadora, esta iniciativa visa potencializar a prevenção dos nossos alunos às violências”, explica a gestora de Educação de Jundiaí

Publicado

em

Atualizado há

Peça com os atores da companhia Narrar de Teatro incentiva a identificação e denúncia de violência contra crianças e adolescentes (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Educação de Jundiaí prevê para 2023 a expansão de seu programa de comunicação não-violenta. O projeto começou já no ano passado em alguns bairros da cidade. Em parceria com o Instituto Paulista de Magistrados (IPAM), a iniciativa apresenta a peça teatral “Marcas da Infância” nas escolas do Ensino Fundamental.

O objetivo da peça é incentivar entre os educadores e cuidadores responsáveis pelas crianças a identificação de violências físicas, sexuais e psicológicas. Além disso, incentivar a denúncia para os órgãos responsáveis.

“Integrado ao programa Escola Inovadora, esta iniciativa visa potencializar a prevenção dos nossos alunos às violências. Ela foi iniciada no ano passado, em dez unidades escolares de bairros das regiões Oeste e Leste, atingindo cerca de seis mil alunos e suas famílias, a partir de estudo da pediatra drª Stela Oliveira, do Hospital Universitário, acerca de violência e isolamento social durante a pandemia. A proposta agora é expandir e potencializar este alcance”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

“Marcas da Infância”

Para marcar esta etapa de expansão, a peça “Marcas da Infância” se apresentou na manhã desta sexta-feira (14), no auditório Elis Regina do Complexo Argos. Participaram educadores e diretores da UGE, servidores das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de Promoção da Saúde (UGPS), e a presidente do IPAM, drª Herta Oliveira.

“Jundiaí foi o primeiro Município que permitiu que o projeto se tronasse realidade da forma como ele havia sido idealizado. Aqui vimos acolhimento e comprometimento e, por isso, agradecemos a adesão de toda a equipe da UGE”, elogiou a magistrada. Ao final da apresentação, ela também compartilhou dados e pesquisas aos participantes.

Apresentada pelos atores da companhia Narrar de Teatro, “Marcas da Infância” faz parte do projeto “Eu tenho voz contra o abuso sexual de crianças e adolescentes” do IPAM e que já foi vista por mais de 50 mil expectadores.

Assim, através de músicas e brincadeiras, a peça traz o olhar de quatro personagens crianças que, enquanto trazem ao público o resgate de memórias e de brincadeiras infantis, relatam histórias inspiradas em episódios reais de violência física e sexual, compartilhando ainda com a plateia as formas de identificação, a importância do diálogo e transmissão de confiança, bem como os canais para a realização de denúncia.

Além disso, a apresentação contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, o vereador Antonio Carlos Albino.

Jundiaí

Jundiaí se mobiliza em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana.

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Rede de Cooperação, em parceria com a Azul Conecta, está promovendo uma campanha de arrecadação de itens para auxiliar as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A ação teve início neste domingo (5) e se estenderá durante a semana. Pontos de coleta: Fundo Social de…

Continuar lendo

Jundiaí

Com mais de 10 mil casos de dengue, Jundiaí intensifica ações de combate à doença

O Ivoturucaia continua sendo o bairro de Jundiaí com mais notificações, com 807 casos de dengue. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Jundiaí segue em alerta contra a dengue, com mais de 10 mil casos registrados. Até o dia 3 de maio, a cidade acumulava 10.524 notificações da doença, com cinco óbitos confirmados. Desses casos, 9.049 são autóctones, ou seja, contraídos no próprio município. O Ivoturucaia continua sendo o bairro com mais notificações, com 807 casos. Em seguida, aparecem os bairros Jardim…

Continuar lendo

Jundiaí

Guarda Municipal de Jundiaí cresce 170% em 10 anos

Os investimentos em segurança realizados pela Prefeitura de Jundiaí nos últimos anos são expressivos.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) comemora seus 75 anos de fundação e se prepara para ocupar dois novos prédios construídos exclusivamente para ela. As novas sedes, localizadas na avenida 14 de Dezembro e no Medeiros, representam um marco na história da GMJ, que nos últimos anos vem crescendo em números e investimentos. Em 2014, a GMJ contava com 40…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí Empreendedora impulsiona o comércio local com o Guia Meu Comércio

Participar do Guia Meu Comércio é simples, rápido e gratuito. Confira.

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

O portal Jundiaí Empreendedora oferece uma ferramenta valiosa para conectar consumidores e empresas locais: o Guia Meu Comércio. Mais de 1000 empresas já se cadastraram na plataforma, que se destaca por ser gratuita, fácil de usar e eficaz na promoção do comércio local. O Guia Meu Comércio funciona como uma ponte entre consumidores que buscam produtos e serviços e empresas…

Continuar lendo

Jundiaí

Instituto Adimax doa fraldas para Cidade Vicentina em Jundiaí

Publicado

em

Por

Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina
Pela segunda vez, Instituto Adimax faz doação de 1.440 fraldas para Cidade Vicentina (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em um gesto de grande solidariedade, o Instituto Adimax realizou nesta quinta-feira (02) a doação de 1.440 fraldas geriátricas para a Cidade Vicentina Frederico Ozanam, entidade que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade. Essa é a segunda grande doação de fraldas feita pela empresa em menos de um ano, reforçando seu compromisso com o bem-estar da comunidade. Ação conjunta garante…

Continuar lendo
Publicidade