Jundiaí homenageia 8 mulheres líderes afrodescendentes
Connect with us

Jundiaí

Jundiaí homenageia 8 mulheres líderes afrodescendentes

Cerimônia celebra o Dia Internacional da Mulher Negra – Latino Americana e Caribenha.

Published

on

Atualizado há

Homenagens foram entregues no auditório do Paço Municipal (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

No dia 25 de Julho celebram o Dia Internacional da Mulher Negra – Latino Americana e Caribenha. Para celebrar a data, a Prefeitura de Jundiaí homenageou, em cerimônia no auditório do Paço Municipal, oito mulheres líderes afrodescendentes.

Além disso, representando o prefeito, o gestor da Casa Civil (UGCC), Dr Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos, destacou a relevância da celebração.

“O trabalho desenvolvido pelas mulheres homenageadas é de suma importância para o desenvolvimento de Jundiaí, de estímulo para jovens e crianças, que são parte importante da política de governo do Prefeito Luiz Fernando Machado, para a Jundiaí, Cidade das Crianças”, argumentou o gestor.

“A data surgiu para dar visibilidade à luta das mulheres negras contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo. Essa homenagem realizada hoje, vai além, destacando o trabalho que cada mulher homenageada tem em sua comunidade ou área de atuação”, comenta o Assessor de Políticas para Igualdade Racial, Jensen Silva.

Encontro de mulheres

A princípio, a data ficou conhecida através de um encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, em 1992. Essa importante reunião conseguiu que a ONU, no mesmo ano, reconhecesse o dia 25 de julho como Dia Internacional da Mulher Negra. Desse modo, desde 2004, a data divide a comemoração com o Dia Nacional de Tereza de Benguela. O dia celebra uma escrava que virou rainha e liderou um quilombo de negros e índios.

Para a moradora Elismary da Silva Sousa (Maroca), que foi uma das homenageadas, a placa recebida tem valor especial. “Fico emocionada em estar junto com tantas pessoas importantes e bonitas de nossa Jundiaí”, comentou. Ela, que chegou na cidade com três anos de idade com a família. Foi uma das primeiras moradoras no local, é atuante no trabalho voluntário no bairro e em organizações da sociedade civil.

Apesar de não ter nascido na cidade, Aparecida Magali de Almeida Souza é jundiaiense de coração. Hoje desenvolve trabalhos voluntários e com a sociedade civil organizada com um único objetivo: mudar o futuro das pessoas. “Digo que planto uma semente. O brasileiro tem uma mania de esperar acontecer. Eu penso que podemos fazer acontecer”, dessa forma finalizou a mulher que já trabalhou como conselheira tutelar em Jundiaí

Por fim, também homenagearam: Solange Cristina de Oliveira Longui, Tania Henrique Hipólito, Andréia Vilella Albuquerque, Marlene de Costa e Helena Rodrigues da Silva (Mestre Sereia)

Jundiaí

Jundiaí sedia capacitação para delegados da Conferência Estadual das Cidades Paulistas

Segundo José Police Neto, subsecretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Jundiaí desempenhou um papel expressivo na representatividade dos delegados.

Published

on

Jundiaí sedia capacitação para delegados da Conferência Estadual das Cidades Paulistas
Foto: Prefeitura de Jundiaí

No último evento preparatório para a 7ª Conferência Estadual das Cidades Paulistas, Jundiaí se destacou ao sediar uma capacitação voltada aos delegados eleitos nas conferências municipais. A iniciativa reuniu representantes de diversas cidades da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) e de outras localidades, promovendo debates sobre temas essenciais para o desenvolvimento urbano sustentável. A conferência estadual, prevista para os dias…

Continue Reading

Jundiaí

Alambique de Jundiaí é premiado em concurso de qualidade da Cachaça Paulista

A cachaça Família Sutti recebeu o bronze na categoria Cachaça Branca e o ouro na categoria Cachaça Envelhecida.

Published

on

Alambique de Jundiaí é premiado em concurso de qualidade da Cachaça Paulista
Foto: Tribuna de Jundiaí

O Alambique Velho Sonho, localizado em Jundiaí, conquistou duas medalhas no primeiro Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista. A cachaça Família Sutti recebeu o bronze na categoria Cachaça Branca e o ouro na categoria Cachaça Envelhecida. Foto: Tribuna de Jundiaí Foto: Tribuna de Jundiaí A história do Alambique Velho Sonho teve início com um bar, onde Luiz Sutti e…

Continue Reading

Jundiaí

Exposição de Papais Noéis em Jundiaí resgata o clima de ‘Casa da Vovó’; confira

A exposição de Papais Noéis, aberta até 06/1, teve toda a decoração pensada para trazer as lembranças de “Casa da Vovó”, desde pinturas até máquina de costura.

Published

on

Exposição Papais Noéis
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A exposição de Papais Noéis da Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, em Jundiaí, oferece uma experiência única para quem busca entrar no espírito natalino. Aberta até o dia 6 de janeiro, a mostra transporta os visitantes para o aconchegante ambiente da casa dos avós. Cada detalhe da decoração foi cuidadosamente pensado: desde crochês e pinturas delicadas até uma mesa posta para…

Continue Reading
Advertisement
Skip to content