Jundiaí inicia uso da plataforma 'Alertas Primeira Infância'
Conecte-se conosco

Jundiaí

Jundiaí inicia uso da plataforma ‘Alertas Primeira Infância’

A ferramenta reúne informações intersetoriais sobre crianças e gestantes e identifica situação de vulnerabilidade.

Publicado

em

Atualizado há

Primeiro dia de utilização da plataforma na Nova UBS São Camilo (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Dentro das iniciativas do Agosto Dourado, nesta terça-feira (16), a Prefeitura de Jundiaí iniciou o uso da plataforma “Alertas Primeira Infância”. Ela reúne informações intersetoriais sobre crianças e gestantes e identifica quais estão em situação de vulnerabilidade por meio de alertas e indicadores. Além disso, a iniciativa integra o projeto rede Cidade das Crianças e a rede Urban 95. O start ao projeto foi dado na Nova Unidade Básica de Saúde (UBS) São Camilo.

Desenvolvida pelo Instituto de Tecnologias Geo-Sociais, a plataforma é disponibilizada gratuitamente para todos os municípios da rede Urban95, da qual Jundiaí faz parte. A princípio, sistema aproveita os cadastros das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde e de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social. Em seguida, apresentam as informações sobre os serviços utilizados e emitem alertas. E por fim, emitem alertas permitem a tomada de decisões que vão refletir no bem-estar da criança e da gestante.

 “Um dos maiores desafios das cidades é reunir informações sobre crianças e gestantes em um só banco de dados.  Essa tecnologia organiza e integra dados de serviços públicos municipais, mostrando os alertas de riscos. Isso permite com que o Poder Público faça o monitoramento da vulnerabilidade desse público para tomar decisões e desenvolver políticas públicas voltadas ao bem-estar da primeira infância. Se a criança não compareceu às consultas, por exemplo, o sistema aponta a pendência na UBS, no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) ou na EMEB e é feita à comunicação entre os serviços públicos para a busca dessa família para entender o que ocorreu, para orientar e direcionar ao atendimento”, informa a articuladora Regional do Comitê do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, Gerusa Moura.

Primeira fase

Nesta primeira fase, foram definidos sete alertas:

  • Criança fora da escola;
  • Demanda criança feliz;
  • Criança em atraso na consulta de puericultura;
  • Gestante em atraso na consulta de pré-natal;
  • Gestante que não realizou teste de HIV;
  • Gestante que não realizou testes de Sífilis;
  • Gestante que não realizou consulta odontológica.

“Jundiaí prioriza a infância e entende que os cuidados na gestação e nos anos iniciais de vida – 0 a 3 anos – são essenciais e terão reflexos. A redução da desigualdade social se dará a partir de investimentos na criança. Desde 2017, aplicamos políticas públicas consistentes voltadas para esse público para colher resultados a médio e longo prazo. Esse sistema facilita o trânsito de informações e, ao identificar crianças e gestantes em situação de risco, permitirá com que a intervenção junto às famílias ocorra de forma imediata, além de nos subsidiar em novos projetos sociais”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.

Aprovação

Em conclusão, para a gerente da Nova UBS São Camilo, Larissa Zanotto Costardi, a ferramenta vai ajudar no trabalho diário. “A plataforma vem para auxiliar no fluxo de um trabalho que já desenvolvemos. Essa é uma população que precisa de mais cuidados. O manuseio é fácil e simples”, comentou.

Jundiaí

Jundiaí: Funss suspende temporariamente recepção de doação de roupas para o RS

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informa que, neste momento, a demanda mais urgente é de doações de itens como água, fraldas, ração animal, entre outros.

Publicado

em

Ponto de coleta em Jundiaí repleto de doações de roupas e mantimentos destinados às vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

O Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) informa que a recepção de doações de peças de vestuário para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul será interrompida temporariamente a partir de sexta-feira (24). A medida visa otimizar o processo de organização e carregamento dos donativos, em virtude do grande volume de itens recebidos até agora. Desde o…

Continuar lendo

Jundiaí

CIESP Jundiaí celebra o Dia da Indústria

Instituição trouxe uma palestra com o tema “Sucessão: família, propriedade e negócio”

Publicado

em

Por

Palestrantes em um evento do CIESP Jundiaí, discutindo temas empresariais.
Foto: Tribuna de Jundiaí

Em comemoração ao Dia da Indústria, celebrado em 25 de maio, o CIESP Jundiaí promoveu uma palestra com o tema "Sucessão: família, propriedade e negócio". A apresentação ficou a cargo de Bruna Tokunaga Dias, sócia da Cambridge Family Enterprise Group, acompanhada de Aurelio Formoso Junior, consultor sênior da empresa. O evento reuniu diretoria, conselheiros e empresários para uma noite de…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí: Policiais ensinam segurança no trânsito com teatro de fantoches para crianças

Alunos aprendem sobre os cuidados como pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas de forma divertida. Saiba mais.

Publicado

em

Crianças de Jundiaí assistem a teatro de fantoches sobre segurança no trânsito em evento educativo com policiais.
A ação da campanha Maio Amarelo aconteceu em uma EMEB do bairro Jardim Esplanada (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em alusão ao Maio Amarelo, mês de conscientização sobre a segurança no trânsito, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte e o Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CPtran) realizaram uma ação especial em uma EMEB no Jardim Esplanada, em Jundiaí. Assim, cerca de 390 alunos, de 4 a 10 anos, assistiram…

Continuar lendo

Jundiaí

Bolsonaro virá à Jundiaí para incentivar doações para o Rio Grande do Sul

Bolsonaro estará em local de coleta de donativos (provavelmente o Fundo Social de Solidariedade), das 10h às 19h.

Publicado

em

Jair-Bolsonaro
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro estará em Jundiaí no dia 30 de maio (próxima quinta-feira), para incentivar doações ao Rio Grande do Sul. De acordo com publicação no X, Bolsonaro estará em Jundiaí, provavelmente no Fundo Social de Solidariedade, das 10h às 19h. No post, ele sugere que a população ajude com “colchão, lençol, cobertor, toalha, roupa de frio, tênis,…

Continuar lendo

Jundiaí

Jundiaí inicia campanha contra paralisia infantil nesta segunda (27)

A campanha quer atualizar a carteira vacinal de crianças menores de 5 anos e aplicar dose adicional da Pólio oral na população de 1 a 4 anos.

Publicado

em

Criança recebendo vacina oral contra a poliomielite, conhecida como vacina contra paralisia infantil, em ambiente de saúde
Até abril, a cobertura vacinal da cidade estava em 74,98% (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (27), a Prefeitura de Jundiaí intensifica a imunização contra a Poliomielite em campanha contra a paralisia infantil. A campanha tem como objetivo atualizar a carteira vacinal de crianças menores de 5 anos e aplicar uma dose adicional da Pólio oral (gotinha) na população de 1 a 4 anos. A vacina estará disponível em todas as Unidades…

Continuar lendo
Publicidade